0

Se você é responsável por uma pessoa mais velha, é importante ficar atento a sinais de perda de apetite da pessoa. Quando isso acontece, é sinal de que algo está errado com a saúde do idoso. Embora a falta de vontade de se alimentar seja um problema para pessoas de qualquer idade, para quem está na terceira idade, os prejuízos à saúde são maiores.

Idosos são mais propensos a desenvolver doenças, pois sua imunidade é mais baixa, justamente por causa da idade. Por isso, é importante ficar atento, também, à alimentação das pessoas mais velhas, pois a falta de uma dieta saudável pode causar desnutrição e outras doenças.

Neste post, vamos entender alguns motivos que levam pessoas mais velhas a perderem o apetite e como contornar essa situação. Acompanhe!

O que causa a perda de apetite em pessoas da terceira idade?

Diversos fatores podem contribuir para a perda de apetite por pessoas que já chegaram na terceira idade. A seguir, vamos citar algumas delas.

Dificuldade de mastigação

falta de dentes ou próteses mal adaptadas causam dificuldades para o processo de mastigação. Esse fator, por si, já diminui o prazer da pessoa em se alimentar, pois além de ter dificuldade em mastigar, a prótese mal encaixada pode causar feridas na boca.

Depressão

A depressão é uma doença comum em pessoas idosas, principalmente naquelas que sofrem de outro mal ou ficam sozinhas por muito tempo. Um dos sintomas mais comuns da depressão é justamente a falta de apetite. Então, se o idoso se recusa a comer ou se alimenta menos do que o habitual, fique atento, pois ele pode estar depressivo.

Uso de medicamentos

A medicação é outro fator que contribui para que os idosos sofram com perda de apetite. Isso porque alguns remédios causam náuseas e tiram o sabor dos alimentos.

Diminuição da sensibilidade

processo de envelhecimento já complica o processo de alimentação, pois com o avanço da idade, é comum que os sentidos percam sua total eficácia. Então, o idoso já não tem tanta capacidade de sentir o cheiro e o sabor da comida, o que reduz drasticamente sua vontade de comer.

Além disso, pessoas mais velhas, geralmente, têm uma dieta restrita, sendo proibidos de comer diversos alimentos de que gostam. Esse fator contribui mais ainda com a falta de interesse pela comida.

O que fazer para lidar com o problema da falta de apetite dos idosos?

Pessoas idosas sofrem de carência nutricional com mais facilidade do que os mais jovens. Por isso, sua alimentação deve ser balanceada e rica em nutrientes necessários para manter sua saúde e qualidade de vida.

Embora seja complicado lidar com o idoso que se recusa a comer em certas refeições ou que não se alimenta adequadamente, você pode tomar algumas providências para que ele tenha vontade de comer e se alimente bem. A seguir, separamos algumas dicas para você conseguir lidar com a situação. Confira!

Varie o cardápio

Uma pessoa com pouco apetite terá ainda menos vontade de comer se tiver a mesma comida todos os dias. Por isso, é importante variar o cardápio para induzir a pessoa a comer melhor. Mesmo que o arroz e o feijão sejam os pratos principais todos os dias, variar no tipo de carne, verduras e legumes já ajuda a pessoa a recuperar seu apetite.

Apostar em receitas mais elaboradas também ajuda a ter mais vontade de comer. Então, fuja do convencional e procure algumas receitas saudáveis na internet ou em livros para fazer aquela comidinha especial para seu parente idoso.

Adéque a dieta às necessidades do idoso

Pessoas idosas precisam de certas doses de nutrientes para manter sua saúde em dia. Por isso, é importante que, além de criar pratos saborosos, você cuide de oferecer refeições que tenham quantidades exatas de cada vitamina necessária para manter o idoso longe dos problemas de saúde. Mas não é só isso. Você deve introduzir frutas e alimentos integrais à dieta, pois são essenciais para uma boa alimentação.

Escolha alimentos palatáveis para a dieta do idoso

Algumas pessoas precisam ter uma dieta equilibrada, com pouco sal e nada de fritura. Mas isso não significa que a comida não pode ser gostosa, muito pelo contrário. É perfeitamente possível fazer uma refeição saborosa e saudável para seu parente idoso. Se a pessoa tem problemas de mastigação, aposte em legumes, purês, suflês e carnes macias e cozidas. Uma sopa de legumes no jantar, de vez em quando, também cai muito bem.

Faça pratos coloridos

Um prato bonito e colorido pode melhorar o apetite, pois é comum que algumas pessoas “comam com os olhos”. Então, na hora de preparar a refeição de seu parente idoso, monte um prato bonito, com legumes e verduras. Além de incentivá-lo a comer, esse tipo de refeição ainda oferece os nutrientes necessários para a manutenção de sua saúde.

Faça seus pratos prediletos

O que seu parente gosta de comer? Para que ele sinta prazer na hora das refeições, é bom que você faça sua comida predileta de vez em quando. Claro que isso não precisa ser todos os dias, sob risco de enjoar, mas estabeleça alguns dias para cozinhar sua refeição favorita.

Faça uma mesa bonita e acompanhe o idoso na hora das refeições

O fato de ter que fazer todas as refeições sozinho também contribui para a má alimentação dos idosos. Isso porque a pessoa pode ter preguiça de cozinhar apenas para ela ou, ainda, ficar triste de não ter companhia para a hora do almoço e do jantar. Uma boa alternativa para incentivar a pessoa a comer é fazer uma mesa bem-posta e tomar as refeições em família. Mesmo que não seja possível fazer isso em todos os momentos, faça pelo menos quando estiver em casa.

Além de incentivar a pessoa a comer, tomar as refeições junto dela oferece a oportunidade de você observar se ela está se alimentando de forma adequada e quais alimentos ela gosta mais de comer. Dessa forma, pode adequar cada vez mais a dieta a seus gostos e necessidades.

Como você viu, lidar com a perda de apetite das pessoas da terceira idade não é tão difícil, mas requer paciência. Então, quando você perceber que seu parente idoso não está se alimentando direito, vá devagar, não brigue com ele e nem faça com que ele coma sem vontade. Mas leve-o a entender a importância de uma boa alimentação de sua saúde e qualidade de vida.

Gostou de nosso post e quer receber outras dicas de como cuidar melhor de seu familiar idoso? Assine nossa newsletter e receba informações e dicas diretamente em seu e-mail.

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link