0

Diante das mudanças na pirâmide etária brasileiro, saber quais são os alimentos que aumentam a imunidade em idosos é essencial para a conquista de mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Nessa perspectiva, priorizar uma dieta balanceada e que contenha todos os nutrientes necessários ao fortalecimento da imunidade pode garantir uma longevidade bem mais ativa e saudável. 

Veja, então, quais são os alimentos que aumentam a imunidade e conheça a importância deles na nutrição dos idosos. Confira, também, os benefícios do acompanhamento de um nutricionista para orientar sobre a alimentação mais adequada e, com isso, reduzir os impactos das doenças que, frequentemente, atingem a terceira idade. Boa leitura!

Entenda a importância de fortalecer a imunidade durante o envelhecimento

A nutrição é um dos fatores que mais influenciam o estado de saúde dos idosos. Isso, porque a maioria dos processos patológicos que comumente surge nesse momento da vida tem ligação direta com a qualidade nutricional. Diante disso, os nutrientes tornam-se fundamentais para retardar ou controlar os mecanismos associados ao desenvolvimento de muitas doenças.

Algumas disfunções metabólicas, como alterações nos níveis de colesterol (também chamadas de dislipidemias), variações de glicemia (que podem levar ao diabetes) e desregulação da pressão arterial, são as mais relevantes nesse grupo.

Além disso, o cuidado com a qualidade nutricional também é importante para amenizar alguns fatores que podem prejudicar a nutrição durante o envelhecimento. Muitos idosos se queixam de falta de apetite ou da menor sensibilidade no paladar, o que faz com que eles consumam menos alimentos.

Nesse sentido, é preciso priorizar cuidados diários com a alimentação do paciente idoso, tanto no hospital como em casa. Essa medida é essencial ao fortalecimento da imunidade e ao aumento da resistência às doenças típicas da idade.

Conheça os 10 principais alimentos que aumentam a imunidade em idosos

Listamos 10 produtos ricos em vitaminas, proteínas, sais minerais e outras substâncias ideais para a manutenção do sistema imunológico. Devido ao aporte nutricional, eles estão entre os melhores alimentos para idosos. Veja quais são!

1. Frutas cítricas

As frutas cítricas são excelentes opções para fortalecer a imunidade dos idosos, devido à presença de vitamina C. Essa vitamina atua como antioxidante, elevando a resistência do organismo aos diversos tipos de infecções. Limão, laranja, goiaba, kiwi e pimentão (verde e vermelho) são os mais indicados.

2. Vegetais verde-escuros

Os alimentos com coloração verde-escura são ricos em ácido fólico. Esse nutriente auxilia na formação das células sanguíneas responsáveis pela defesa imunológica: os glóbulos brancos.

Logo, vegetais como couve, brócolis, espinafre e rúcula precisam compor a dieta dos idosos. O ácido fólico também pode ser encontrado no feijão, no fígado bovino e em certos tipos de cogumelos como shiitake e shimeji.

3.Tomate

O tomate é rico em licopeno, uma substância que tem a função de remover os radicais livres do organismo. Além dessa ação antioxidante, ele também ajuda a combater as doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Incluir esse nutriente na alimentação é importante para reduzir o envelhecimento celular e o risco de desenvolver doenças típicas dessa faixa etária.

4. Pimenta

A pimenta contém betacaroteno, um elemento que participa das reações de conversão da vitamina A. Além de ser importantíssimo para o bom funcionamento dos olhos, o betacaroteno também atua na proteção do organismo contra diversas infecções.

5. Alho

O alho não tem apenas a função de tornar os pratos mais saborosos. Ele contém nutrientes que auxiliam na diluição do muco nos pulmões, o que o torna eficaz contra doenças que afetam os idosos, como a tosse e bronquite. Rico nas vitaminas A, C e E, o alho é um forte aliado contra diversas doenças físicas e para o fortalecimento dos processos cognitivos.

6. Cebola

A cebola é um alimento rico em alicina, substância com ação antibacteriana, antiparasitária e antiviral. Ela contém outros nutrientes essenciais no combate aos processos inflamatórios e infecciosos como gripes e resfriados e também na redução do risco de certos tipos de câncer. 

7. Gengibre

O gengibre é um dos melhores alimentos dentre os que aumentam a imunidade dos idosos, por ser rico nas vitaminas B6, C e ter ação antioxidante e bactericida. Isso o torna uma alternativa ideal para combater inflamações das vias respiratórias e fortalecer as defesas do organismo.

8. Cereais integrais e carnes

O zinco é um elemento que atua na conversão de diversas enzimas e vitaminas. Assim, esse mineral é muito importante para fortalecer a defesa imunológica do idoso contra episódios de gripes e resfriados, por exemplo. As melhores fontes de zinco são os cereais integrais, castanhas, leguminosas (ervilha, grão-de-bico e lentilha), sementes e carnes. 

9. Alimentos ricos em vitamina E

Para melhorar a defesa do organismo contra as doenças típicas do envelhecimento, os grupos de alimentos que contêm vitamina E não podem faltar na dieta. Os vegetais conhecidos como oleaginosos são ricos nesse nutriente. Os mais comuns são os óleos vegetais como de milho, girassol e canola —, além de castanhas, gérmen de trigo e amêndoas.

10. Fontes de ômega-3

O ômega-3 está presente no azeite e em peixes de água fria, como salmão, atum, sardinha e arenque. Esse nutriente é importante para o funcionamento das artérias e também para reduzir a incidência de inflamações e dores, principalmente na coluna e nas articulações.

Veja os benefícios do acompanhamento por um nutricionista

Um profissional de nutrição pode auxiliar bastante na elaboração de dietas compostas por alimentos que aumentam a imunidade dos idosos. Tão importante quanto a manutenção do equilíbrio nutricional é priorizar medidas com vistas à prevenção de doenças crônicas e degenerativas que impeçam o envelhecimento ativo.

Nessa fase da vida, saber aproveitar os nutrientes é fundamental para equilibrar o metabolismo e favorecer o trabalho do organismo. O nutricionista é capaz de utilizar as ferramentas necessárias para explorar os benefícios dos alimentos em favor do bom funcionamento da defesa imune e do bem-estar dos idosos.

Percebe-se, então, a importância dos alimentos que aumentam a imunidade em idosos. A atenção à nutrição é essencial à prevenção da saúde na vida na terceira idade. Entre outros aspectos, a alimentação adequada possibilita um envelhecimento mais saudável, reduz a incidência de doenças e proporciona maior qualidade de vida para as pessoas dessa faixa etária.

Gostou deste artigo? Entre em contato com a Guardiões de Vida e conheça nossos serviços especializados no cuidado com o idoso!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo