0

Quem convive com uma pessoa idosa dentro de casa já cogitou, ao menos uma vez, contratar um cuidador, para proporcionar um atendimento domiciliar ao idoso. Ao contrário do que alguns ainda acreditam, contratar um profissional para acompanhar uma pessoa da terceira idade não é descaso e muito menos abandono.

Muito pelo contrário, oferecer um atendimento domiciliar ao idoso é uma forma de carinho e cuidado, garantindo que ele receberá os melhores cuidados, vindos de um profissional qualificado para aquilo que se propõe a fazer.

Mas, antes de tomar essa decisão, é preciso conhecer os benefícios de optar por esse serviço, não é mesmo? Por isso, nós explicamos tudo sobre o assunto no post a seguir! Confira!

A rotina regrada de um idoso

Muitos são os cuidados que envolvem a rotina de um idoso e cada um deles é essencial para proporcionar saúde, segurança e qualidade de vida.

Mas a realidade é que nem sempre existe alguém disponível para garantir que todos esses cuidados serão executados da melhor forma possível. Vamos ver alguns cuidados que integram essa rotina.

Cuidados com a medicação

A grande maioria dos idosos precisa tomar algum tipo de medicação com regularidade, seja para evitar problemas de saúde ou para tratar questões já existentes. Essa medicação precisa ser tomada corretamente e em horário adequado, para que faça o efeito esperado.

Negligenciar horários e dosagens pode colocar a vida de uma pessoa idosa em risco, agravando doenças ou colaborando para que outras surjam.

Acompanhamento em consultas

Um idoso precisa comparecer a consultas médicas com regularidade, principalmente quando realizam algum tipo de tratamento. As consultas precisam ser acompanhadas de um responsável pois o idoso pode não ser capaz de prestar a atenção em todas as orientações médicas.

A família, no entanto, nem sempre pode abandonar compromissos de trabalho para comparecer nas consultas. O cuidador de idosos surge como um braço importantíssimo, capaz de fazer esse acompanhamento com profissionalismo e eficiência.

Atenção com a alimentação

A alimentação de um idoso não ocorre da mesma maneira que em pessoas mais jovens. A ausência de alguns dentes dificulta muito a deglutição, fazendo com que os alimentos não sejam bem mastigados, ocasionando engasgos.

Os alimentos precisam ser preparados corretamente, na consistência e tamanho adequado. O idoso precisa ser acompanhado durante a refeição, para que ele não aspire a comida pelo nariz e não se engasgue.

Cuidados com a higiene pessoal

Naturalmente, uma pessoa da terceira ou quarta idade sentirá dificuldades na hora de realizar a própria higiene, principalmente quando estão acamados. É necessário acompanhar essa pessoa de perto, para auxiliar na hora do banho, troca de roupa e de fraldas.

O banho, inclusive, é um momento onde o idoso pode cair e se machucar, graças ao piso molhado e aos produtos escorregadios. Contar com um cuidador nesse momento, além das adaptações necessárias, é essencial para garantir a segurança.

Companhia de pessoas queridas

Além de todas as questões físicas, o idoso lida também com as emocionais. Ver as limitações do corpo, a partida de amigos, o distanciamento dos familiares e a falta de autonomia são alguns pontos que trazem a solidão.

Com a presença de um cuidador, o idoso desenvolve suas funções cognitivas, melhora a autoestima e já não enfrenta a solidão como antes, encontrando nesse profissional um grande amigo.

As características do cuidador

Ao procurar por um cuidador de idosos, é natural buscar por alguém que tenha a mesma empatia que a família e garanta muito carinho ao paciente.

Para encontrar o profissional ideal, além de procurar por uma empresa qualificada, experiente e influente no mercado, é preciso conversar com o profissional e procurar por algumas características essenciais nessa profissão.

Por isso, nós reunimos as características mais marcantes em um cuidador de idosos qualificado, para que você fique mais familiarizado. Veja só!

Tolerância e paciência

Todos sabemos como cuidar de um idoso pode ser desafiador. Alguns não querem comer, não gostam de tomar banho, não querem ir ao médico ou tomar sua medicação na hora adequada. É preciso ser paciente, entender a condição dessa pessoa e saber contornar a situação da melhor maneira, sem causar agitação e estresse.

Responsabilidade

A responsabilidade é, sem dúvidas, uma das maiores qualidades de um cuidador. Ele está se comprometendo com a vida e bem-estar de uma pessoa que depende muito dele. Além disso, existe a manipulação de medicamentos, banhos e outras rotinas que necessitam de 100% de atenção.

Apresentação

Um cuidador precisa se atentar em relação à forma como se veste, sempre de forma profissional e segura para o idoso. Acessórios como brincos, relógios e correntes podem machucar o idoso na hora de realizar alguma atividade, portanto, em exagero devem ser evitados.

Atenção

O ideal é que o cuidador de idosos seja capaz de identificar possíveis mudanças na rotina do idoso, de forma a identificar doenças e problemas de saúde, além de poder oferecer cuidados de primeiros socorros, se for necessário.

Esse olho clínico só é desenvolvido através da capacitação do profissional, que pode ter conhecimentos adquiridos em cursos focados no cuidado com o idoso e até formação em enfermagem.

Pontualidade

Um idoso precisa ser acompanhado 24 horas por dia e, inclusive, durante suas horas de sono. Portanto, se o cuidador não dorme na residência onde o idoso mora, é imprescindível que ele seja pontual e esteja de prontidão assim que seu trabalho tiver início.

O atendimento domiciliar ao idoso não fica apenas no cuidador, afinal, é quase impossível encontrar um profissional que atenda todas as qualidades que o idoso precisa. No plano alimentar, por exemplo, é necessário procurar por um nutricionista que indique as refeições adequadas.

O fisioterapeuta é outro exemplo de profissional que auxilia o idoso na recuperação de doenças, lesões e até mesmo nas atividades físicas. 

Na Guardiões de Vidas Home-Care, você vai encontrar uma equipe multiprofissional, capacitada para atender as necessidades do idoso em todas as esferas.

O atendimento é personalizado, de acordo com as características de cada família. Contamos com enfermeiros de plantão e fazemos o gerenciamento completo da rotina do idoso. Entre em contato e tire suas dúvidas!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo