0

Muitos idosos precisam fazer uso da fralda geriátrica, seja por problemas de incontinência urinária e/ou fecal, seja por causa de algum acidente ou problema de saúde, que deixou a pessoa impossibilitada de fazer suas necessidades sozinha. Mas o que muitos não sabem é que existem diversos tipos de modelos diferentes de fraldas.

Os modelos têm indicações diferentes e você precisa ficar atento aos detalhes, pois a fralda geriátrica é essencial para a qualidade de vida e higiene do idoso. Produtos de boa qualidade proporcionam conforto e impedem que haja vazamentos, fato que pode deixar o idoso constrangido, caso o problema ocorra na frente de estranhos.

Quer saber como escolher uma boa fralda para seu parente mais velho que necessita dela? Continue a leitura que daremos algumas informações úteis para ajudar você a não errar na escolha.

Principais modelos de fraldas geriátricas

Como já citamos no início do post, há diversos modelos de fraldas geriátricas no mercado. Algumas são de algodão, outras somente de plástico e elas têm formatos e tamanhos diferentes. Cada um dos modelos é indicado para uma finalidade diferente.

Existem as fraldas tradicionais, que são indicadas para pessoas acamadas, pois elas facilitam a vida do cuidador, pois são mais simples de serem trocadas. Também existem os modelos que são usados por baixo das roupas, como se fossem uma roupa íntima. Aliás, o formato desse tipo de fralda é bem parecido com uma calcinha ou cueca.

Para pessoas que apresentam um quadro de incontinência urinária leve  ou seja, ela não consegue controlar a vontade de fazer xixi, mas não faz isso a todo o tempo e nem em grande quantidade , existem os modelos absorventes. Esse tipo de fralda é discreto e há as versões femininas e masculinas.

Tamanhos existentes de fraldas

As fraldas geriátricas são voltadas para o público adulto e, por isso, seus tamanhos são diferentes dos produtos infantis. Então, elas podem variar desde o tamanho P até o Extra Grande.

Na hora de comprar uma fralda, é importante saber a medida da cintura e o peso do idoso. Nas embalagens constam instruções para você se orientar e fazer a compra de forma correta.

Fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o modelo ideal

Além do tamanho ideal, outros fatores devem ser levados em conta na hora de escolher uma boa fralda geriátrica. Veja quais são eles!

Boa capacidade de absorção

Fraldas geriátricas precisam de uma boa capacidade de absorção para evitar que a urina ou as fezes fiquem em muito contato com a pele. Além do desconforto, uma fralda ineficiente nesse quesito pode provocar assaduras. Alguns modelos têm um alto poder de absorção, capaz de durar até 12 horas. São ideais para serem usadas à noite.

Além disso, você deve observar se o volume de urina é muito intenso ou se a frequência de evacuações é grande, pois nesses casos, são necessárias fraldas com dupla camada de gel superabsorvente. Elas podem custar mais, mas vão proporcionar mais conforto e qualidade de vida ao idoso.

Hipoalergênicas

Uma pessoa mais velha pode sofrer com problemas de alergia. Por isso, na hora de comprar o produto, verifique se ele é hipoalergênico.

Formato anatômico

Os modelos anatômicos proporcionam mais conforto, pois se encaixam melhor no corpo.

Barreiras que impedem vazamentos

Os vazamentos podem ser um problema sério que, além de incomodar o idoso, ainda causam muitos problemas. Para impedir esse contratempo, dê preferência para fraldas com barreiras que impedem que a urina ou as fezes vazem.

Produtos hidratantes

Esse tipo de fralda contém produtos que hidratam a pele, proporcionando mais conforto e protegendo contra assaduras.

Neutralizante de odores

O idoso pode ficar constrangido com o mau cheiro vindo da fralda. Mas, para amenizar esse problema, existem fraldas que inibem esse odor por horas.

Discrição

As pessoas que usam fraldas por baixo da roupa, com certeza, não querem que outros percebam que eles estão usando o produto. Por isso, o modelo deve ser o mais discreto possível para evitar constrangimentos.

Qualidade das fitas adesivas

Parece um item sem importância, mas fitas adesivas de qualidade possibilitam serem abertas e fechadas sem causar danos à fralda, o que possibilita que ela seja ajustada ao corpo da melhor forma.

Indicador de umidade

Alguns modelos oferecem um indicador de umidade, que muda de cor quando entra em contato com o xixi, indicando que está na hora da troca. Pode ser bastante útil para pessoas muito atarefadas, que não têm um cuidador em casa.

Claro que dependendo da necessidade do idoso, as fraldas não precisam ter todas as características aqui citadas. O importante é você comprar um modelo que atenda às necessidades de seu ente querido que precisa usar o produto.

Cuidados necessários na hora de escolher uma fralda geriátrica

Além dos fatores a serem levados em consideração, citados no tópico acima, você ainda deve ter outros cuidados na hora de comprar a fralda geriátrica. A qualidade do produto é imprescindível, pois muitas não cumprem o que prometem. Se você não tem muita experiência na compra de fraldas para idosos, peça recomendações a amigos e familiares sobre as melhores marcas.

Profissionais de saúde também podem ajudar nessa questão. Mas lembre-se de pedir indicações de marcas diferentes, pois assim, você pode pesquisar o preço em diversos estabelecimentos. Não precisa comprar o produto mais caro, e sim aquele que oferece melhor custo-benefício.

Mas o produto mais barato também pode acabar saindo caro no final, pois caso a qualidade seja ruim, serão necessárias trocas constantes. Se você precisa comprar muitas fraldas, negocie um bom desconto com o fornecedor. Além disso, é sempre bom programar uma periodicidade de compra. Assim, você economiza e nunca falta o produto em sua casa.

Onde encontrar o produto para venda

Encontrar fraldas geriátricas à venda não é difícil. Você pode encontrá-las em farmácias, supermercados ou lojas especializadas. Também pode comprar pela internet. Algumas empresas que oferecem serviços de Home Care trabalham com vendas desse tipo de produto e, como são especializadas nesse segmento, podem oferecer condições melhores para compra e pagamento.

Agora que você já sabe como escolher uma fralda geriátrica para sua mãe, pai, avó ou avô, está na hora de assinar nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta