0

A socialização na terceira idade é um fator que interfere diretamente na manutenção da saúde das pessoas com mais anos de vida. Por isso, incluí-los em atividades que permitam e incentivem o contato humano é um modo de prevenir problemas como a depressão. E o baile da terceira idade é uma ótima opção para isso.

Além da socialização, o baile oferece um estímulo à dança, que faz com que o idoso se exercite. Sem contar que, por ser um evento social, faz com que ele tenha interesse cuidar da aparência, representando um ganho incalculável na autoestima do idoso.

Por isso, se você quer melhorar a qualidade de vida dos seus velhinhos, fazendo com que se sintam mais jovens e ativos, precisa conhecer os benefícios trazidos pelo baile da terceira idade. Continue a leitura e ajude-os a se divertir!

Como funciona o baile da terceira idade?

Nem sempre é fácil encontrar opções de diversão para a população mais madura — como determina o Estatuto do Idoso — e, nesse contexto, os bailes da terceira idade são uma das alternativas pensadas especialmente para a necessidade deles.

Normalmente são realizados em locais de fácil acesso, em horários que não afetem a rotina de sono dos seus participantes e incluem um repertório musical escolhido a dedo para despertar as melhores lembranças dessa galerinha tão especial. E a estrela da festa não poderia ser outra coisa além da dança de salão.

Quais os benefícios para a saúde do idoso?

São tantos os benefícios do baile para a terceira idade, que chega a ser difícil enumerá-los. Contudo, os principais deles estão relacionados à socialização e ao aumento da autoestima. Em muitos casos, o idoso que começa a frequentar o evento se sente mais motivado e volta a sonhar, até mesmo, com um novo amor.

Como normalmente o baile gira em torno da dança de salão, eles se sentem incentivados a ensaiar, aprender novos passos e, como isso, exercitam não só o corpo, como também a mente. Claro que a consequência disso é um aumento considerável no bem-estar e saúde de todos os participantes.

Existem ainda outros benefícios indiretos, como a melhora no apetite, já que estão emocionalmente mais estáveis e gastando energia com a dança.

Como incentivar o idoso a participar desse tipo de evento?

Envolver amigos da mesma faixa etária costuma ser uma boa tática para estimulá-lo a participar, mas outras iniciativas também podem surtir efeito:

  • uma roupa nova no estilo que o idoso gosta;
  • colocar as músicas “da sua época” no ambiente onde está;
  • mostrar vídeos de outros idosos se divertindo no baile da terceira idade.

O que avaliar para saber se o idoso está apto a participar?

Embora haja diversos benefícios no baile, é preciso avaliar alguns fatores para não colocar o idoso em risco. Os principais itens a observar são a pressão arterial, o ritmo cardíaco, as articulações e o equilíbrio. Afinal, a última coisa que você quer é ver seus velhinhos lesionados, não é mesmo?

Como uma cuidadora de idosos pode ajudar?

Outro fator importante é se o idoso está seguro para ir sozinho à esse tipo de evento. Até que se tenha certeza de que ele está adaptado ao evento e sem abusar da saúde, o ideal é que fique sob a supervisão de alguém capaz de avaliar suas reações.

Nesse cenário, uma cuidadora de idosos é a pessoa mais indicada para essa tarefa, já que, além de ser alguém com quem ele já esteja acostumado, ela já conhece o seu modo natural de agir e saberá reconhecer se algo estiver errado.

O baile da terceira idade proporciona ao idoso tanto benefícios físicos quanto emocionais. Além disso, a dança dá a ele um novo objetivo, traz melhoras à musculatura, à respiração e até mesmo à circulação e ao coração. Portanto, é um importante recurso para a melhoria da sua qualidade de vida.

O processo de envelhecimento não traz apenas problemas de saúde — ele pode se tornar uma época para o descobrimento de novos desafios. Por isso, baixe o nosso e-book e entenda como envelhecer com qualidade de vida!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo