Confira 7 vantagens de optar pelo cuidador de idoso em casa

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Quando somos pequenos, nossos pais são responsáveis por cuidar de nós. Com o passar dos anos, a situação se inverte: agora é a nossa vez de retribuir tudo o que fizeram em nossa vida.

No entanto, devido às circunstâncias, muitas famílias percebem a necessidade de optar por um cuidador de idoso em casa. Cuidar de idosos em casa não é uma tarefa simples. É preciso ter capacidade técnica e habilidade para oferecer o tratamento que os nossos queridos merecem.

Além disso, o estilo de vida contemporâneo influencia consideravelmente os hábitos da sociedade e sua prioridade. Isso torna a contratação desse tipo de serviço uma solução mais segura para quem tem idosos em casa.

Veja, neste artigo, quais as vantagens de optar pelas empresas de Home Care para garantir atenção e os cuidados especiais exigidos pela terceira idade. Boa leitura!

Como o Home Care pode ajudar familiares de idosos?

O conceito de Home Care — expressão de origem inglesa — deixa bem claro o que esses serviços representam para quem tem idoso em casa. “Home”, em português, significa “lar”, e “Care” pode ser traduzido por “cuidado”. Logo, contratar um serviço de Home Care significa desfrutar de “cuidado em casa”.

Ainda que os serviços de cuidador e de Home Care tenham objetivos de atender pessoas em casa, eles se diferenciam em alguns aspectos: enquanto os cuidadores focam nos cuidados pessoais de higiene, de alimentação, remédios e companhia aos idosos, os serviços de Home Care são bem mais abrangentes.

Essas empresas oferecem todo o suporte necessário por meio do atendimento por uma equipe multiprofissional de saúde. Quem opta pelo Home Care conta com serviços de médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, técnicos de enfermagem e outros.

Além da atenção personalizada, o Home Care proporciona uma vantagem que sinaliza maior segurança emocional para o idoso: ele pode permanecer no conforto de seu lar e na presença dos familiares. Esses benefícios influenciam bastante o bem-estar, além de acelerar o processo de recuperação da saúde.

Vale destacar que a indicação desses serviços pode ser feita tanto para o tratamento de doenças, como nos processos de reabilitação. A maioria dos casos em que o médico recomenda o Home Care é quando não há necessidade de manter a internação hospitalar, mas o idoso necessita de cuidados contínuos.

Por que é importante ter um cuidador de idoso em casa?

Além da menor exposição aos riscos infectológicos, a opção por manter um cuidador de idoso em casa representa vantagens substanciais não só ao idoso, como também aos familiares ou responsáveis por ele. Confira as mais importantes e que podem justificar essa escolha.

1. Conforto e segurança

O profissional cuidador de idosos foi treinado e capacitado para executar funções com um padrão de excelência que garanta suprir todas as necessidades do idoso. O cuidador está totalmente apto para atender as necessidades clínicas, como aferir pressão arterial, monitorar glicose e similares.

A opção pelo cuidador de idoso em casa deixa a família mais tranquila para se dedicar a outras tarefas. Isso simboliza uma condição de conforto integral a todos os envolvidos: ao cuidador, pela confiança da família; ao idoso, pela segurança do lar; e aos familiares, pela certeza da contratação de um serviço de qualidade.

2. Mais contato com os familiares

Uma das principais vantagens em retirar o paciente do ambiente hospitalar é a possibilidade de garantir o contato dele com a família. Essa situação favorece o lado emocional do idoso, diminui as reclamações pelo sentimento de ausência, alivia o estresse e reduz a solidão.

Mais do que isso, priorizar a manutenção do idoso em seu lar torna o tratamento muito mais confortável, além de diminuir a ansiedade senil. Esses fatores são bastantes favoráveis à reabilitação mental e física nessa fase da vida.

3. Garantia de boa companhia

Doenças como depressão em idosos são muito comuns na atualidade. Nessa fase da vida, o sentimento de solidão é muito doloroso e deixa o idoso mais vulnerável. Ter uma boa companhia para conversar, passear ou até mesmo para viajar é uma forma segura de minimizar o impacto de sentimentos negativos.

4. Maior segurança nos procedimentos

O trabalho de cuidar de pessoas idosas exige uma formação específica para o desempenho de habilidades técnicas inerentes à função. No entanto, virtudes como a paciência, gentileza e inteligência emocional são extremamente importantes para garantir aos idosos eficiência e segurança na execução dos procedimentos.

5. Promoção da qualidade de vida do idoso e da família

Seja por motivos de doenças ou incapacidade mental ou física, na terceira idade muitos não são capazes de realizar tarefas básicas e rotineiras, como tomar um banho sozinho. Nessas circunstâncias, a assistência domiciliar fornecida pelos serviços de Home Care são essenciais. A equipe multiprofissional é treinada para preservar a autonomia e maximizar a independência funcional do idoso, pois esses cuidados são imprescindíveis para um envelhecimento saudável e com mais segurança.

6. Controle e aplicação de medicamentos

Um dos casos mais comuns entre as famílias de idosos é não ter quem controle os medicamentos orais ou aplique vacinas ou injeções. Desde que tenha prescrição médica, o cuidador de idosos pode desempenhar essa ação, pois é um profissional habilitado para executar esse tipo de serviço. 

7. Suporte de profissionais treinados para emergências

Cuidar de pessoas na terceira idade é uma das tarefas mais delicadas da área de saúde. Considerando o modo como vivem os idosos no Brasil, é necessário buscar alternativas que favoreçam à reabilitação funcional deles em casos de emergência médica. Como uma vertente típica do envelhecimento, esse contingente está mais propenso à necessidade desses serviços de emergência. Logo, contar com profissionais treinados para essas situações é fundamental para amenizar o risco à vida.

Como contratar esses serviços?

Além dos profissionais cuidadores formados em cursos de capacitação específica, a Guardiões de Vida Home Care oferece atendimento 24 horas para eventuais emergências. A empresa tem experiência nesse ramo e fornece ao cliente outros profissionais da saúde com formação centrada no cuidado e atenção à saúde do idoso.

Na hora de contratar esses serviços, é fundamental escolher uma instituição responsável e que garanta o suporte que o idoso precisa. A terceira idade é uma fase delicada e que exige habilidades e cuidados especiais.

Nesse sentido, a opção pelos serviços de Home Care — sobretudo a opção de manter um cuidador de idoso em casa — é indispensável à promoção da saúde e à qualidade de vida. Pode representar, ainda, tranquilidade, bem-estar e segurança para toda a família.

Agora que você já sabe as vantagens de ter um cuidador de idoso em casa, entre em contato com a Guardiões de Vida e conheça nossos serviços! Esperamos por você!

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.

Ligue já e solicite seu orçamento

Temos certeza que podemos lhe ajudar, por gentileza entre em contato.

Possuimos uma ampla experiência com cuidadores de idosos em domicílio. Focada no gerenciamento de profissionais cuidadores e na saúde da pessoa assistida, nos tornamos referência no que fazemos.

Copyright ©2021 – GUARDIOES DE VIDAS ASSITENCIA A SAUDE LTDA – CNPJ: 01.866.035/0001-70
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Denis Almeida