0

Engana-se quem pensa que as pessoas na terceira idade devem ficar apenas em casa, assistindo TV ou realizando pequenos passeios no parque do bairro. Nada disso! Atualmente, muitos idosos estão investindo em viagens e programas próprios para a sua diversão.

Seja com os amigos, a família ou em grupos específicos, conhecer novos lugares e diferentes culturas é sempre uma ótima pedida! No entanto, na hora de fazer uma viagem com idosos, muitas pessoas sentem uma certa insegurança. Afinal, quais são os principais cuidados para planejar esses momentos únicos e aproveitar a melhor idade?

Para te ajudar nessa tarefa, criamos esse post com dicas importantes para criar memórias inesquecíveis. Acompanhe a leitura!

Faça um planejamento com antecedência

O primeiro passo para fazer com que a sua viagem com idosos seja incrível, é investir no planejamento. Isso mesmo! Assim como qualquer roteiro, este precisará de cuidados redobrados na hora de escolher os passeios, decidir por acomodações e fazer reservas em restaurantes. Para não errar, considere os pontos a seguir:

Gastos

Antes de mais nada, é importante analisar bem o seu orçamento e separar uma quantia para cada dia da viagem. Assim, você garante um melhor aproveitamento, sem passar por privações ou demais problemas orçamentários.

Documentação

Que tal checar se a sua documentação e da pessoa de terceira idade estão em dia? Com antecedência, verifique o documento de identidade (RG), bem como a validade dos passaportes. Este também é o momento ideal para conferir se o destino em questão exige vistos ou vacinas.

Preparo das malas

Não deixe de conferir as malas antes de embarcar no avião ou ônibus! Muitas vezes, os idosos não imaginam, mas alguns itens podem impedir o despacho da bagagem, como é o caso de sprays de cabelo ou objetos pontiagudos.

Para fugir de qualquer imprevisto, procure ajudar a pessoa a fazer as malas. Faça uma lista, selecione os elementos necessários, separe calçados confortáveis e leve sempre uma roupa de frio, caso haja mudanças no clima da região.

Priorize as questões de saúde

Quando falamos sobre viagem com idosos, é essencial ter cautela nas questões de saúde. Isso porque, dependendo do local de destino, a pessoa enfrentará muitas horas de voo, dias longe de casa e, claro, uma rotina completamente diferente da habitual.

Consulta médica

Para minimizar qualquer problema, não deixe de agendar uma consulta médica com antecedência. Com frequência, idosos seguem rotinas de medicamentos de uso contínuo e que não podem ser esquecidos.

Nessas situações, o especialista pode receitar alguns comprimidos para serem levados durante a viagem. Inclusive, essa é uma ótima oportunidade para realizar um check-up e assegurar que a pessoa está apta a fazer uma longa viagem.

Medicamentos

Com os medicamentos em mãos, coloque os comprimidos em pequenas caixas de plástico. De preferência, escolha os modelos que são divididos por dias da semana.

Assim, você e o idoso terão mais facilidade para se organizarem e não esquecerem nenhuma medicação. Para garantir que não haja nenhum empecilho, leve sempre alguns comprimidos a mais. Lembre-se ainda de carregar alguns itens essenciais para problemas comuns, como dores de cabeça, estômago e náuseas.

Vacinas

Como já citamos, certos destinos exigem a certidão de vacinas para entrar no país. Se este for o caso, verifique com um médico qualificado as condições para tomar a medicação.

Aproveite também para informar o especialista sobre a viagem, garantindo que todos os cuidados sejam tomados durante o planejamento. Alguns profissionais podem ajudar na indicação e escolha de hospitais, médicos e clínicas capacitados no destino de viagem.

Seguro-viagem

Por último, aposte em um bom seguro-viagem. Na internet, você encontrará diversas opções de planos para garantir que os seus passeios sejam isentos de qualquer preocupação. Para mais tranquilidade, esses pacotes oferecem assistência médica no exterior. Ou seja, um ótimo negócio para viajar com idosos!

Trace um roteiro com bons lugares para alimentação

Agora que você já sabe todos os passos para fazer uma viagem perfeita com pessoas na terceira idade, que tal conhecer destinos surpreendentes para aproveitar cada momento da melhor forma?

Para um passeio realmente prazeroso, evite escolher voos com muitas conexões ou longos períodos de espera. Pensar no deslocamento e acomodação também é parte fundamental do planejamento. Os destinos mais buscados para essa finalidade são:

Holambra (São Paulo)

Localizada em São Paulo, Holambra também é conhecida como “Cidade das Flores”. Não por acaso, essa pequena colônia de holandeses é perfeita para relaxar e apreciar as inúmeras espécies de flores e parques fantásticos. Considerada referência na produção de plantas e flores ornamentais do Brasil, a região promove, todos os anos, a Expoflora — o maior evento do tema na América Latina.

Caldas Novas (Goiás)

Caldas Novas é um excelente destino para quem deseja descansar nas altas temperaturas. A região é repleta de águas termais que, chegando aos 51 °C, são constantemente procuradas por apresentarem ótimas propriedades terapêuticas, auxiliando em problemas como o reumatismo, por exemplo.

Rotas dos Vinhos (Rio Grande do Sul)

Já imaginou apreciar as incríveis vinícolas do Sul do Brasil? Se você adora vinhos, os roteiros das cidades de Nova Pádua e Flores da Cunha são ótimas sugestões! Lá, vocês conhecerão todas as estruturas das vinícolas, bem como terão a oportunidade de fazer degustações muito saborosas. Além disso, a região frequentemente oferece cursos exclusivos para turistas. Vale a pena investir!

Natal (Rio Grande do Norte)

Está pensando em aproveitar a viagem em uma região com muito sol, mar e ótimos locais para fazer compras? Então, Natal pode ser o seu melhor destino!

A cidade apresenta praias incríveis, como a Praia do Forte, que além de uma vista belíssima, possui piscinas naturais. Existem também boas chances de conhecer a cultura e a culinária local. Basta passar no Mercado da Redinha ou fazer compras no Centro Municipal de Artesanato.

Portugal

Nunca é tarde para explorar outros países! E, sem dúvidas, Portugal tem sido um dos mais procurados por pessoas na terceira idade. O motivo? Em regiões como Lisboa, por exemplo, você encontrará muito charme, história e uma gastronomia inesquecível.

A cidade é muito aconchegante, repleta de colinas, telhados vermelhos e becos característicos europeus. A vantagem é que os idosos conseguem descontos nos transportes e para visitar alguns museus.

Viu, só? Com carinho e dedicação, é possível fazer uma viagem com idosos incrível e inesquecível! Para continuar recebendo dicas e novidades como estas, assine já a nossa newsletter!

Escrito por:

Marcus Vinicius Zorub Montanha – Diretor Técnico

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo