A importância da fisioterapia para idosos

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Em linhas gerais, a fisioterapia para idosos tem o objetivo de melhorar o processo de envelhecimento, pois, com o avanço da idade, é normal as pessoas progressivamente perderem a capacidade funcional do corpo. Isso ainda é mais comum em indivíduos com problemas de saúde ou que levam uma vida sedentária.

Não raramente, pessoas mais velhas sofrem com dores no corpo por causa da má postura, o que dificulta a realização de tarefas diárias e, até mesmo, limita as atividades físicas, que são essenciais para uma boa qualidade de vida.

Pensando nisso, neste post, vamos falar sobre a importância da fisioterapia para idosos. Então, acompanhe a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Saiba quais são os objetivos da fisioterapia para idosos

Melhorar qualidade de vida

Um dos objetivos da fisioterapia para idosos é melhorar a qualidade de vida das pessoas que já chegaram na terceira idade. Isso porque ela ajuda no combate a dores e ainda previne doenças como artrose, artrite e osteoporose. No caso de idosos que já apresentam essas doenças, a fisioterapia melhora os sintomas, proporcionando uma vida mais tranquila.

Aumentar flexibilidade

Um problema muito comum na terceira idade é a falta de flexibilidade do corpo, que pode ser causada por perda óssea ou sedentarismo. Assim sendo, a fisioterapia também tem como objetivo melhorar esse tipo de problema.

Aprimorar coordenação motora

Pessoas idosas sofrem ainda com a falta de coordenação de motora. Claro que a fisioterapia não vai devolver a mesma capacidade motora que o idoso tinha quando era mais novo, mas ela já ajuda a reduzir os efeitos negativos.

Prevenir riscos de queda

Quando um idoso perde a flexibilidade e a coordenação motora diminui, ele fica mais propenso a sofrer acidentes em casa, como quedas. Um dos papéis da fisioterapia é proporcionar o fortalecimento muscular, a fim de que esse tipo de acidente seja evitado.

Entenda como funciona a fisioterapia para idosos

A fisioterapia para idosos é um programa especializado, que é criado de acordo com as necessidades de cada pessoa. Os exercícios não são voltados apenas para o corpo, na medida em que, além da fisioterapia motora, também são trabalhadas a fisioterapia respiratória e a neurológica.

Por meio de programas adequados, o idoso faz exercícios direcionados para o reforço muscular, o alongamento, a coordenação e o equilíbrio. Existem ainda exercícios de reabilitação pulmonar, que proporcionam ao idoso uma diminuição no gasto de energia para a realização de suas atividades diárias.

O tratamento fisioterapêutico pode acontecer em casa, no consultório ou, até mesmo, ao ar livre, dependendo dos objetivos dos exercícios.

Conheça os benefícios da prática

A fisioterapia voltada para pessoas da terceira idade traz muitos benefícios para a qualidade de vida delas. Ao contrário do que muitos pensam, a prática não é voltada apenas para pessoas com problemas de locomoção ou que sofreram acidentes, uma vez que o tratamento também funciona de forma preventiva.

A seguir, veja com mais detalhes quais são os benefícios para o bem-estar do idoso!

Aumento da aptidão física

Com o tempo, as pessoas mais velhas se tornam indispostas e não apresentam muitas condições de fazer atividades físicas. Aliás, muitas delas sequer fazem uma caminhada diária, e nem sempre é porque não querem, mas sim porque não conseguem.

Com a fisioterapia, há uma melhora no condicionamento físico do idoso, pois ele faz exercícios que impedem a perda óssea e o desenvolvimento de doenças. Ele também aprende a ter uma postura melhor, o que ajuda a diminuir dores e, consequentemente, melhora sua disposição.

Vale lembrar que o sedentarismo é a causa de muitos males, e pessoas que não praticam atividades físicas são mais propensas a desenvolver doenças, inclusive, a depressão. Com o aumento da disposição física, o idoso ficará mais animado para se exercitar e, assim, manter uma boa saúde física e mental.

Redução da fadiga nas atividades diárias

Atividades como varrer a casa ou ir à padaria podem ser um grande desafio para uma pessoa mais velha. Isso porque é comum que indivíduos sedentários sintam um esgotamento físico muito grande na realização de tarefas simples. Então, como a pessoa fica muito cansada, ela até evita fazer certas tarefas, o que só piora seu quadro.

Com a fisioterapia, o idoso vai ganhar uma capacidade aeróbica maior. Isso é bastante relevantes na medida em que, muitas vezes, ele já não tem tanta força para fazer coisas simples. Além de cansaço, a pessoa ainda pode sentir dores musculares. Assim sendo, a fisioterapia visa restabelecer a capacidade aeróbica do idoso por meio de exercícios de respiração e de força, que evitam a atrofia muscular e, em consequência, reduzem a fadiga.

Diminuição da vulnerabilidade

Pessoas idosas são bastante propensas a sofrer quedas, pois não têm mais força nos músculos e nem tanto equilíbrio como uma pessoa jovem. Além de trabalhar no fortalecimento muscular e melhorar os reflexos do idoso, o fisioterapeuta ainda pode observar o ambiente no qual a pessoa está inserida e interferir nas atividades desenvolvidas em seu cotidiano.

O profissional pode, inclusive, sugerir mudanças de alguns objetos da casa, visando facilitar a vida do idoso e evitar acidentes domésticos. Por exemplo: tapetes inadequados podem fazer com que a pessoa perca o equilíbrio, provocando uma queda e, consequentemente, uma fratura.

Reabilitação mais adequada

A fisioterapia especializada também trabalha na reabilitação de idosos que sofrem com doenças neurológicas, ortopédicas e respiratórias. Com o apoio adequado, o paciente tem uma recuperação mais rápida e eficaz. Isso porque, nesses casos, os exercícios são voltados para a melhora na qualidade de vida segundo as limitações em cada fase da doença.

Como você viu, a fisioterapia para idosos traz muitos benefícios para o paciente, principalmente quando ele ainda não sofre de nenhuma doença grave, já que, nessa situação, o tratamento é preventivo. Por isso, no geral, quem se submete aos exercícios consegue ter uma vida mais longa e feliz.

Vale ressaltar que uma pessoa saudável é mais independente e reduz a necessidade de ser sempre acompanhada por parentes ou cuidadores. Mesmo que precise de cuidados, a pessoa que faz a fisioterapia terá disposição para realizar diversas tarefas simples, como tomar banho, sozinha.

Gostou do nosso conteúdo sobre fisioterapia para idosos e está procurando profissionais competentes para cuidar de um familiar idoso? A Guardiões de Vidas é especialista nesse assunto e conta com uma excelente equipe de profissionais qualificados. Entre em contato conosco e conheça nossos serviços!

Escrito por:

Marcus Vinicius Zorub Montanha – Diretor Técnico

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.

Ligue já e solicite seu orçamento

Temos certeza que podemos lhe ajudar, por gentileza entre em contato.

Possuimos uma ampla experiência com cuidadores de idosos em domicílio. Focada no gerenciamento de profissionais cuidadores e na saúde da pessoa assistida, nos tornamos referência no que fazemos.

Copyright ©2021 – GUARDIOES DE VIDAS ASSITENCIA A SAUDE LTDA – CNPJ: 01.866.035/0001-70
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Denis Almeida