0

Balneário de Camboriú é um destino fascinante para indivíduos de todas as faixas etárias, que alia boa gastronomia, diversos tipos de entretenimento, boa receptividade e excelentes passeios ao ar livre.

No entanto, os idosos que visitam ou residem no município apreciam a infraestrutura e o atendimento personalizado dedicado a essa parcela da população, além das atrações destinadas ao que os estudiosos no assunto estão denominando de “juventude prateada”.

Nesse quesito, o investimento em diversão com propostas interessantes e motivadoras é uma diferencial da cidade em relação às demais, que se preocupam demasiadamente com o processo de adoecimento e cuidados paliativos.

Quer entender o porquê a cidade de Balneário Camboriú está preparada para facilitar o convívio com os idosos? Então, não perca as informações que daremos a seguir!

Afinal, o que é a cultura do envelhecimento?

O envelhecimento traz consigo muitas limitações físicas, psicológicas e, algumas vezes, até financeiras. No entanto, a generalização dessas questões é algo complexo e frequentemente incorreto.

Isso porque algumas pessoas que se adentram na terceira idade ainda mantêm a mente ativa, a disposição para outras atividades e estão dispostas a socializarem com outras da mesma faixa etária. Nessa intenção, o termo “juventude prateada” veio para desmistificar o esterótipo dos idosos — que muitos relacionam a indivíduos prostrados ou acamados.

Trata-se de uma parcela da população ávida por conhecer lugares diferentes, motivada para desbravar aventuras seguras e conhecer pessoas com as mesmas afinidades e culturas. Sendo assim, muitas cidades estão percebendo esse nicho e incentivando a abertura de serviços direcionados ao atendimento das demandas ou melhorando as atividades já existentes.

Dessa forma, a cultura do envelhecimento deixou de ser voltada apenas para a prevenção de doenças e tem como objetivo a garantia de dias mais alegres e que promovam mais qualidade de vida a essa população.

Como a cidade de Balneário de Camboriú aderiu a essa ideia?

Considerada um ponto turístico importante na região sul e observando o envelhecimento de sua população, muitos gestores optaram por adaptar alguns serviços para os que residem nessa localidade. Isso porque a população idosa representa mais de um terço dos moradores, o que levanta a necessidade de desenvolver atividades para melhorar a sua rotina e oferecer opções de diversão.

Pensando nisso, foi idealizada pelos órgãos gestores, a Secretaria da Pessoa Idosa, com o objetivo de oferecer mais atrativos a esses indivíduos além do bingo, bolo e baile. Devido a esse propósito, em novembro de 2008, essa secretaria recebeu o Prêmio Selo de Políticas Públicas, única cidade do Brasil com o título.

Quais sãos os diferenciais para a população idosa?

Esportes

Sabe-se que a terceira idade precisa se exercitar constantemente para evitar fraturas, quedas da própria altura, fortalecer a musculatura e manter a disposição para as demais atividades, porém, é preciso ofertar algo além das caminhadas e alongamentos. Pensando nisso, a prefeitura está pleiteando a construção da piscina térmica no complexo desportivo na Cidade do Idoso, que agregará mais uma atividade para a academia — que já funciona plenamente com diversos equipamentos existentes.

Além disso, as propostas esportivas visam a personalização da terapia, de forma que os cuidados específicos devem ser encaminhados para outros profissionais, com o intuito de melhorar a assistência prestada.

Diversos tipos de lazer

Balneário Camboriú também oferece passeios diferenciados aos grupos de moradores idosos que fazem parte do programa geriátrico. Os passeios ao ar livre, as visitas ao zoológico e as praias promovem a interação entre os participantes do programa. Essa proposta conta também com atividades de autoconhecimento, oficina de pintura em tecido e de academia da mente, com mérito reconhecimento pelos idosos e idealizados por psicólogos e demais profissionais do programa.

Outra atividade bastante requerida pelos frequentadores são as aulas diárias de xadrez, que exigem concentração dos jogadores, táticas diferenciadas e auxiliam significativamente na consolidação da memória e na prevenção de transtornos psiquiátricos.

Bailes e aulas de dança

Muitos idosos nunca de arriscaram em remexer o esqueleto ao som de músicas dançantes e estão aproveitando a oportunidade agora. Para essas situações, o importante é relaxar e divertir, e não se cobrar por um grande desempenho. Uma das danças ofertadas pelo serviço público é a dança do ventre, com movimentos leves e coreografados ao som de melodias árabes típicas. A demanda varia conforme os voluntários disponíveis e os idosos interessados.

Sabe-se que a dança, em suas diferentes abordagens, aumenta a liberação de neurotransmissores que causam sensação de bem-estar, promove a desinibição e ajuda na interação com outros colegas.

Programas de viagens

Dentro da proposta de oferecer o melhor para a terceira idade, em Balneário Camboriú existe o grupo “Pense Leve”, que organiza excursões para destinos praianos, parques ecológicos e muitas atrações diferentes. Dessa forma, para aqueles com mais de 60 anos e muita disposição, basta se cadastrar no programa, atentar-se para a programação de viagens e acompanhar as informações previamente ao evento.

Assim, no dia da excursão, será possível conhecer lugares diferentes ou revisitar aqueles com memória afetiva e experimentar outros sentimentos em companhias e contextos distintos aos já vivenciados.

Os resultados desse programa podem ser acompanhados pelas redes sociais, e o idoso que tiver interesse em participar de alguma atividade só precisa acessar a programação e conhecer as diversas opções. É importante ressaltar que alguns eventos contam com a colaboração de voluntários e, por isso, devem ser averiguados antecipadamente quanto a lotação máxima.

Sendo assim, a Secretaria da Pessoa Idosa age indiretamente na saúde desses indivíduos, pois diminui as chances de isolamento social, viuvezestresse e transtornos mentais. Também trabalha com o melhoramento da autoestima e realiza atividades monitoradas, identificando precocemente qualquer condição clínica para fazer os encaminhamentos médicos necessários.

Balneário de Camboriú é conhecido por suas atrações turísticas, porém, recentemente, ganhou o título que a credencia como um ótimo ambiente para idosos devido aos programas públicos desenvolvidos. Dessa forma, cabe aos residentes da terceira idade aproveitar as oportunidades oferecidas, fazer novas amizades e vivenciar sentimentos ora perdidos pelas questões psicológicas e físicas que permeiam o imaginário.

E você, gostou de saber que existem iniciativas interessantes para o público idoso? Ainda quer conhecer mais atividades? Então, deixe seu comentário!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo