0

Diretamente relacionado ao bem estar, o turismo traz diversos benefícios para a saúde: além de tranquilizar a mente, estimular a sociabilidade e a independência do indivíduo, viajar nos permite vivenciar momentos que ficam na memória e que, de quebra, se tornam um impulso para já planejar o próximo destino. 

As vantagens podem ser aplicadas em qualquer etapa de nossas vidas, entretanto, o planejamento deve ser diferente para cada idade. Enquanto na maioria das vezes, o público mais jovem se planeja para para conciliar as datas da viagem com as férias do trabalho, os idosos querem aproveitar o tempo livre da aposentadoria e devem priorizar destinos que estejam adequados às suas necessidades, orçamento e expectativas.

Neste artigo, vamos apresentar tendências do turismo na terceira idade, como escolher os melhores roteiros e dicas para um planejamento funcional. Continue com a gente!

Turismo na terceira idade é tendência

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, mais pessoas buscam pelo turismo na terceira idade, e dados comprovam esta tendência. Um levantamento feito pelo Booking.com, que falou com mais de 20 mil viajantes de 29 países descobriu que aproximadamente 77% dos viajantes brasileiros com mais de 65 anos acreditam que viajar é a melhor maneira de aproveitar o tempo livre da aposentadoria.

Adicional à aposentadoria e maior flexibilidade na agenda do idoso, as viagens trazem benefícios para o corpo e para a mente e ajudam no combate à doenças que se tornam mais comuns com o passar dos anos. Viajar faz com que o nosso corpo produza uma série de hormônios ligados à felicidade como a Endorfina, produzida quando fazemos planos, praticamos exercícios e damos risadas, por exemplo; a Serotonina, que se manifesta quando somos positivos e ficamos expostos à luz solar; e a Dopamina, liberada quando criamos uma meta e a atingimos. 

Diante de tantos benefícios, não há dúvidas de que as viagens são altamente recomendadas e a idade não deve ser um impedimento. Mas é importante atentar-se para as funções físicas e cognitivas apresentadas pelo idoso: se estas estiverem em boas condições e todos as consultas médicas estiverem em dia, é só fazer as malas!

Como comentamos no início deste artigo, viajar exige um planejamento diferente em cada idade e pode incluir destinos diferentes, de forma que atendam melhor às necessidades das pessoas que estão na terceira idade.

Como escolher o destino ideal?

Os destinos de viagem para idosos são muitos e atendem à todos os gostos e estilos, seja na praia ou no campo, aproveitando o frio ou calor, e pode durar meses ou apenas alguns dias – tudo vai depender da disposição, expectativa e objetivo dele com a viagem. 

Aqui no blog, citamos neste artigo alguns dos destinos mais procurados pela terceira idade, que incluem lugares pelo Brasil que valem a pena ser explorados e são ideais para pessoas na melhor idade. Dentre várias opções, alguns pontos devem ser considerados para que a escolha do destino seja feita da maneira mais assertiva possível:

 

Tempo de estadia

Para que a viagem seja bem aproveitada, alguns destinos exigem uma permanência de mais tempo no local, muitas vezes pela distância ou até mesmo pelo número de atrações disponíveis no lugar escolhido. Nestes dois casos, reservar alguns dias além de um final de semana pode ser uma boa saída, assim os passeios podem ser aproveitados com calma.

 

Preferência climática

Apesar de épocas do ano nos ajudarem a escolher a estação em que vamos viajar, alguns lugares possuem temperaturas mais extremas e que, se não consideradas, podem comprometer alguns dos roteiros. É importante entender quais as melhores condições climáticas para visitar o destino desejado e comparar a temperatura durante os meses, assim nenhuma chuva ou sol em excesso prejudicam os passeios ou até mesmo a saúde do idoso.

Quantidade de pessoas

Outro ponto que deve-se levar em conta na escolha do lugar é o número de viajantes. Será uma viagem de grupo ou de casal? Entre familiares ou amigos? Tudo isso poderá ser um fator na hora de definir o destino: um lugar mais reservado para curtir momentos à dois, passeios em grupos para conhecer gente nova, ou até mesmo lugares para relembrar bons momentos vividos em família.

Planejamento 

A definição do destino é a primeira parte de uma viagem, depois que esta etapa foi concluída, chegou a hora de planejar. Inclusive, nesta etapa, os benefícios do turismo para a terceira idade já são trabalhados afinal, a criatividade e a imaginação são fontes necessárias para um planejamento de sucesso. Para que tudo corra bem nesta etapa, vale lembrar de alguns itens essenciais:

Antes da viagem

  • Verifique se todos as documentações necessárias para a viagem estão em dia;
  • Se a viagem for de carro, lembre-se de fazer uma revisão no automóvel e estude a rota que será feita antes de sair de casa;
  • Se for de avião ou ônibus, confirme o local de partida e documentos que serão necessários no momento do check-in;
  • Confirme a reserva no local onde ficará hospedado um dia antes;
  • Compartilhe o roteiro com pessoas de sua confiança
  • Caso o idoso tenha alguma restrição médica, leve consigo uma cópia dos exames ou recomendações caso seja necessário;

Durante a viagem

  • Cuidado com seus pertences. Tente levar apenas uma bolsa/mochila pequena apenas com o que é essencial para o passeio do dia. No caso de documentos e dinheiro, uma doleira é uma opção segura;
  • Tire fotos! Lembre-se de registrar os momentos para que possa compartilhar com as pessoas que ficaram e também, guardar uma lembrança da sua aventura;
  • Use roupas e calçados confortáveis – muitos passeios exigem uma caminhada e isso pode se tornar mais complicado caso a roupa não seja adequada ou o sapato esteja incomodando;
  • Hidrate-se e não deixe de se alimentar. Uma boa ideia é ter sempre em mãos uma garrafa térmica e algumas frutas ou cereais no caso de passeios mais longos com poucas paradas para comer

Agora que você já sabe os principais pontos para um planejamento de viagem funcional é só aproveitar e se preparar para o próximo destino! Tem algum lugar que você já foi e quer recomendar? Compartilhe com a gente a sua experiência!

 

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo