0

Chegar à terceira idade é um privilégio. No entanto, essa fase da vida é cheia de complicações, pois à medida que ficamos mais velhos aumentam também os problemas de saúde, como dificuldades de equilíbrio e falhas de memória.

A prática de yoga para idosos é uma das atividades mais recomendadas para reverter o quadro e garantir que eles tenham mais saúde e uma boa qualidade de vida. A prática de atividades físicas é sempre recomendada pelos médicos, pois ajuda o idoso a se manter mais ativo.

Mas nem todos têm ânimo e disposição para fazer uma atividade mais intensa. Uma boa medida é se matricular nas aulas de yoga. O yoga é uma prática milenar que ganha cada vez mais adeptos. Isso porque traz vantagens não só para o corpo, mas também para a mente.

Neste post, vamos citar oito benefícios que a yoga proporciona para pessoas mais velhas. Acompanhe!

Benefícios da yoga para idosos

1. Fortalece os ossos

Quando chegamos à terceira idade, nossos ossos se degeneram com mais rapidez e se tornam mais porosos, tornando-se menos resistentes a atritos e quedas. Por isso, as pessoas mais velhas sofrem fraturas com mais facilidade.

Além de tonificar os músculos, a prática de yoga também fortalece a ossatura e ajuda no combate à osteoporose. Seus exercícios utilizam a força de um grupo muscular contra outro, gerando forças maiores do que a própria gravidade. Com a prática constante, os ossos e a musculatura vão ficando cada vez mais fortalecidos. Corrida e musculação também pode ajudar, mas como a yoga é um exercício de baixo impacto, ela é uma melhor opção para pessoas idosas.

2. Previne as quedas

Com a chegada da terceira idade, o risco de o idoso cair na hora de tomar um simples banho é bem significativo, principalmente para aqueles que levam uma vida sedentária. A prática de yoga pode ajudar na prevenção de quedas, pois o exercício ajuda a manter ou recuperar o equilíbrio, melhorando a flexibilidade e os reflexos do praticante.

3. Diminui a ansiedade

É normal que idosos fiquem mais e mais ansiosos, pois muitos deles têm que ficar em casa sozinhos e, às vezes, não têm muita coisa para fazer, o que deixa a pessoa impaciente e nervosa. Para quem sofre desse mal, praticar yoga pode trazer muitos benefícios, pois durante as aulas os praticantes trabalham também a meditação e a respiração e, assim, aprendem a controlar a ansiedade. Os exercícios de meditação, por exemplo, trazem sensações de relaxamento e bem-estar.

4. Reduz o estresse e a pressão arterial

Outros benefícios do yoga para idosos é a redução do estresse e da pressão arterial. No primeiro caso, isso acontece porque a sensação de relaxamento proporcionada diminui a produção de adrenalina e cortisol pelo organismo, que são os hormônios responsáveis por aumentar níveis de estresse do ser humano.

Como o nível de estresse acaba sendo reduzido, consequentemente também há uma diminuição na pressão arterial, que aliás, quando está muito alta, pode trazer diversos problemas de saúde tanto para idosos quanto para pessoas mais jovens.

5. Reeduca a capacidade de concentração e memória

Embora seja uma prática leve, de baixa intensidade (ao menos nos níveis iniciais), alguns exercícios exigem muita concentração, o que incentiva os praticantes a se livrarem daquele turbilhão de pensamentos e se concentrarem no movimento a ser executado. Com o tempo, isso ajuda a melhorar o foco até mesmo nas tarefas diárias.

A perda de memória, que é um problema bastante comum em pessoas da terceira idade, também pode ser controlada com a ajuda da yoga, o que torna a prática uma forte aliada contra o Alzheimer. Quanto mais cedo a pessoa começa a praticar, maiores são os benefícios.

6. Melhora a coordenação motora e a postura

Várias posturas da prática de yoga melhoram a coordenação motora, a estabilidade e o equilíbrio. O objetivo dessas posturas é alinhar o corpo de forma adequada, evitando que o idoso sofra com problemas de coluna, por exemplo, normalmente causados por má postura.

Idosos que praticam yoga têm mais consciência sobre o seu corpo e uma coordenação motora mais eficiente. Os movimentos, posições e posturas trabalham a articulação dos pés, joelhos e quadril e ajuda a manter a coluna vertebral sadia e flexível. O fato é que, quanto mais envelhecemos,  mais vamos perdendo a capacidade de nos movimentar de forma eficiente. Com a yoga, a postura melhora. Consequentemente, as dores musculares e nas costas também diminuem drasticamente.

7. Fortalece os pulmões

Durante as aulas de yoga, há muitos exercícios de respiração que, além de ajudarem no relaxamento, ainda são capazes de trazer benefícios para o corpo dos praticantes dessa atividade, principalmente para os idosos. Esses exercícios de respiração têm o objetivo de ensinar as pessoas a respirarem de forma correta. Quando uma pessoa entende como fazer isso, seus pulmões começam a usar toda sua capacidade de respiração, o que melhora consideravelmente seu funcionamento.

Por isso, além de melhorar a qualidade de vida dos idosos, os exercícios voltados para esse fim ainda ajudam a evitar e a controlar problemas respiratórios como asma. E mais: por se tratar de um exercício de baixo impacto, não há tantos riscos de lesões como no caso da musculação e da corrida.

8. Reforça o sistema imunológico

Alguns exercícios de yoga têm a funcionalidade de ativar a glândula timo, responsável pela fabricação de glóbulos brancos e cujo funcionamento vai diminuindo à medida que ficamos mais velhos. Com a estimulação dessa glândula, o sistema imunológico ganha um reforço significativo para combater doenças e infecções bem comuns na terceira idade.

Mas antes de levar seu parente idoso para se matricular nas aulas de yoga, você precisa consultar o geriatra dele. Explique que você sabe dos benefícios dessa atividade para idosos e que o seu parente mais velho demonstrou interesse em praticar o exercício. Peça orientação sobre o número de aulas que a pessoa pode fazer por semana e quantos minutos são recomendados para alguém da idade dela.

Gostou de nosso post sobre os benefícios da yoga para idosos? Então, que tal descobrir por que é importante incentivar a leitura para idosos? Boa leitura!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo