0

Nem sempre paramos para pensar na importância de encontrar produtos para idosos. O crescimento da população nessa idade é um sinal de que devemos abrir os olhos para essa possibilidade.

No entanto, esse nicho existe, e é possível encontrar boas opções disponíveis. Pensando nisso, fizemos uma lista com os melhores produtos para melhorar a qualidade de vida do público mais velho. Vamos lá?

1. Para ergonomia

Tubos de espuma

Pode ser grande a dificuldade para segurar pequenos utensílios na terceira idade. Os tubos de espuma são uma boa solução para esse tipo de problema, fornecendo uma aderência maior para canetas, talheres e escovas de dente.

Adaptador para girar botões

O adaptador para girar botões serve para aqueles que têm problemas articulares, como artrite. Contam com um cabo que facilita a empunhadura e diminui o desgaste que o movimento de giro produz.

Bastão de vestir

Esse bastão conta com um gancho e um cabo comprido. A ideia é reduzir o esforço e evitar posturas desconfortáveis na hora de colocar e tirar as roupas. Também pode ser usado para mudar objetos do lugar.

2. Para segurança

Protetor de forno

O protetor de forno tem um uso simples e serve para evitar queimaduras na cozinha. Geralmente, são feitos de silicone e colocados em volta das partes metálicas para conter as altas temperaturas.

Tapete com ventosas

Os tapetes com ventosas são antiderrapantes e excelentes para evitar o aspecto escorregadio dos boxes de banheiro. Estão disponíveis em vários formatos, tamanhos e cores.

Lanternas adesivas

As lanternas adesivas servem para os espaços mal iluminados da casa, com usos para armários, guarda-roupas, despensas e por aí vai. Geralmente, são feitas de LED e acesas de forma intuitiva pelo toque na parte frontal.

3. Para saúde

Almofada térmica

Se você costuma pesquisar sobre assuntos ligados à saúde, certamente sabe da importância dos estímulos térmicos. As almofadas são aquecidas no micro-ondas e feitas com sementes que exalam aromas naturais.

Bola térmica

As bolas térmicas trazem benefícios para a coordenação motora e ajudam a aliviar o estresse cotidiano. Podem ser facilmente transportadas e são indicadas com frequência por fisioterapeutas.

Bota térmica

Esse tipo de bota é adaptável aos pés e aquecida no micro-ondas. Os materiais favorecem a retenção de calor, ajudando a aliviar dores, inchaços e inflamações. Alguns benefícios também são psicológicos, já que a bota induz o relaxamento e a redução de estresse.

4. Para locomoção

Cadeira de roda motorizada

As cadeiras de roda motorizadas trazem mais autonomia e facilidade que as cadeiras comuns, sendo muito úteis para idosos com dificuldade de se locomover. Geralmente, dispõem de várias opções para ajustar a posição e encontrar a mais confortável.

Andador

O andador serve como auxílio e apoio para manter o equilíbrio na hora de andar. Alguns são articuláveis e reguláveis para ajudar na hora de transportar e de encontrar uma altura que não gere desconforto ou problemas na coluna.

Barras de apoio

As barras de apoio também são itens de segurança e ajudam na hora de manter o equilíbrio e evitar quedas. Existem opções que funcionam por sucção, e podem ficar em vários ambientes da casa.

5. Para conforto

Poltronas elétricas massageadoras

Poltronas elétricas costumam apresentam várias regiões para massagem acionadas por motores distribuídos. Os modos de massagem e as intensidades variam, sempre priorizando o conforto.

Bolsa para andador

Esse tipo de bolsa reserva um lugar útil e de fácil alcance para os pertences, permitindo manter as mãos livres e dispondo de um espaço para manter os objetos mais importantes, com carteira, celular, chaves e por aí vai.

Cama articulável

Camas articuladas priorizam a ergonomia e o conforto para a terceira idade. Os designs são anatômicos e adaptáveis, e contam com estrados motorizados acionáveis por controle remoto.

6. Para ginástica cerebral

Jogo de xadrez

O xadrez é uma das formas de prevenir o Alzheimer e desenvolver a criatividade, a memória e o raciocínio lógico-matemático. Muitas pessoas também relatam benefícios no foco e na concentração depois da prática.

Revistas de sudoku

O sudoku melhora a capacidade de planejamento, concentração e algumas outras funções cerebrais. Isso porque tira a pessoa da zona de conforto que o avançar da idade traz, mantendo a ginástica cerebral e a mente ativa.

Dominó

Além de benefícios para a mente, o dominó revela outra grande vantagem — a integração social. O jogo estimula interações e convívio, minimizando a sensação de solidão comum na terceira idade.

7. Para facilitar tarefas diárias

Abridor de potes

Abrir potes pode ser uma tarefa difícil até para pessoas muito jovens. O abridor de potes facilita essa tarefa, dispondo de uma melhor empunhadura com design confortável e ergonômico.

Calçadeiras para sapato

A calçadeira ajuda a calçar os sapatos sem a necessidade de flexionar a coluna ou dobrar as pernas, dispondo de um formato que favorece o encaixe do calçado no calcanhar. É indicada para pessoas com problemas de coluna ou dificuldades para se debruçar.

Alças adaptáveis para copos

Essas alças são feitas de silicone ou borracha e permitem uma melhor aderência na hora de segurar copos. Algumas peças são reguláveis, e outras só servem para copos de tamanhos específicos e pré-definidos.

Borda interna para pratos

As bordas internas são removíveis e ajudam na alimentação com uma só mão, fazendo com que os alimentos parem de deslizar para fora do prato. É excelente para pessoas com problemas de artrite, artrose ou problemas de movimentação.

Serviços para idosos

Algumas empresas especializadas oferecem serviços de cuidadores que trazem vários materiais de apoio, como cadeiras de banho, cadeiras de rodas, fraldas geriátricas e muitas outras coisas. Tudo isso junto com uma equipe de cuidadores preparada e com a atenção especial de fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Como você viu, existem diversas opções de produtos para idosos disponíveis no mercado, tendo utilidades que vão desde a ergonomia até a saúde psicológica. Se bem utilizados, esses produtos diminuem riscos e contribuem para uma melhor qualidade de vida na terceira idade.

Não se esqueça de que alguns produtos devem ser usados com a indicação de um profissional especializado. Só assim dá para assegurar que características do produto realmente se adéquam ao idoso.

E você? Quer saber mais sobre os produtos que garantem conforto e segurança na terceira idade? Então, leia nosso post sobre colchões para idosos!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo