0

Infelizmente, no Brasil e no mundo, os maus tratos com idosos são bastante comuns. Somente em 2017, foram contabilizadas 142 mil denúncias de abusos e agressões contra idosos no país, segundo o Disque 100 — serviço que atende denúncias e reclamações que envolvem a violação dos Direitos Humanos.

Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a violência contra idosos não é caracterizada apenas por abusos físicos, mas psicológicos também. 

Ameaças, abandono, abuso financeiro, não cuidar da pessoa idosa como se deve também são formas de abuso. De acordo com o Disque 100, a maior parte das denúncias são por negligência e violência psicológica. E o pior de tudo é que os principais responsáveis pelos maus tratos aos idosos são os próprios filhos.

Como saber que um idoso está sofrendo maus tratos?

Nem sempre é fácil identificar o problema, pois grande parte das pessoas que sofrem abusos não falam da questão. Embora em alguns casos, os maus tratos sejam difíceis de serem percebidos, em outros, eles são bem claros. Quer saber como identificar se um idoso está sofrendo maus tratos? Veja alguns sinais que devem ser observados!

1. Falta de apetite ou perda de peso

Uma das principais formas de perceber maus tratos contra os idosos é quando a pessoa em questão perde o apetite de uma hora para outra. Se a pessoa não está doente e mesmo assim, recusa comida com frequência, pode ser um sinal de abuso psicológico. Isso porque pessoas emocionalmente abaladas podem sentir dificuldade em querer se alimentar.

Mas há casos nos quais os idosos são privados de comida pelos seus cuidadores ou não são alimentados corretamente. Nesses casos, é preciso observar se o idoso está emagrecendo de forma anormal. Se estiver, seu cuidador não está fornecendo alimentação adequada para ele.

2. Mudanças de humor e comportamento

É desafiador identificar quando um idoso está sofrendo abusos psicológicos. Afinal, ameças e xingamentos não deixam feridas no corpo apesar de machucarem a alma. Uma das consequências desse tratamento é a mudança de humor com frequência e comportamento estranho sem motivo aparente. Por isso, quando você perceber que um idoso, que era alegre e extrovertido começou a se fechar de uma hora para outra, fique de olho. Este pode ser um indício de violência psicológica.

3. Higiene precária

Há pessoas que quando chegam a uma certa idade já não conseguem fazer suas necessidades básicas sozinhas, como ir ao banheiro ou tomar banho. Então, elas precisam de auxílio e, quando não recebem, apresentam uma higiene pessoal bastante precária.

Embora esse seja um sinal bem claro de maus tratos com idosos, o cuidado higiênico pode ser mascarado por algum tempo. Nesses casos, quando você desconfiar que os cuidados com a higiene do idoso estão sendo negligenciados, procure visitá-lo com mais frequência e passar mais tempo em sua casa. Assim, você consegue identificar sinais de maus tratos.

4. Presença de hematomas ou machucados 

As agressões físicas deixam marcas mas que podem ser facilmente disfarçadas com o uso de determinadas vestimentas. Portanto, se você notar que o idoso apenas veste roupas de manga longa ou calças compridas, mesmo quando está calor, desconfie. 

Acompanhar a pessoa durante o banho é uma ótima forma de verificar se existem machucados ou hematomas. Se você perceber que a pessoa está sentindo dores, mas está procurando disfarçar o problema, suspeite, pois esse pode ser um jeito de esconder a agressão.

5. Armações de óculos quebradas

O ato de sempre precisar trocar as armações dos óculos por motivos de quebra é um forte indício de que ele está sofrendo abusos. É comum que as vítimas recebam bofetadas no rosto, o que nem sempre deixa marcas, mas pode derrubar os óculos. Por isso, é importante ficar atento a esse sinal.

6. Isolamento

Um sinal comum em idosos que sofrem maus tratos é o isolamento social. A pessoa nem sempre entende o que está acontecendo com ela, mas prefere se afastar da família e dos amigos. Isso acontece porque a pessoa se sente triste, deprimida ou até mesmo, envergonhada pelo que está passando.

Como as pessoas que sofrem maus tratos não costumam falar de sua condição, elas preferem se afastar das pessoas até mesmo por vergonha ou medo de que os outros percebam os maus tratos.

7. Medo ou respeito exagerado com o cuidador

Uma pessoa frequentemente abusada terá medo de seu agressor. Então, quando você perceber que o idoso fica nervoso perto do cuidador ou simplesmente não o contraria, fique de olho. Essa atitude mostra que a vítima tenta evitar de ser agredida novamente, pois quem mau trata um idoso faz isso sem motivo aparente e sempre está ameaçando agredir a pessoa novamente.

Então, por medo de sofrer novas agressões, o idoso se torna submisso e não tem voz ativa dentro de sua própria casa.

O que devo fazer quando identificar maus tratos com idosos?

Se você identificar que alguém de sua família, parente de amigos ou vizinho está sofrendo maus tratos, denuncie! É dever de todo o cidadão zelar pelo bem-estar das pessoas mais velhas. Precisamos lembrar que também vamos envelhecer e por isso, estamos todos sujeitos a esse tipo de situação.

Para fazer a denúncia, existe o Disque 100 — serviço gratuito da Secretaria de Direitos Humanos, que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana. Um ponto a ser destacado é que a reclamação pode ser realizada pelo telefone ou através do portal do Disque 100. Caso o abusador seja alguém de sua família ou um amigo íntimo, não tenha receio de denunciar. Afinal, a identidade de quem faz a denúncia é preservada e nós precisamos cuidar uns dos outros.

De forma geral, é preciso identificar os maus tratos com idosos e tomar uma atitude. Quando presenciamos um ato de violência e nos calamos, somos cúmplices dos abusadores e até mais covardes do que eles. 

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que eles saibam identificar quando um idoso é maltratado e entendam a importância de denunciar os abusadores!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link