As 8 vantagens da fisioterapia em casa

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Praticar exercícios físicos é importante em qualquer fase da vida, mas é na terceira idade que eles se tornam essenciais para que haja mais qualidade de vida. É nessa fase que muitas tarefas rotineiras podem se tornar difíceis de se realizar, então a fisioterapia entra como uma grande aliada na vida do idoso.

Diante disso, a fisioterapia em casa surge como uma solução na vida de famílias que querem proporcionar um envelhecimento saudável para uma pessoa da terceira idade, proporcionando mais conforto e praticidade.

Quer conhecer mais 8 vantagens de apostar na fisioterapia em casa? Então é só conferir as dicas que listamos neste post. Acompanhe!

Benefícios de se contar com a fisioterapia em casa

1. Maior comodidade na locomoção

Na terceira idade, muitas funções do corpo ficam mais comprometidas, como é o caso da capacidade muscular. Isso quer dizer que o simples ato de se locomover de casa até uma clínica pode ser muito cansativo e desgastante. Contando que a fisioterapia pode ser realizada mais de uma vez durante a semana, fica ainda mais exaustivo para o idoso manter uma rotina assim. Nesse caso, a fisioterapia em casa é uma ótima alternativa, já que não existe a preocupação com deslocamento, cansaço, estresse e indisposição.

2. Maior flexibilidade de horários

Outra preocupação recorrente entre as famílias que cuidam de pessoas idosas é dispor de indivíduos que possam acompanhar algumas atividades de perto. Para se locomover até uma clínica de fisioterapia, uma pessoa na terceira idade precisa de um acompanhante. 

Poder contar com um fisioterapeuta em casa permite uma maior flexibilidade de horários, já que é possível marcar as sessões quando for melhor para a família. Além disso, é muito mais fácil remanejar horários, desmarcar e reagendar, pois não se depende de um espaço físico e da presença de outras pessoas.

3. Mais acolhimento e segurança emocional

Muitas vezes não percebemos, mas uma pessoa da terceira idade pode se sentir constrangida de não conseguir realizar tarefas que sempre foram simples para ela. Maior que o constrangimento, é a segurança emocional, que fica abalada e pode até mesmo se transformar em uma depressão.

Fazer a fisioterapia em casa traz mais acolhimento e segurança emocional já que existe maior proximidade com pessoas da família e menos exposição diante de desconhecidos. Essa segurança beneficia até mesmo o tratamento, que é executado com mais concentração e menos distrações e preocupações com o ambiente.

4. Mais possibilidades para as limitações

Os idosos que sofrem de limitações impostas por doenças, como o Alzheimer, derrames ou qualquer outro problema que os deixem acamados, enfrentam mais dificuldade para conseguir realizar a fisioterapia com regularidade. O acompanhamento em casa é uma ótima forma de dar a oportunidade para essas pessoas se recuperarem com mais facilidade e ter acesso a mais qualidade de vida, já que as atividades podem ser feitas com a adaptação que o idoso precisa.

5. Uma preparação antes das atividades em grupo

Mesmo sendo muito confortável para o idoso permanecer em casa, as atividades em grupo são extremamente importantes para recuperar a vida social, pois ajudam a manter as capacidades cognitivas funcionando e evitam que o idoso fique isolado e deprimido.

Antes de partir para esse tipo de atividade, é interessante que haja um preparo para que o idoso sinta-se mais confiante e até mesmo para que ele fortaleça o corpo, a mente e a autoestima, aproveitando melhor a interação com outras pessoas da mesma idade.

6. Atendimento personalizado e mais resultados

Os exercícios físicos em clínicas costumam acontecer em grupo e quando são feitas de forma particular podem custar muito caro. Assim, é inegável que cada idoso acabe recebendo somente uma parcela de atenção, já que é preciso dividir o tempo com outras pessoas. Ter o fisioterapeuta em casa ajuda a evitar despesas com locomoção e ainda garante que o paciente será tratado com uma atenção exclusiva, focando em suas necessidades e trabalhando mais profundamente suas dificuldades.

Isso, sem dúvidas, colabora para que haja uma recuperação mais acelerada, já que os treinos acabam por ser melhor executados, sem erros e com maior comprometimento. Isso é muito benéfico para idosos que possuem doenças crônicas mais graves e necessitam de um acompanhamento obrigatório para manter o bem-estar.

7. Menor risco de contrair infecções 

Como você deve saber, as pessoas de idade mais avançada possuem um sistema imunológico mais suscetível, o que abre a oportunidade para que vírus e bactérias causem problemas, como infecções. Uma das melhores maneiras de prevenir esse tipo de problema é mantendo uma boa alimentação e praticando exercícios físicos. 

A verdade é que, mesmo se protegendo, hora ou outra um resfriado pode aparecer. Nesse caso, a fisioterapia em casa é ótima para manter o idoso protegido e colaborar com a sua recuperação. Ela também serve como uma prevenção para pessoas que sofrem de algum problema que deixa o sistema imunológico ainda mais sensível. 

8. Mais independência para o idoso

Manter a autonomia na terceira idade é muito importante, mesmo que seja uma tarefa difícil. Perder a capacidade de fazer coisas simples é algo muito impactante, que pode ser evitada quando organizamos uma rotina confortável e segura. Dependendo do nível de capacidade cognitiva dessa pessoa, é possível deixar que ela decida os dias e horários que quer realizar as atividades, já que não existem muitos riscos envolvidos. 

Não é necessário ter uma pessoa da família a acompanhando o tempo todo, e ela mesma pode organizar sua rotina e suas preferências. Além disso, com o passar do tempo, o idoso vai sentir os benefícios da fisioterapia, que garantem mais disposição e flexibilidade, ajuda na recuperação de lesões e doenças e previne muitas outras.

Viu só como a fisioterapia em casa pode ser muito benéfica para uma pessoa da terceira idade? São inúmeras vantagens que garantem mais conforto, qualidade de vida e saúde. Isso faz toda a diferença na rotina dessas pessoas, que se tornam mais seguras e ativas, proporcionando um envelhecimento saudável e oferecendo mais felicidade para toda a família.

Se você está em busca de um fisioterapeuta, cuidador ou nutricionista para uma pessoa da terceira idade, conheça o trabalho dos Guardiões de Vidas.

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.

Ligue já e solicite seu orçamento

Temos certeza que podemos lhe ajudar, por gentileza entre em contato.

Possuimos uma ampla experiência com cuidadores de idosos em domicílio. Focada no gerenciamento de profissionais cuidadores e na saúde da pessoa assistida, nos tornamos referência no que fazemos.

Copyright ©2021 – GUARDIOES DE VIDAS ASSITENCIA A SAUDE LTDA – CNPJ: 01.866.035/0001-70
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Denis Almeida