0

Autoestima é a forma como uma pessoa se vê, se percebe. É o que ela sente em relação a si. Embora seja construída em sua maior parte durante a infância, ela influencia em todas as fases da vida e, por isso, a autoestima do idoso pode determinar a sua qualidade de vida.

Uma pessoa envelhece carregando em si todas as lembranças, capacidades, relações, sentimentos e emoções vividos e construídos ao longo de sua existência. À medida que o processo de envelhecimento provoca a perda de algumas dessas coisas tão importantes, a autoestima do idoso tende a diminuir.

Mas existem meios de evitar que isso ocorra, ou ao menos, amenizar os impactos do envelhecimento na autoestima do idoso. Pensando nisso, elaboramos este post para ajudá-lo a entender como isso poderá ser feito.  

Como manter a autoestima do idoso em alta?

Um envelhecimento saudável requer muito mais do que somente o cuidado com a saúde física. É preciso ter em mente que a saúde mental fará toda a diferença na forma como o ser humano lidará com as limitações que a idade avançada pode trazer. A autoestima é uma parte fundamental na missão de manter a boa saúde do idoso. Por isso, é importante estar atento a algumas questões do dia a dia que o ajudarão a mantê-la sempre elevada. Confira algumas delas a seguir!

1. Mantenha o idoso próximo à família

O contato com familiares, amigos e pessoas queridas é fundamental, pois ajuda o idoso a se sentir importante e amado. Principalmente se quem estiver por perto gostar de ouvi-lo, de aprender com ele e de estimular suas boas recordações. Para o idoso, transmitir suas experiências de vida contado suas histórias faz com que ele se sinta útil, além de dar a sensação de que viver valeu a pena, de que a vida foi bem aproveitada. 

2. Estimule-o a fazer atividades físicas

São inúmeros os tipos de atividades físicas que ajudam na autoestima do idoso, principalmente aquelas que promovem o convívio social e o contato com a natureza. Yoga, dança, caminhadas ao ar livre, hidroginástica, entre outras atividades são alguns exemplos de como estimular o idoso a se movimentar, além, é claro das sessões de fisioterapia preventiva.

3. Entenda quais tarefas o idoso gosta de realizar

É muito importante que o idoso tenha o que fazer. Por isso, preste atenção às coisas que ele sempre fez durante a vida e que o deixavam feliz e tente resgatar nele o desejo de continuar fazendo tais atividades.

Por exemplo, se o idoso está aposentando, ele pode continuar realizando a sua atividade mesmo que de forma não remunerada, em ONGs e programas de voluntariado. Ou ainda, certos hobbies podem ser mantidos e até mesmo incrementados, já que o idoso terá mais tempo para se dedicar a eles.

4. Delegue ao idoso funções e responsabilidades

Identificadas as tarefas que o idoso gosta de realizar, delegue responsabilidades para que ele se sinta útil e importante. Cuidar do jardim, ajudar o netinho na lição de casa, fazer aquele bolo delicioso e famoso na família inteira são exemplos do que pode ser delegado ao idoso.

5. Cuide da saúde, aparência e higiene pessoal do idoso

Cuidar da higiene a da saúde do idoso é o básico e, muitas vezes, a preocupação com isso é tanta que o cuidado com aparência acaba esquecido. Por isso, estimule a cuidado com os cabelos, as unhas, além de incentivar o ato de se perfumar, se vestir bem, e no caso das mulheres, se maquiar. Claro que tudo isso sempre com a utilização de produtos cuja qualidade seja compatível com suas necessidades e possíveis limitações.

Contar com o acompanhamento de enfermeiros e cuidadores é importante nessa fase da vida. Assim, haverá sempre alguém atento a todas essas questões e capaz de fazer com o idoso não se sinta como estivesse “dando trabalho”, já que esses profissionais são treinados para lidar com a autoestima do idoso.

Agora que você já entendeu como manter o seu idoso sempre feliz, que tal saber com que idade procurar um geriatra?!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo