Vale a pena contratar um cuidador de idosos?

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O ciclo natural da vida traz algumas inversões de papéis. Com o passar do tempo e a chegada da terceira idade, pais podem precisar de cuidados dos filhos devido a doenças e limitações. Nesses momentos, é comum surgir a seguinte dúvida: vale a pena contratar um cuidador de idosos?

A atenção que essas pessoas precisam pode demandar equipamentos específicos e profissionais fisicamente preparados e experientes na área.

Neste post, falaremos mais sobre o assunto, mostrando como é importante ter um suporte especializado para idosos. Ficou interessado? Continue acompanhando para conferir!

Saiba o que faz um cuidador de idosos

O avanço da idade traz limitações naturais aos seres humanos, assim como a debilitação comum da saúde. Com isso, processos simples do cotidiano podem se tornar cada vez mais difíceis, ao ponto de uma pessoa não conseguir realizá-los sozinha.

Quando esse período da vida chega, geralmente são os filhos e familiares que passam a ser responsáveis pelos idosos, ajudando-os nas tarefas do dia a dia. Entretanto, nem todos possuem tempo disponível ou até mesmo capacidade física para se dedicar integralmente aos cuidados desses parentes.

É aí que entra o cuidador de idosos: esse profissional está preparado para solucionar a questão, ocupando a lacuna deixada quando uma pessoa já incapaz de realizar suas tarefas e necessidades sozinha precisa de ajuda em tempo integral.

A atuação do cuidador

Para avaliar se vale a pena contratar um cuidador de idosos, é importante ter conhecimento sobre tudo o que ele pode fazer. Esse profissional atua de forma ampla e dedicada à pessoa, durante o tempo contratado. Os cuidados vão desde aqueles relacionados à higiene geral e ao bem-estar do idoso até compromissos como consultas médicas, idas ao banco e passeios.

Os cuidadores também auxiliam os idosos na medicação diária, na alimentação e em todas as necessidades que possam surgir ao longo do dia e que essas pessoas não são mais capazes de conduzir sozinhas, por conta da idade avançada ou por problemas de saúde.

As vantagens de contratar o cuidador e manter o idoso no lar

Em uma situação em que o idoso precisa de cuidados e atenção especial, há basicamente duas opções: mantê-lo sob cuidados em casa ou encaminhá-lo a uma clínica de repouso com cuidados médicos. A segunda opção, além de mais cara, influencia na questão emocional, pois causa afastamento de uma pessoa querida.

Deixar o próprio lar e ir para um outro lugar, longe de rostos conhecidos e da família, pode ser muito ruim para o idoso: é importante pensar também na condição psicológica que essa situação pode ocasionar. Os cuidados feitos em casa têm uma série de vantagens, especialmente quando acontecem com o auxílio de um cuidador. Veja alguns desses benefícios a seguir.

Atenção dedicada

Ao considerar se vale a pena contratar um cuidador de idosos, pense na dedicação exclusiva à pessoa que necessita de apoio. Quando esse profissional vai até o lar, sua atenção é mais dedicada, com foco somente em tudo o que envolve o idoso em questão.

Em clínicas, esses cuidados também acontecem, claro, mas paralelos aos de outras pessoas que também estão no local. Com o cuidador em casa, o idoso tem exclusividade, o que traz maior segurança e a certeza de que todos os recursos serão oferecidos com competência e no momento em que for necessário.

Proximidade da família

Nesse modelo de cuidados, o idoso pode ficar mais próximo de sua família, mantendo sua saúde mental em melhores condições: em períodos de limitações como esses, é importante ter a referência de pessoas conhecidas e queridas.

Ainda que esse idoso more sozinho, quando todo tratamento e cuidados são feitos em sua residência, é facilitado o momento de receber visitas, especialmente quando filhos e parentes moram perto. Assim, as rotinas se adequarão melhor e essa pessoa nunca estará sozinha.

Entenda qual o melhor momento para contratar um cuidador de idosos

O cuidador de idosos é necessário quando a pessoa passa a ter limitações específicas que demandam um cuidado mais frequente, por vezes até durante todo o dia. Assim, é importante estar atento para identificar esse quadro e avaliar quando vale a pena contratar esse profissional.

Quando as limitações físicas se intensificam

Uma das principais questões que os idosos enfrentam são as limitações físicas que a idade traz. Em determinado ponto, torna-se complicado realizar algumas atividades sozinho, como ir ao banheiro, tomar banho, sair na rua e cuidar da casa. Quando isso ocorrer, é hora de contar com ajuda profissional.

Quando o idoso perde a lucidez

Algumas doenças ou simplesmente a idade podem acabar por prejudicar a lucidez do idoso, que já não tem mais capacidade de realizar tarefas simples e de cuidar de si próprio. Para a própria segurança dessa pessoa, é momento de ter um cuidador.

Quando uma doença requer cuidados específicos

Alguns idosos precisam de cuidados específicos relacionados a doenças que eles tenham. Essas condições podem envolver medicamentos e outros tipos de procedimentos. Nesse cenário, vale a pena contratar um cuidador profissional, pois eles têm experiência e preparo para lidar com quadros como esses.

Veja como uma empresa de home care ajuda nessa situação

A forma mais adequada de contratar um cuidador de idosos é por meio de uma empresa de home care. E por quê? Somente ela é capaz de oferecer todos os recursos exigidos, além de designar os profissionais mais competentes e preparados para atender uma pessoa que necessita de cuidados especiais.

Com uma empresa de home care por trás da atuação desse profissional, o idoso terá à sua disposição todos os equipamentos e acessórios necessários para o seu cuidado no dia a dia. Além disso, qualquer emergência é resolvida com uma atuação mais eficiente, de acordo com a situação.

Contar com uma empresa que tenha experiência no setor de saúde é ter a certeza de melhores cuidados para uma pessoa tão querida por você. Vale a pena contratar um cuidador de idosos, mas é importante fazer isso da maneira certa.

Aproveitando o assunto, saiba como contratar uma empresa de home care competente para cuidar de idosos!

Escrito por:

Marcus Vinicius Zorub Montanha – Diretor Técnico

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.

Ligue já e solicite seu orçamento

Temos certeza que podemos lhe ajudar, por gentileza entre em contato.

Possuimos uma ampla experiência com cuidadores de idosos em domicílio. Focada no gerenciamento de profissionais cuidadores e na saúde da pessoa assistida, nos tornamos referência no que fazemos.

Copyright ©2021 – GUARDIOES DE VIDAS ASSITENCIA A SAUDE LTDA – CNPJ: 01.866.035/0001-70
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Denis Almeida