Contratar cuidador de idoso e serviço de home care: veja as diferenças!

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Embora sejam bem diferentes, ainda existem muitas dúvidas quando chega o momento de decidir entre contratar cuidador de idoso ou serviço de home care. E não é para menos, pois são diversos os detalhes que diferenciam os dois tipos de serviços e, para não errar na escolha, é fundamental conhecer as características de cada um.

Um dos primeiros fatores a ser levado em conta é a necessidade do paciente. Por isso, uma boa conversa com o corpo médico que o está atendendo é de vital importância nesse momento. Porém, mesmo que se receba a indicação do serviço mais recomendado, é preciso levar em conta, também, outros fatores, como a disponibilidade familiar, financeira e presencial.

Pesando em tudo isso, elaboramos este post no qual serão descritos os dois serviços e as principais diferenças entre contratar cuidador de idoso e serviço de home care serão destacadas para facilitar a sua tomada de decisão. Vamos conferir?

O que faz o home care?

O serviço de home care não substitui a internação hospitalar, mas humaniza o tratamento de pacientes que ainda precisam de cuidados especiais e que podem ser aplicados em casa, como a administração de medicamentos via endovenosa, exercícios especializados, como fisioterapia e fonoaudiologia, coleta de exames e análises periódicos, entre outros atendimentos que precisam necessariamente ser realizados por profissionais com formação específica.

O serviço de home care, em casos de pacientes mais graves, também pode fornecer equipamentos hospitalares, como gastrotomia e traqueostomia. Além disso, também disponibiliza serviços de enfermagem especializada 24 horas por dia, geralmente necessária quando há internação domiciliar.

O que faz o cuidador de idosos?

Contratar cuidador de idoso pode até ser um cuidado adicional ao paciente em internação domiciliar, já que esse profissional cuida da higiene pessoal, auxilia na alimentação e na administração da agenda de medicações via oral, mantém o ambiente adequado para a permanência do paciente e, ainda, o acompanha em deslocamentos e visitas ao médico, com o objetivo de receber as instruções sobre os cuidados necessários.

Embora existam cursos de especialização para os cuidadores de idosos, esse profissional é categorizado como doméstico e não é habilitado para a realização de procedimentos médicos, como aqueles que compõem uma equipe de atendimento no serviço de home care. Sua função é exclusivamente cuidar do bem-estar do paciente como um familiar faria.

Quais as diferenças entre contratar cuidador de idoso e serviço de home care?

Como já foi mencionado, o cuidador de idoso não realiza procedimentos médicos e nem cuidados de enfermagem. Ele não está habilitado, por exemplo, a aplicar um medicamento por via endovenosa, como um enfermeiro faria. Veja, a seguir, as principais diferenças entre os dois tipos de serviço.

Cuidados médicos básicos

Ao contrário do cuidador de idosos, o serviço de home care está habilitado para prestação de serviços médicos básicos, como fisioterapia, fonoaudiologia, acompanhamento psicológico especializado, coleta de exames, entre outros.

Enquanto a responsabilidade do cuidador de idoso é a de acompanhar e apoiar o paciente. Além disso, certificar-se de que o profissional que está realizando os procedimentos têm tudo o que precisa no ambiente e o paciente seguiu as instruções de alimentação e higiene necessárias para a cuidado que está recebendo.

Por exemplo, na necessidade de um exame de sangue com coleta domiciliar e jejum de 12 horas, o cuidador se certifica de que a privação do alimento esteja sendo feita dentro do período necessário para o exame, e o enfermeiro ou auxiliar da equipe de home care faz a coleta do sangue.

Qual a formação profissional?

Os profissionais que compõem uma equipe de home care têm formação técnica ou universitária em áreas relacionadas à saúde e às ciências médicas. São médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem ou radiologia, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. Todos devidamente registros nos órgãos competentes, como o COREM (Conselho Regional de Enfermagem) e CRM (Conselho Regional de Medicina).

Por outro lado, para ser cuidador de idoso, basta que se tenha o ensino fundamental completo, ser maior de 18 anos e tenha frequentado um curso de especialização na área, reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Manipulação de medicamentos

As diferenças entre contratar cuidador de idoso e serviço de home care para manipulação de medicamentos estão na forma como esses medicamentos precisam ser dados ao paciente. Por exemplo, medicações via oral, desde que seguindo as orientações médicas, podem ser oferecidas por cuidadores. Já os medicamentos aplicados via endovenosa e intramuscular precisam ser manipulados por profissionais de enfermagem com registro.

Foco dos cuidados

O foco do cuidador de idosos está no bem-estar do paciente em questões relacionadas à higiene pessoal, alimentação de acordo com a dieta prescrita, ao cumprimento de orientações médicas mais simples, como banhos de sol e horários de medicações. Já o foco do home care é em cuidados médicos específicos, como a prescrição de dietas, medicamentos, procedimentos, a realização de exames, exercícios especializados etc.

Período de atuação

O período de atuação dos profissionais de home care depende da função que desempenham. Por exemplo, um fisioterapeuta só estará presente durante as sessões de exercícios, enquanto um enfermeiro poderá ser necessário 24 horas por dia, 7 dias na semana, havendo a necessidade de escala de revezamento de plantões.

O cuidador de idoso, como qualquer outro trabalhador doméstico, tem a sua carga horária determinada pela legislação vigente para a categoria. Ele também pode acompanhar o paciente durante 24 horas por dia e poderá ser contratado por hora ou por diária, porém desempenhando funções diferentes das realizadas pelo serviço de home care. Também se deve ter atenção aos adicionais a que esse profissional tem direito.

Existem empresas especializadas nesses tipos de serviços e profissionais. Elas se responsabilizam pela gestão dos plantões e pelo fornecimento do profissional ou serviço mais adequado para cada situação. Por isso, na hora de contratar cuidador de idoso ou serviço de home care, não deixe de consultar uma empresa capacitada para ajudá-lo nisso.

Agora que você já entende a diferença entre contratar cuidador de idoso e serviço de home care, faça uma visita ao site dos Guardiões de Vidas e veja como podemos ajudá-lo!

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.

Ligue já e solicite seu orçamento

Temos certeza que podemos lhe ajudar, por gentileza entre em contato.

Possuimos uma ampla experiência com cuidadores de idosos em domicílio. Focada no gerenciamento de profissionais cuidadores e na saúde da pessoa assistida, nos tornamos referência no que fazemos.

Copyright ©2021 – GUARDIOES DE VIDAS ASSITENCIA A SAUDE LTDA – CNPJ: 01.866.035/0001-70
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Denis Almeida