0

As camas hospitalares são de grande utilidade para o tratamento de enfermos em hospitais, postos de saúde ou para internação domiciliar. Por isso, ter uma cama hospitalar em casa facilita o atendimento e acelera o processo de recuperação da saúde do paciente. 

Assim, esse móvel foi projetado especialmente para oferecer segurança, conforto e comodidade. Tais fatores são imprescindíveis à evolução do tratamento, principalmente em pessoas idosas, cujas limitações exigem cuidado especial.

Tendo isso em vista, convém conhecer os benefícios de ter uma cama articulada em casa. Continue lendo e entenda a importância desse utensílio tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, cuidadores ou familiar responsável. Acompanhe! 

Saiba quando uma cama hospitalar é necessária 

Em alguns casos especiais, pode ser recomendável a internação domiciliar. Mediante a influência do ambiente na evolução do tratamento, essa recomendação médica objetiva facilitar esse processo ao manter o paciente mais próximo dos familiares. Dependendo da condição clínica do paciente, o tratamento pode ser feito em casa, com mais comodidade, conforto e bem-estar. Nessas circunstâncias, o uso da cama hospitalar em casa é essencial, já que ela favorece a recuperação da saúde em diferentes aspectos.

Outro ponto importante é em relação à redução dos riscos de contaminação no ambiente hospitalar. Às vezes, idosos ou pessoas com a imunidade fragilizada precisam permanecer semanas, meses ou até anos em tratamento. Por isso, os médicos preferem dar sequência às terapias em domicílio.

Entretanto, antes de comprar esse móvel, convém considerar alguns aspectos, como a idade, o perfil e a condição clínica do paciente. Verifique esses detalhes e veja se o equipamento será adequado às necessidades do utilizador.

Fatores como a indicação de uso, o peso da pessoa, a presença de feridas na pele ou a propensão a alergias não podem ser ignorados. Uma análise criteriosa é fundamental para fazer a escolha da cama — e do tipo de colchão mais adequado —, a fim de assegurar mais conforto e qualidade de vida ao paciente.

Entenda como ajustar a cama para oferecer mais conforto ao paciente

Para garantir mais conforto ao paciente, recomenda-se ajustar algumas medidas para usufruir das vantagens proporcionadas pela cama hospitalar em casa. A maioria dos modelos de camas hospitalares permite diferentes ajustes, assim como a adaptação do equipamento conforme as atividades de rotina do paciente. A melhor acomodação favorece o trabalho do cuidador, além de deixar o paciente mais tranquilo e seguro enquanto estiver de repouso.

De acordo com o modelo da cama, esses ajustes podem ser executados com facilidade, por meio de botões, controle remoto ou manivelas. Fazer ajustes adequados nas camas articuladas pode facilitar o seu uso no ambiente domiciliar.

Veja onde ajustar a cama hospitalar em casa para desfrutar seus benefícios:

  • altura nas grades de proteção laterais;

  • personalização na extensão da cama;

  • remoção de grades laterais;

  • apoio das pernas e dos pés;

  • ajuste de cabeceira;

  • inclinação lateral;

  • altura do estrado;

  • apoio das costas.

Confira as vantagens de ter uma cama hospitalar em casa

Assegurar condições para que o paciente desfrute os mesmos cuidados que teria em um ambiente de hospital é imprescindível à rapidez da recuperação. Por isso, além de ser um recurso que oferece vários posicionamentos ao paciente, convém conhecer outros benefícios de ter uma cama hospitalar em casa. Confira! 

Facilita as atividades de rotina

Especialmente para pessoas com mobilidade reduzida ou pacientes idosos, ter essa opção é fundamental para facilitar a rotina diária. Usar esse recurso possibilita adaptar a posição da cama conforme as necessidades do paciente. Pode-se ajustar a cabeça do paciente na hora das medicações ou refeições, melhorar a posição para leitura ou assistir TV, além de favorecer os movimentos respiratórios e reduzir problemas de refluxo e circulação dos membros inferiores.

Garante maior proteção contra quedas

Um dos maiores problemas da idade avançada é o risco de quedas e fraturas. Evitar que o idoso se desloque de forma acidental da cama articulada é essencial à segurança. Assim, a adição de trilhos laterais ou mesmo de grades de proteção torna-se uma grande vantagem. Isso assegura o suporte necessário ao paciente na hora de subir ou descer da cama. Outra vantagem é que o idoso fica muito mais seguro no período de repouso ou à noite.

Reduz o risco de lesões

Como esse tipo de cama oferece diversos níveis de regulagem, ela possibilita que o paciente consiga permanecer exatamente na posição recomendada pelo médico. Isso promove uma melhor recuperação, bem como evita riscos de lesões por pressão ou problemas na coluna vertebral. Assim, utilizar a cama hospitalar em casa assegura muitos benefícios, pois não é preciso movimentar muito o idoso e, com isso, não forçar as articulações dele.

Favorece o trabalho do cuidador

Ter a possibilidade de aumentar ou diminuir a altura total da cama articulada oferece ao cuidador de idosos maior agilidade durante a execução das tarefas. Além disso, para os pacientes acamados e com limitações para se sentar em uma determinada posição, poder ajustar a cama à altura desejada auxilia muito o processo de cuidar. 

Em termos de ergonomia, o ato de elevar a cama a uma altura mais favorável — e confortável para trabalhar — também alivia as dores nas costas em tarefas como o banho do idoso, por exemplo.

Facilita a higienização 

Todos os pacientes em tratamento domiciliar exigem um cuidado muito especial no que se refere à higiene do quarto e dos objetos de uso. Priorizar a desinfecção de todos os utensílios e móveis utilizados é importantíssimo para evitar a contaminação por germes. Assim, a estrutura da cama hospitalar foi projetada em material — geralmente em aço — para permitir o processo de higienização mais facilmente.

Reduz o custo de internação

Dependendo da condição e do quadro clínico do paciente, a equipe médica faz a opção pelo tratamento no próprio domicílio. Além de evitar a exposição às infecções provocadas por vírus e bactérias comumente presentes no ambiente hospitalar, há a chance de reduzir os custos da internação.

Favorece o atendimento da equipe multidisciplinar

Facilitar o atendimento da equipe multidisciplinar de saúde é outro aspecto fundamental que justifica o investimento em uma cama hospitalar em casa. Ao posicionar a cama hospitalar de maneira mais adequada, a rotina torna-se mais tranquila para administrar medicamentos, fazer fisioterapia ou outros procedimentos necessários.

Percebe-se, por fim, que a evolução da ciência atrelada à tecnologia possibilita o desenvolvimento de aparatos médicos eficazes e confortáveis. Assim, a opção pela cama hospitalar em casa torna-se um grande diferencial para a evolução do tratamento — sobretudo para o idoso — no conforto e no aconchego do lar.

Gostou deste artigo? Então, entre em contato conosco e conheça a cama hospitalar da Guardiões de Vidas!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo