0

O sistema imunológico é responsável por proteger nosso corpo contra a ação de vírus, bactérias e outras ameaças. É composto por órgãos e tecidos que atuam de maneira coordenada, criando uma verdadeira barreira contra os micro-organismos patológicos, evitando o desenvolvimento de doenças. 

Contudo, com o avançar da idade, essa barreira já não é mais a mesma, já que o corpo não absorve os nutrientes com tanta facilidade e as células não conseguem manter-se tão fortes.

Para se ter saúde na terceira idade é preciso tomar alguns cuidados que podem ser facilmente aplicados no dia a dia. Quer aprender como fortalecer o sistema imunológico dos idosos? Então confira nossas dicas!

Garanta boas noites de sono

Durante o sono o corpo repõe as energias que gastamos durante o dia. Isso quer dizer que quando não dormimos o suficiente, o sistema imunológico é prejudicado e não consegue garantir a energia e proteção necessária. Para uma pessoa idosa isso tem um peso ainda maior, já que nessa idade é preciso de mais energia para cumprir tarefas simples, como andar, carregar objetos ou se alimentar.

Por isso, nossa primeira dica é garantir uma boa noite de sono para a pessoa que está na terceira idade. Para tanto, escolha um colchão adequado ao peso e idade do idoso. Além disso, é importante que o quarto seja limpo, arejado e tranquilo.

Incentive a prática de exercícios físicos

Incluir exercícios físicos na rotina é uma das práticas de saúde mais recomendadas pelos médicos, já que fortalece o sistema imunológico, previne o desenvolvimento de doenças e ainda ajuda na saúde mental. Incentive o idoso a praticar exercícios físicos, mas garanta que tudo será feito com a maior segurança possível.

É importante consultar um médico com antecedência, para avaliar quais os tipos de atividade a pessoa está liberada a fazer. Além disso, a presença de um orientador profissional também é muito importante, garantindo que todos os movimentos serão feitos da maneira correta, evitando lesões.

Acabe com o álcool e o tabagismo

Ingerir bebidas alcoólicas prejudica o sistema imunológico e favorece o desenvolvimento de doenças, principalmente na terceira idade. O tabagismo é outro vilão das defesas do organismo, principalmente para os pulmões, que são órgãos sensíveis e costumam perder sua capacidade com o avançar da idade.

Se uma pessoa da terceira idade quer viver com mais qualidade, é essencial acabar com o hábito de beber e fumar. Nem sempre é fácil cortar esses costumes, mas sem eles, a vida será muito melhor.

Estimule o consumo de água

A água pode ser um santo remédio para o corpo e sobre isso não há dúvidas. Hidratar o corpo faz com que os rins trabalhem melhor, facilita a digestão, melhora a circulação sanguínea, previne cãibras e protege o coração. Todos esses benefícios são essenciais para uma pessoa da terceira idade, por isso, incentive o consumo de água durante o dia. Para ajudar, pode-se oferecer água de coco e sucos naturais.

Forneça uma alimentação saudável

É por meio da alimentação que nosso corpo capta os nutrientes necessários para fortalecer as células e criar barreiras de defesa. Se a alimentação for pobre, essa proteção não tem como ser forte. É essencial que uma pessoa da terceira idade tenha uma alimentação balanceada, com alimentos que ofereçam vitaminas e nutrientes para o bom funcionamento do corpo. 

Consultar um profissional também é importante nessa hora, já que alimentar um idoso da maneira certa pode ser um pouco desafiador. Eles precisam de uma alimentação guiada para garantir os nutrientes necessários, então não deixe de buscar ajuda profissional!

Mantenha o idoso longe do estresse

Algumas pessoas pensam que pessoas idosas não tem motivo para se estressar, já que não realizam tantas atividades e já não têm tantas responsabilidades. Mas é aí que mora o erro. Lidar com as limitações do corpo, que antes não existiam, é um motivo que pode gerar estresse em idosos. A ausência das pessoas também pode desencadear um processo de estresse e até mesmo depressão.

O estresse é muito prejudicial ao corpo, por isso, procure proporcionar uma vida sem estresse para as pessoas da terceira idade. Procure incluir essa pessoa em atividades interessantes, ajude-a a manter a saúde em dia, tenha paciência com as limitações que surgem e crie um ambiente de amor e acolhimento.

Forneça probióticos 

Os probióticos são bactérias do bem que vivem no intestino e trazem muitos benefícios para a saúde, inclusive quando o assunto é imunidade. Apesar de serem bactérias do nosso organismo, os probióticos são encontrados em alguns alimentos, como iogurte natural, leite fermentado, Kefir e Kombucha. Também é possível ingerir essas bactérias através de suplementos, mas lembre-se que, nesses casos, é essencial procurar orientação médica para avaliar o uso seguro.

Fique de olho na exposição solar

O sol ajuda o organismo a produzir vitamina D. Essa vitamina traz diversos benefícios ao corpo, como aumento dos níveis de cálcio, fortalecimento dos ossos e articulações, diminuição do risco de depressão e fortalecimento do sistema imunológico.

Mas, para colocar esse hábito em prática, é importante que alguns cuidados sejam tomados. O idoso precisa aproveitar de 15 a 30 minutos de sol antes das 10:00 da manhã ou após as 16:00. Apesar de a proteção solar ser superimportante, é preciso se expor aos raios solares sem ela para que a absorção seja mais eficaz. Lembrando que os horários devem ser respeitados, já que o sol fica muito mais quente e perigoso entre 11:00 e 16:00.

Muitos cuidadores se questionam sobre como fortalecer o sistema imunológico dos idosos. Como é possível observar, com um pouco de atenção aos detalhes, é possível garantir mais qualidade de vida na terceira idade.

Afinal o envelhecimento pode ser mais uma fase cheia de vida e saúde, desde que o corpo receba uma ajudinha quando já não pode fazer tudo sozinho. Com paciência, você verá que essas dicas simples podem ser muito eficientes para melhorar o dia a dia daqueles que amamos.

E já que estamos falando de um assunto tão importante como esse, que tal ler também nosso post sobre envelhecimento saudável: o que isso significa na prática? Vamos lá!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo