Técnicas de PNL: o que são e como podem ser usadas no cuidado de idosos

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A contemporaneidade nos permite vivenciar uma diversidade de fatores, favoráveis ou não, sempre possibilitando uma reflexão e um chamado às novidades e inúmeras possibilidades de mudanças, conhecimento e inovações tecnológicas, como as técnicas de PNL (Programação Neurolinguística).

Que nosso cérebro é uma máquina fantástica todos já sabem, mas é exatamente por isso que sempre há alguém investigando e buscando conhecer e explorar cada vez mais essa máquina tão poderosa.

A Programação Neurolinguística é uma inovação da era contemporânea que possibilita usufruir melhor o cérebro para atingir com excelência os resultados que almejamos, seja qual for a área de interesse.

E então, que tal descobrir um pouco mais sobre essa programação fantástica que é a PNL? Continue a leitura deste post para descobrir informações importantes sobre o tema!

O que é PNL?

A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é bem mais do que uma simples forma de pensar ou de falar: trata-se de um sistema de conhecimento, um processo educacional sobre como usufruir melhor o nosso cérebro, ampliando a comunicação e o desenvolvimento humano.

Para além disso, ela pode ser definida como o estudo da experiência subjetiva humana. De maneira mais ilustrativa, pode-se considerá-la como um guia de orientação de funcionamento do cérebro humano, ou seja, a forma como ele capta e processa as informações por meio dos cinco sentidos.

A partir daí, ele entra em ação e armazena, produz e organiza os pensamentos, as emoções e os comportamentos que às vezes se apresentam de forma consciente ou inconsciente e que podem ser a causa de muitos conflitos em nossa vida cotidiana.

A PNL explica sobre a organização das emoções e dos sentimentos e como utilizá-los para chegar aos objetivos estabelecidos. A parte neurológica está relacionada aos nossos pensamentos, enquanto a linguística se refere à maneira como usamos as palavras para influenciar a nós mesmos e aos outros.

Para melhorar o nosso desempenho, as técnicas de PNL oferecem ferramentas para intervir em nossas questões de modo a criar respostas comportamentais ou emocionais mais favoráveis, permitindo um maior controle e possibilitando o crescimento pessoal e profissional.

Dessa maneira, torna-se possível fazer as mudanças que desejamos de forma rápida, precisa e, o que é mais interessante, sem muito esforço.

A Programação Neurolinguística nos aponta três posições perceptivas, ou seja, três maneiras distintas de perceber uma mesma situação. A primeira, que diz respeito ao “eu”, envolve pensamentos, valores, crenças, desejos e interesses. A segunda refere-se ao “outro”, isto é, à forma como recebemos a opinião do outro e como percebemos a aceitação e a empatia. A terceira e última posição é a da visão sistêmica, que consiste em uma construção a partir das duas perspectivas, sem necessariamente precisar adotar uma delas.

Ao desenvolver e sair de um único patamar e criar essa visão sistêmica dialética, a PNL defende que há três aspectos que podem ser mudados:

  • a maneira como lidamos com determinadas questões;
  • a forma como pensamos sobre certos assuntos;
  • as nossas atitudes e maneira de agir, ou seja, nossos comportamentos.

Em processos de coaching, a Programação Neurolinguística é utilizada em vários aspectos, como alinhamento de valores, identificação de crenças, autoconhecimento e determinação de metas e objetivos de vida. Tudo isso está de acordo com a primeira posição perceptiva da técnica, a percepção do “eu”.

Com base na segunda percepção e com o auxílio da PNL, o cliente pode entender melhor como a outra pessoa se sente em relação a ele, de que forma reage às suas ações e como elas influenciam na relação.

O coach compreende melhor que a junção das duas percepções influencia nos resultados como um todo, e assim trabalha na ressignificação dos acontecimentos considerados negativos, a fim de alcançar o desempenho e chegar ao patamar de excelência no âmbito pessoal e profissional.

Devido ao investimento em conhecer melhor o cérebro e explorar suas capacidades, as técnicas de PNL têm sido muito utilizadas em diferentes áreas, como terapias, vendas, gestão de pessoas, comunicação, educação, entre outras, com objetivos diferentes. Acredite: os resultados alcançados são surpreendentes.

Como surgiu a PNL?

A PNL teve sua origem na Universidade da Califórnia (EUA), na década de 70, e foi elaborada por Richard Bandler, matemático e Gestalt-terapeuta, e John Grinder, linguista especializado em gramática transformacional.

Eles começaram a aprofundar o estudo sobre o trabalho dos famosos terapeutas da época buscando saber quais eram os padrões internos e externos que eram utilizados e que tornavam o trabalho deles tão interessante para, posteriormente, poderem aplicá-los e chegar a resultados surpreendentes.

Como resultado desse estudo, eles identificaram padrões externos, como comportamentos e linguagens específicas utilizadas pelas pessoas, que contribuíam significativamente para a realização das atividades com eficiência e excelência.

Observou-se também que os padrões subjetivos, como as crenças e os pressupostos, eram ferramentas fundamentais para o alcance do sucesso. Entusiasmados com as descobertas, os criadores as organizaram em um conjunto de técnicas, modelos e princípios e as chamaram de Programação Neurolinguística.

Como funciona a PNL?

As técnicas de PNL são como a física nuclear da mente. A física estuda a estrutura do real, a percepção do mundo. A PNL faz o mesmo com seu cérebro, permitindo decompor os fenômenos em partes que direcionam o seu funcionamento.

A PNL pode ensinar uma pessoa a controlar seus pensamentos e emoções, tornando-a sua própria líder e de suas relações com os outros e melhorando sua performance e desempenho — técnica muita usada para desenvolver estratégias de cuidados com idosos.

Para isso, é preciso entender que a mente funciona em dois níveis: inconsciente (funcionamento automático) e consciente (pensamento lógico). Esses comandos coordenam nossas ações ao longo de nossa existência.

Uma das capacidades inerentes ao ser humano é a de realizar suas atividades com total excelência. As técnicas de PNL funcionam como recursos para melhorar ainda mais esse desempenho e ampliar o aproveitamento das habilidades de quem as pratica.

Ou seja, elas possibilitam programar a estrutura interna com foco nas metas pretendidas, ajudam a desenvolver inteligência emocional e a adquirir maior habilidade de persuasão, fortalecem a autoconfiança e aprimoram a comunicação, moldando-a de modo a obter melhores resultados profissionais e pessoais.

Quais são os princípios da PNL?

A Programação Neurolinguística (PNL) tornou-se uma realidade e é bastante usada em diversas áreas, como psicologia, cuidado com idosos, vendas, gerenciamento de conflitos, marketing, entre outras.

Sua proposta é mostrar ao indivíduo que com algumas mudanças de postura, conceitos e estratégias a comunicação pode acontecer de forma mais sensata e positiva, facilitando a obtenção do sucesso.

O uso das técnicas de PNL permite que as pessoas desenvolvam tanto o lado pessoal quanto o profissional, atingindo a excelência em suas vidas. E para que tudo ocorra como esperado, alguns princípios são fundamentais para que as ações sejam organizadas corretamente. Veja quais são eles:

Comportamento

A maneira como nos comportamos não determina quem somos. Nem sempre a intenção de uma pessoa é demonstrada em seu comportamento. Entretanto, para estabelecer melhores relações e obter melhores resultados, não é necessário mudar sua essência, mas sim seu comportamento.

Rapport

O princípio básico da PNL é a comunicação, e para se comunicar com alguém é essencial criar um rapport. Um rapport significa uma relação de sintonia e empatia com outra pessoa, ou seja, uma estratégia para fortalecer as relações humanas, favorecer uma relação de confiança e respeito e, consequentemente, uma comunicação fluente e bem-sucedida.

Intenção positiva

Outro princípio da neurolinguística é que, por trás de cada comportamento, sempre há uma intenção positiva. Esse princípio é central na PNL. Ao confirmar que agimos intencionalmente com boas intenções, a PNL afirma que cada um procura fazer o melhor de acordo com as ferramentas disponíveis.

Mapa mental

A forma como interpretamos o mundo é algo subjetivo. Isso porque não o compreendemos como de fato ele é, mas sim a partir do mapa mental que construímos no decorrer de nossas vidas. Esses mapas se baseiam em nossas percepções e conhecimentos e guiam nossa forma de analisar as situações e os acontecimentos. Conforme vamos atualizando ou moldando esses mapas, a nossa forma de interagir com o mundo também muda.

Comunicação

Ao usarmos as técnicas de PNL, nossa comunicação — incluindo as palavras que utilizamos — influencia na realidade e na forma como percebemos o mundo. Por essa razão, muitas vezes a nossa perspectiva difere da percepção do interlocutor, o que causa um conflito emocional.

Para trabalhar a comunicação, é importante entender que cada indivíduo tem dois tipos de comunicação: a interna e a externa. A comunicação interna é subjetiva e diz respeito a tudo que sentimos e pensamos, ao passo que a externa está voltada para as palavras que são ditas, as posturas, os gestos e os comportamentos.

Capacidade

Todos nós temos capacidades e criamos estratégias para atingir nossos objetivos. Em se tratando de idosos, é importante valorizá-los, acreditar em sua capacidade e propor atividades diferentes — como passeios para idosos e leitura de bons livros —, de modo a ajudá-los a sair da rotina e da solidão e desenvolver as capacidades de que tanto precisam. Porém, isso só é possível quando se age de forma positiva, acreditando em seu potencial.

Flexibilidade

A flexibilidade é uma arma poderosa para levar uma pessoa ao sucesso. Não se pode crescer e ampliar as possibilidades quando se é estático e inflexível. Somos seres vivos dinâmicos, e a flexibilidade é parte desse processo. Nossos pensamentos, ações e comportamentos mudam constantemente de acordo com o contexto no qual estamos inseridos.

Mudança

A mudança exige coragem e atitude. Se a forma como uma pessoa está agindo não está trazendo bons resultados, é hora de mudar. Existem várias maneiras de fazer as mesmas coisas.

É preciso tentar novos caminhos e mudar comportamentos e atitudes, pois esse pode ser o diferencial para a interação com as pessoas, com o mundo e com as novas possibilidades trazidas por essa mudança.

Como a PNL pode ser aplicada no dia a dia?

Para a aplicação das técnicas de PNL no dia a dia, primeiramente é necessário entender que a grande mudança ocorre na mente. Ela é a responsável pelo trabalho que será realizado em busca de maior aplicabilidade das capacidades emocionais e comportamentais de cada um.

Atualmente, há uma busca quase que obsessiva pelo autoconhecimento. São inúmeras as novidades que surgem, bem como o aperfeiçoamento de técnicas e ferramentas capazes de desenvolver a mente humana, preparando-a para alcançar a excelência.

Quando um indivíduo busca o autoconhecimento por meio das técnicas de PNL, deve iniciar o processo logo pela manhã, indagando a si próprio e estabelecendo os caminhos a serem percorridos. Por meio do pensamento positivo, determina-se um objetivo e uma lista de tarefas e estratégias para atingi-lo.

A PNL foi desenvolvida visando possibilitar aos seus adeptos maneiras de se descobrir, se entender e se adaptar para eliminar os pensamentos nocivos que podem provocar o desânimo e, consequentemente, o fracasso.

As aplicações da PNL são inúmeras. A PNL pode ser aplicada com eficiência em qualquer contexto, no entanto, ela é bastante procurada por pessoas que se interessam pelo processo de autodesenvolvimento e evolução pessoal e profissional de forma mais rápida.

É também uma ferramenta de trabalho muito importante para os profissionais da psicologia, auxiliando-os com sucesso tanto em atendimentos individuais como em grupo.

Além disso, as técnicas de PNL também são altamente aplicáveis no ramo dos negócios, pois possibilitam uma comunicação empática, certeira, clara e influenciadora. Elas são muito requisitadas também para o desenvolvimento de gestão, liderança, capacitação na área de vendas, gerenciamento e intervenção de conflitos com eficiência.

Os coaches, que são mentores ou líderes, também as têm utilizado para conseguir melhores resultados com seus coachees (pessoas que passam pelo processo de coaching), tornando o aprendizado mais eficiente.

Como adotar a PNL no cuidado com o idoso?

Viver é um presente. Por isso, enquanto estamos vivos, devemos buscar o bem-estar, a felicidade e o autodesenvolvimento. Chegar à terceira idade é algo maravilhoso; com qualidade e criatividade, é melhor ainda.

As técnicas de PNL trabalham a mente com o intuito de desenvolver as capacidades do cérebro e alcançar as metas desejadas por meio do pensamento positivo. Portanto, elas podem ser utilizadas em qualquer profissão, sendo muito indicadas para o cuidado com idosos.

Ao entender a Programação Neurolinguística, percebe-se como ela pode auxiliar o trabalho da humanização do idoso, possibilitando acessar as estruturas subjetivas, compreender os mecanismos do pensamento e do comportamento e moldar as atitudes, crenças e outros hábitos necessários para melhorar a qualidade de vida do idoso.

Nesse sentido, a PNL auxilia o cuidador a entender que para lidar com um idoso doente é fundamental criar novos comportamentos, agir com mais tolerância e modificar seu pensamento, buscando a serenidade profissional e aprendendo a conviver com os desafios da profissão de forma mais segura.

O cuidador de idosos deve facilitar a relação do idoso com sua família, consigo mesmo e com o meio em que está inserido. Para realizar essa tarefa com excelência, ele poderá contar com as técnicas de PNL, que o ajudarão a desenvolver sua capacidade e a criar estratégias mais eficientes, munindo-o com um grande diferencial.

Outra estratégia muito importante no cuidado com o idoso que é trabalhada com a PNL é a empatia, que pode ser entendida como o ato de se colocar no lugar do outro. Isso não significa assumir o seu lugar, mas sim compreender e demonstrar sensibilidade e afeto, atitudes fundamentais no trato com o idoso.

A empatia é uma ferramenta potente para aproximar as pessoas e estabelecer vínculos, criar confiança, favorecer uma boa relação e ajudar o cuidador a lidar com idosos teimosos e também com aqueles que se encontram mais vulneráveis, que geralmente sofrem com os desgastes da idade, como dores, dificuldades físicas e baixa autoestima, fatores que provocam o desânimo e os tornam resistentes a tudo e a todos.

As técnicas de PNL, além oferecer benefícios para a mente, podem ser um diferencial na atividade do cuidador de idosos, exatamente por trabalhar hábitos e estratégias para tornar a vida mais interessante, manter o foco e se desenvolver da melhor maneira possível.

Quais são os benefícios de utilizar a PNL no cuidado com os idosos?

A Programação Neurolinguística possibilita acesso aos recursos da mente inconsciente por meio do sistema nervoso, utilizando técnicas que transformam e aperfeiçoam a condição cerebral de experiências.

Estar na terceira idade significa viver uma nova fase de vida, portanto, deve-se colocar a mente para se exercitar e desvendar os mistérios do cérebro a seu favor. Apesar de os estereótipos dizerem que essa época é o fim da vida, felizmente é comum ver idosos em ação, buscando seus objetivos e defendendo seu espaço.

É interessante lembrar que a vida de um idoso não se resume a descansar. É importante incentivá-lo a exercitar a mente, participar de atividades para idosos, movimentar o corpo e cuidar da autoestima, ou seja, ajudá-lo a desempenhar suas atividades com qualidade, respeitando sua idade sem inutilizá-lo.

É fundamental destacar que, se a família não pode cuidar do idoso, contratar um cuidador de idosos qualificado pode ser a melhor atitude. Há outras questões pela quais muitos idosos passam: o desamparo, o luto e a solidão podem fazer parte de sua rotina. Por isso o acompanhamento é tão essencial.

Nesse sentido, as técnicas de PNL são muito benéficas, já que essa é uma abordagem direta que busca mudanças específicas e mensuráveis, favorecendo a transformação do idoso, de sua família e de seu cuidador. Um trabalho sem muitas complicações que traz resultados rápidos e eficazes para a terceira idade.

Em quais situações práticas a PNL pode ser utilizada?

Como já foi citado, a PNL pode ser usada por todos aqueles que buscam excelência e querem fazer a diferença em sua vida, em sua profissão e em suas relações pessoais. O importante é que a técnica possibilita um autoconhecimento que permite um maior controle das emoções e comportamentos.

Com o uso das técnicas de PNL, você pode desenvolver estratégias que permitirão:

  • definir com precisão o que você quer;
  • atingir seu objetivo por meio de seu próprio esforço;
  • analisar e avaliar a transformação de suas ações;
  • usar a flexibilidade para mudar o plano de ação, quando necessário, para obter os melhores resultados.

A era da transformação tem trazido muitas possibilidades para melhorar a vida das pessoas. A PNL é mais uma inovação capaz de influenciar a mudança de comportamentos para permitir que os objetivos tão sonhados possam ser alcançados com competência e criatividade.

E isso é apenas o começo da grande revolução que as técnicas de PNL podem oferecer a partir do uso adequado das habilidades do cérebro, proporcionando resultados poderosos tanto na vida pessoal quanto profissional.

Confira alguns setores distintos em que as técnicas de PNL estão presentes e de que forma elas atuam:

Vendedores

As técnicas de PNL permitem construir relações baseadas na confiança, descobrir palavras que podem mudar o comportamento das pessoas, transformar objeção em compreensão e assumir o controle das situações de forma consciente.

Formadores e educadores

Ajudam a despertar a atenção e a ordem na sala de aula, conquistar o respeito e o carinho dos alunos, identificar e vencer obstáculos, usar novos canais de aprendizagem e comunicar-se de forma clara e fácil.

Cuidadores de idosos

Por meio da PNL, esses profissionais podem prestar um serviço home care (ou seja, no lar) mais qualificado e humanizado para os idosos, permitindo que eles usufruam do conforto de sua casa e não tenham que lidar com alguns transtornos causados por deslocamentos.

Gestores e empresários

As técnicas auxiliam a lidar com os desafios operacionais com criatividade, preparar as pessoas para tomar decisões mais acertadas e produtivas, criar laços de coesão com a equipe e decidir sobre determinadas questões em menos tempo e com mais confiança.

Conselheiros, consultores e profissionais da saúde mental

Com as técnicas de PNL, é possível utilizar os processos catalisadores e eficientes dos bons terapeutas da área, transformar as perspectivas do cliente para possibilitar insights de alívio e encontrar estratégias em pouco tempo para alcançar resultados satisfatórios no mundo real.

Artistas e atletas

Apresentam atitudes de vencedor, focam na autoconfiança para qualquer situação de concorrência, eliminam as dúvidas e projetam o percurso para o sucesso com maior segurança e autoconfiança.

Como você pode perceber, não importa o que você é, faz ou quer fazer; o importante é saber que é possível usar os seus conhecimentos e habilidades da melhor forma com o auxílio da PNL. O resultado será uma vida com mais possibilidades, mais conteúdo e mais realização.

As técnicas de Programação Neurolinguística permitem acessar automaticamente qualquer estado e ser flexível o suficiente para alcançar o resultado desejado, independentemente da necessidade: aprender a lidar com as emoções, tomar uma decisão adequada, incentivar um aluno, cuidar de idosos em casa, não importa; sempre será uma boa opção.

Para concluir este artigo, é válido destacar a importância das técnicas de PNL como uma possibilidade para o ser humano da era moderna se organizar diante de tanta diversidade de comportamentos, necessidades, informações e tecnologias. Em um mundo com tamanha falta de tempo, ter organização, autoconhecimento e autocontrole para assumir seus desejos e alcançar os objetivos de forma rápida e eficiente é essencial.

Você já conhecia as técnicas de PNL? Gostou das informações apresentadas ao longo do texto? Se você quer ficar por dentro de todas as novidades do blog, assine a nossa newsletter agora mesmo!

Escrito por:

Marcus Vinicius Zorub Montanha – Diretor Técnico

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.

Ligue já e solicite seu orçamento

Temos certeza que podemos lhe ajudar, por gentileza entre em contato.

Possuimos uma ampla experiência com cuidadores de idosos em domicílio. Focada no gerenciamento de profissionais cuidadores e na saúde da pessoa assistida, nos tornamos referência no que fazemos.

Copyright ©2021 – GUARDIOES DE VIDAS ASSITENCIA A SAUDE LTDA – CNPJ: 01.866.035/0001-70
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Denis Almeida