Como um cuidador de idosos pode ajudar no isolamento social?

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O isolamento social na terceira idade é um problema que afeta a saúde física e emocional desses indivíduos. Além disso, contribui para que o idoso não tenha motivação para sair de casa, higienizar-se sozinho, entre outros comportamentos.

Por isso, é essencial descobrir as causas desse mal, propor medidas para amenizar ou evitar a exacerbação desse problema, procurar ajuda sempre que necessário e acompanhar a evolução do tratamento.

Quer saber mais sobre isolamento social nos idosos? Então, não deixe de ler nosso post de hoje!

Afinal, o que é o isolamento social?

Trata-se do afastamento do idoso aos encontros familiares e de amigos por desinteresse, questões depressivas advindas da viuvez, aposentadoria, falta de recursos financeiros e dificuldade para socializar nessa nova etapa da vida.

Muitos indivíduos se isolam de conhecidos e entes próximos, pois constroem uma teoria de que os outros não têm tempo disponível para conversar com idosos, ou paciência para lidar com as questões da velhice.

Com isso, eles passam a maior parte do tempo em suas residências, sem qualquer atividade prazerosa, impactando em outras questões da vida cotidiana, como desinteresse para sair da cama, tomar banho ou conviver com os familiares.

Quais são as medidas preventivas?

Para combater o isolamento social é essencial ficar atento às mudanças do comportamento provenientes das alterações de vida que acontecem na velhice. Em geral, pessoas que se tornaram aposentadas recentemente, que perderam seus cônjuges ou estão vivendo a “síndrome do ninho vazio” (sensação de solidão após a saída dos filhos de casa) podem desenvolver o problema.

Nessas situações, é preciso incentivar os idosos com atividades que estimulam a capacidade cognitiva bem como ações que movimentam o corpo e trazem vitalidade, como pilates, natação, hidroginástica etc.

Também é fundamental acompanhar a rotina daqueles que foram diagnosticados com doenças complexas como o câncer, pois eles tendem a se afastar por não estarem preparados para expor essa situação.

A importância do apoio profissional 

Uma vez que o isolamento social já se implantou e as medidas utilizadas não foram suficientes para melhorar essa situação, muitos familiares têm optado pela contratação de um cuidador de idosos.

Esse profissional, além de acompanhar os cuidados básicos e medicamentosos conforme o nível de dependência do paciente, são excelentes companhias para aqueles que necessitam de uma conversa acolhedora para amenizar as aflições da vida.

Além disso, a partir das informações dadas pela família, é possível traçar planos de execução gradativa para amenizar o isolamento social e sair desse processo que só tende a adoecer ainda mais os idosos.

Outro ponto fundamental é considerar os desejos e vontades desses indivíduos para não causar resistência aos planos propostos. E trabalhar sempre para instituir “pequenos prazeres” ao longo do dia como o intuito de melhora o humor e a vontade de viver desses pacientes.

Sendo assim, caso a família opte por cuidadores de idosos é essencial buscar referências pessoais confiáveis, observe a relação estabelecida entre eles e avalie sobre a possibilidade de mantê-los no ambiente residencial ou remunerá-los por hora trabalhada.

Existem empresas, como a Guardiões de Vidas, que selecionam cuidadores de idosos conforme a demanda clínica e psicológica desejada, acompanham todo o processo de adaptação com o intuito de proporcionar a melhor experiência para o paciente e sua família, além de oferecer outros serviços geriátricos.

O isolamento social é um problema que afeta idosos que estão passando por questões complexas no âmbito familiar, financeiro e emocional e, por isso, tendem a se afastar do convívio com todos. Dessa forma é essencial ter ações preventivas contar com a ajuda de um cuidador profissional para traçar estratégias mais eficientes e motivar a autoestima.

Se quiser saber mais sobre a atuação dos cuidadores e como funciona o serviço do Guardiões de Vidas, entre em contato conosco!

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.

Ligue já e solicite seu orçamento

Temos certeza que podemos lhe ajudar, por gentileza entre em contato.

Possuimos uma ampla experiência com cuidadores de idosos em domicílio. Focada no gerenciamento de profissionais cuidadores e na saúde da pessoa assistida, nos tornamos referência no que fazemos.

Copyright ©2021 – GUARDIOES DE VIDAS ASSITENCIA A SAUDE LTDA – CNPJ: 01.866.035/0001-70
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Denis Almeida