0

Saber contratar empresas de home care em SP é importante para garantir qualidade de vida ao idoso e assistência clínica condizente às condições biopsicossociais desses pacientes, além do cuidado e compreensão essenciais para indivíduos dessa faixa etária.

Todavia, a contratação de uma empresa é interessante para todos os envolvidos, até mesmo para famílias que contratam provisoriamente indivíduos com vínculo afetivo, porém sem experiência com cuidados geriátricos.

Sendo assim, para aqueles que já observaram que a escolha pelos serviços geriátricos especializados é mais benéfica, resta-lhe apenas fazer a avaliação do cuidador que será responsável pelo paciente na capital paulista. Quer saber como contratar empresas de home care em SP? Então, fique por aqui e confira as informações abaixo! Boa leitura!

Afinal, o que é o serviço de home care?

Os cuidados clínicos em geriatra demanda conhecimento, destreza, paciência e agilidade para lidar com os diversos tipos de pacientes. Enquanto alguns estão acamados, outros necessitam de estímulo físico e mental como recomendação médica.

Pacientes estáveis clinicamente e que não necessitam de internação hospitalar podem ser cuidados em suas residências, junto à família e amigos queridos — o que, em alguns casos, contribui muito para a recuperação da condição de saúde. Sabendo dessa complexidade, as empresas oferecem o serviço destinado aos cuidados integrais em saúde daqueles que demandam por assistência, mas que estão aptos a continuar o tratamento residencial.

Para quem esse serviço é indicado?

O serviço de home care é uma contratação para indivíduos que anseiam por cuidados prolongados, vítimas de acidentes automobilísticos ou que necessitam de assistência até a completa recuperação. Ele é indicado para pacientes que podem receber o tratamento em casa.

Para alguns indivíduos, será necessária a readequação da estrutura física do quarto ou inserção de equipamentos e materiais hospitalares. Exemplo disso é a aquisição de camas hospitalares, que possuem ajuste de altura, suporte para inserir medicamentos endovenosos, aparelhos para monitorização da pressão arterial, dentre outros produtos.

Além dessas mudanças, faz parte dos serviços geriátricos o acompanhamento de cuidadores para auxiliar na realização das atividades de vida diária ou para situações de monitoramento da oxigenoterapia. Essas atividades devem ser feitas de forma correta para evitar complicações clínicas nos pacientes. Por esse motivo, devem ser realizadas por profissionais com conhecimento e experiência comprovadas, além de ter destreza na execução das tarefas.

Dessa forma, a prestação de serviços é recomendada para pacientes de qualquer faixa etária, porém o índice de contratação é maior entre os idosos devido à fragilidade das doenças do envelhecimento e da dificuldade da família em assistir com qualidade seus entes queridos.

Quando optar por um tratamento geriátrico domiciliar?

A contratação da empresa deve ser definida de comum acordo com os familiares, de forma que todos possam arcar com os custos desse serviço. Além disso, é preciso avaliar todos os fatores que influenciam nessa decisão. O primeiro deles é a incapacidade dos familiares em oferecer um tratamento condizente à situação clínica e psicológica do idoso.

Como solução, muitos delegam essa atividade para alguém próximo da família, que não tem os conhecimentos necessários para exercer tal função. Nessas condições, o tratamento geriátrico pode ser prejudicado, pois nem sempre a boa vontade e a presteza estarão presentes naqueles indivíduos que assumiram essa obrigação.

Sabe-se que é possível a contratação individualizada de um cuidador. Para essas situações, a adesão completa aos encargos trabalhistas exige conhecimento e adequação constante à legislação.

Quando contratar um serviço geriátrico em SP?

Pensando nessas desvantagens, as empresas de home care são mais indicadas, uma vez que o processo contratual é feito por meio da instituição e as responsabilidades são compactuadas entre os envolvidos. Exemplo disso é a possibilidade de troca de cuidador em casos de insatisfação do paciente ou falta de empatia com o idoso — processo que seria complicado para aqueles que dependem exclusivamente de um cuidador.

Além disso, o serviço geriátrico domiciliar já é bem conhecido em São Paulo, localidade com diferenciais que facilitam a aceitação dessa proposta. O deslocamento caótico pela cidade em determinados horários e familiares que precisam se dedicar muito às atividades profissionais são alguns dos motivos que tornam esse serviço uma necessidade cada vez maior.

Quais são os serviços contemplados no home care?

As empresas de home care em SP oferecem diversas opções de assistência clínica, que vão desde o acompanhamento nas sessões de fisioterapia preventiva até na atenção personalizada ao discurso daqueles que sofrem com perda auditiva.

As atividades contratadas incluem organização da agenda de consultas, monitorização de parâmetros clínicos significativos — como no caso de pacientes com incontinência urinária, administração de medicamentos via sonda nasoentérica, dentre outras possibilidades. Todas as atividades são acordadas entre os envolvidos e qualquer problema poderá ser reportado à empresa, que tomará as medidas resolutivas para o caso, como em situações em que se identifiquem maus tratos.

Quais são as vantagens de contratar esse serviço?

Uma vez firmado o contrato com a empresa de cuidados domiciliares, os contratantes se tranquilizarão, pois não será preciso participar ativamente de todo o processo de escolha do cuidador. As empresas são responsáveis por enviar o profissional mais indicado ao perfil do idoso, além da formalização dos processos burocráticos, salários e direitos trabalhistas desse funcionário, o que exime os familiares dessas atitudes.

Além disso, essas empresas têm experiência na contratação de cuidadores de idosos e no treinamento de pessoal para quesitos relacionados à segurança da terceira idade e as situações que necessitam de intervenção hospitalar emergencial.

As empresas de home care são excelentes opções para cuidados geriátricos e de outros indivíduos que podem ser assistidos em suas residências. A contratação dos serviços especializados é um diferencial para as famílias e uma ótima escolha para os idosos que necessitam de cuidados contínuos. Além dessas vantagens, os familiares ainda podem ficar mais tranquilos em relação a todo o processo burocrático.

E você, está pensando em contratar empresas de home care em SP? Quer ter a segurança e tranquilidade de uma assistência técnica de qualidade ao seu ente querido? Então, não perca tempo e conheça as opções de cuidados geriátricos em nosso site.

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link