Descubra quais são os melhores modelos de celular para idosos

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Pessoas mais velhas têm dificuldade de se adaptar a novas tecnologias, visto que elas não nasceram na Era Digital. Tudo é novidade, e muitas vezes elas sentem mesmo dificuldade em usar um celular, pois os aparelhos apresentam muitos recursos que, para pessoas de uma certa idade, só servem para complicar o uso.

Se você é responsável por algum parente mais velho e quer presenteá-lo com um novo aparelho telefônico móvel, opte por um celular para idoso, ou seja, um aparelho fácil de usar — assim a pessoa consegue fazer e receber ligações sem grandes problemas.

Características a considerar ao comprar um celular para idoso

Veja algumas características a serem consideradas na hora de comprar um celular para idoso.

Interface simples

Os celulares atuais têm diversos recursos: câmera frontal e traseira, GPS, acesso à internet e várias outras funções. A maioria das pessoas idosas só precisa de um celular para se comunicar, e por isso a maior parte desses recursos é desnecessária. Além disso, celulares com muitas ferramentas são mais complicados de se usar.

Na hora de comprar um celular para a sua mãe, o seu pai ou para os seus avós, por exemplo, opte por um modelo simples de usar.

Opção de fazer ligação de emergência

Um celular para idoso deve ter a opção de fazer ligações emergenciais, pois a pessoa pode sofrer algum pequeno acidente em casa ou passar mal e precisar de ajuda.

Facilidade de uso

Alguns aparelhos de celular mais modernos são bem complexos de usar, e até mesmo a função de desbloquear tela pode ser um problema para pessoas mais velhas. Por isso, na hora de presentear um idoso com um novo telefone, escolha um modelo que seja fácil de usar.

Depois de levar tudo isso em consideração, é preciso estar atento aos modelos de celular. Como escolher o ideal? Vamos falar sobre isso no próximo tópico. Acompanhe!

Modelos de aparelho de celular para idosos

Agora que você já sabe algumas características fundamentais que um celular para idoso deve ter, vamos falar sobre alguns modelos de aparelho ideias para pessoas mais velhas.

Moto X play

Esse é um aparelho interessante para pessoas mais velhas, pois conta com uma tela grande (de 5,5 polegadas), o que facilita a visualização das teclas e dos aplicativos. Além disso, o modelo conta com o sistema Android, que é mais simples de usar. Assim, quem gosta de usar aplicativos de mensagens como o WhatsApp não terá problemas em usar o celular.

DL YC-110

Esse é um modelo bem comum, que não possui muitos recursos como os celulares mais modernos — inclusive ele não possui a tecnologia Touch Screen, o que para muitos pode ser arcaico. No entanto, para pessoas idosas o DL YC-110 pode ser o modelo ideal devido à facilidade de uso e ao tamanho das teclas, que são bem maiores do que modelos antigos.

Muitos idosos sentem dificuldade em utilizar um modelo touch, e por isso esse é muito bem-vindo. Além de ser simples de usar, o celular ainda possui uma tecla SOS, que ao ser pressionada, envia mensagem para até 5 números cadastrados. Sendo assim, caso haja alguma emergência com o idoso, rapidamente 5 pessoas serão avisadas simultaneamente.

Multilaser MS50 Senior

O Multilaser Senior é uma excelente escolha de celular para idoso, pois o modelo conta com teclas grandes que facilitam o uso, visto que pessoas mais velhas podem sentir dificuldade em enxergar as teclas na hora de fazer uma ligação. Lembre-se que com a idade, a visão também vai apresentando problemas e, mesmo com óculos, alguns idosos ainda não conseguem enxergar muito bem.

Outro ponto positivo é que o aparelho também tem ícones de aplicativos em tamanho maior. Esse é um celular moderno, que tem câmera e sistema operacional Android — e o melhor de tudo: o preço é ótimo!

LG G4 Stylus

O LG G4 Stylus é um celular bastante moderno, com recursos de última geração. Apesar disso, ele possui algumas facilidades que podem atrair o público mais velho. Os primeiros pontos a destacar são o tamanho e a resolução da tela: 5,7 polegadas HD, o que facilita a visão de teclas e aplicativos. Outro recurso é que ele possui uma caneta stylus, que torna seu manuseio bem mais simples.

São essas características que fazem desse aparelho uma excelente alternativa para idosos mais modernos.

Samsung Galaxy J7 Prime

Outra opção para idosos que gostam de aliar tecnologia com praticidade. Esse celular possui tela grande (de 5,5 polegadas). Na tela inicial do aparelho ficam somente os ícones mais importantes, como contatos, WhatsApp e outros recursos.

Ele tem tanto câmera frontal quanto traseira e possui sistema Android. Para aqueles que adoram tirar fotos, o celular conta com uma grande capacidade de armazenamento, então não há necessidade de se preocupar em ficar apagando arquivos a todo momento — o que pode ser complicado para muitos idosos.

Como escolher o melhor modelo de celular para idoso

Mesmo com todas essas opções você pode ser perguntar: mas como vou saber qual é o celular apropriado para os meus pais ou para os meus avós? Isso depende da idade da pessoa e da familiaridade dela com a tecnologia. Sua capacidade de visão e coordenação motora também devem ser consideradas na hora da escolha do melhor aparelho.

O ideal é que você converse com seu parente e pergunte a ele qual finalidade terá o aparelho que ele deseja comprar. Ele quer apenas fazer e receber ligações? Quer tirar fotos? Usar aplicativos de mensagens? Redes sociais? Todos esses pontos devem ser considerados na hora da escolha.

Se o único objetivo é se comunicar, um aparelho mais básico já é o suficiente. No entanto, se a pessoa quer acessar o WhatsApp, redes sociais, tirar fotos e contar com outras ferramentas, é necessário contar com um aparelho mais completo. Para não errar na escolha, convide o idoso para visitar a loja com você e mostre diversas opções, falando sobre os recursos de cada aparelho.

Você concorda que esses modelos de celular para idoso são adequados? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário e participe da conversa!

Escrito por:

Marcus Vinicius Zorub Montanha – Diretor Técnico

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.

Ligue já e solicite seu orçamento

Temos certeza que podemos lhe ajudar, por gentileza entre em contato.

Possuimos uma ampla experiência com cuidadores de idosos em domicílio. Focada no gerenciamento de profissionais cuidadores e na saúde da pessoa assistida, nos tornamos referência no que fazemos.

Copyright ©2021 – GUARDIOES DE VIDAS ASSITENCIA A SAUDE LTDA – CNPJ: 01.866.035/0001-70
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Denis Almeida