0

A terceira idade traz limitações físicas que causam dificuldades para a realização de tarefas simples. Algo como subir uma escada ou levantar-se da cama de manhã pode tornar-se um verdadeiro obstáculo para os idosos, ocasionando quedas.

Uma queda na terceira idade pode ter consequências graves, como fraturas, impacto psicológico e, até mesmo, óbito. Por isso, é essencial observar pontos da casa que podem oferecer perigo ao idoso na movimentação do dia a dia.

Para isso, o imóvel para idoso precisa ser adaptado, de acordo com suas principais necessidades. Neste post, vamos listar 10 formas de adaptar o imóvel para idoso, e você vai descobrir quais pontos da sua casa precisam de atenção. Confira!

Quais pontos da casa oferecem perigo?

Uma casa pode esconder vários pontos que tornam o dia a dia do idoso mais perigoso. Esses detalhes podem ser inofensivos para pessoas mais jovens, mas é preciso ter atenção ou eliminá-los de vez, quando criamos um ambiente mais seguro para a terceira idade.

A seguir, citamos os principais pontos da casa, que costumam ocasionar acidentes, quedas e fraturas.

Tapates

A queda de idosos ocasionada por tapetes é muito comum e pode acontecer por dois motivos. Primeiro, os tapetes pequenos ou “capachos” podem escorregar e terminar em uma queda. Também é comum que os idosos enrosquem os pés em tapetes maiores e acabem no chão.

Camas altas

Subir em uma cama muito alta quando se alcança a terceira idade pode ser um desafio. Os ossos e músculos não têm mais a mesma resistência, e suportar o peso do corpo ao deitar torna-se difícil.

O mesmo acontece ao descer da cama de manhã. Dependendo da condição do idoso, uma tontura ou fraqueza muscular pode levá-lo ao chão facilmente ao se levantar da cama.

Escadas

Outro causador de tombos são as escadas e elas trazem ainda mais riscos ao idoso, uma vez que a altura pode ser muito maior que uma cama alta ou uma cadeira. Mesmo os degraus mais simples podem representar riscos, principalmente em áreas como lavanderias, quintais e garagens. 

Banheiros

O banheiro é a parte da casa que oferece mais perigos aos idosos, e é indispensável adaptar essa área. Começando pelo piso, que fica molhado e ensaboado, causando quedas com muita facilidade durante o banho ou troca de roupa.

Outro ponto que merece atenção são vasos sanitários, que precisam de barras de segurança em sua volta, para que o idoso possa se segurar. Também é ideal que o vaso seja mais alto, para facilitar o movimento de se sentar e levantar.

O ideal é evitar peças de vidro nos banheiros usados por idosos. Eles também devem ficar no primeiro andar da casa.

Como adaptar a casa e melhorar a vida do idoso?

Os pontos que apresentamos como os que oferecem mais riscos aos idosos são os que mais necessitam de adaptações. Muitas dessas soluções atendem a vários cômodos da casa, como vamos mostrar a seguir.

1. Instale pisos antiderrapantes

A superfície lisa dos pisos convencionais representa um perigo para pessoas da terceira idade. Até mesmo o chão seco pode ser liso o suficiente para ocasionar uma queda e, consequentemente, um problema mais grave.

Esse tipo de piso apresenta uma superfície mais áspera, que proporciona mais atrito e evita que chinelos e meias se transformem em uma arma para os idosos. Ele pode ser aplicado em áreas internas, externas e, também, em escadas.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o piso antiderrapante não precisa ser necessariamente de borracha. Existem diversas opções de cores e padrões, que ajudam a ambientar a casa e aliar segurança e beleza.

2. Invista em móveis mais baixos

Em relação aos móveis, o ideal é que o idoso não precise abaixar-se ou esticar-se demais para guardar um objeto, por exemplo. O ideal é que os móveis tenham uma altura mais baixa, como cômodas e gaveteiros.

As camas não devem ser nem tão baixas nem tão altas, de modo que o idoso consiga subir e descer com facilidade. 

Outro ponto que merece atenção quando falamos de móveis são as quinas. Uma queda pode ser agravada se o idoso bater com alguma parte do corpo na quina de algum móvel. Por isso, o ideal é que elas sejam arredondadas ou contem com proteção de silicone.

3. Substitua escadas por rampas

Onde for possível fazer uma substituição, o ideal é que existam rampas no lugar de escadas. Elas facilitam o andar e a locomoção com bengalas e andadores. O ideal é que as rampas sejam instaladas com piso antiderrapante.

4. Evite muitos objetos de decoração

O excesso de objetos de decoração na casa pode representar uma série de obstáculos para os idosos. Cristaleiras, vasos e tapetes são exemplos de móveis e objetos que podem ocasionar quedas, cortes e acidentes mais graves.

5. Instale barras de segurança

As escadas e rampas precisam vir acompanhadas de corrimão ou barras, para que o idoso possa apoiar-se. Essas barras também são bem-vindas nos banheiros, como explicamos anteriormente.

As barras também são indicadas para a volta da cama, impedindo que o idoso caia durante o sono e sofra alguma fratura

6. Dê atenção aos banheiros

O banheiro usado pelo idoso precisa ser amplo, para que ele consiga realizar os movimentos com mais facilidade. Um ambiente muito apertado facilita quedas e outros acidentes.

Na hora do banho, o ideal é que o idoso permaneça sentado, dependendo de sua condição de saúde. O ideal é que o banco tenha entre 49 e 53 centímetros de altura em relação ao chão.

Para ter um imóvel para idoso ideal, pode ser necessário investir em uma reforma total ou apenas realizar algumas modificações na residência, desde que elas atendam a todas necessidades.

Essas mudanças são muito importantes para a qualidade de vida do idoso, pois, além de facilitar sua rotina, trazem mais autonomia, segurança e evitam acidentes, que podem agravar doenças e transformar-se em problemas graves.

Você já conhece os serviços da Guardiões de Vidas Home-Care? Acompanhe nossas novidades pelo Facebook! Também temos muito conteúdo em nosso canal no YouTube e no Twitter!

 

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo