Chega um determinado momento na vida da pessoa idosa em que ela passa a necessitar de cuidados especiais durante as 24 horas do dia. É quando surge a necessidade de contratar um cuidador de idoso noturno.
Esse profissional exercerá um papel muito importante, tanto para o idoso quanto para seus familiares. Isso porque a pessoa com idade avançada receberá os cuidados de alguém que foi preparado para isso, além de reduzir a sobrecarga da família.
A escolha do cuidador de idosos deve obedecer a alguns critérios que o ajudarão a perceber se o profissional está apto ou não a assumir essa tarefa. Além disso, o fato de ser um trabalho noturno torna ainda mais difícil encontrar alguém adequado.
Por isso, nos tópicos a seguir, listaremos algumas dicas sobre o que levar em conta na escolha do profissional e como conseguir um cuidador de idoso noturno. Acompanhe!
Compreenda bem a legislação para empregados domésticos
De acordo a lei complementar que regulamenta o trabalho doméstico, o cuidador de idosos está enquadrado nessa categoria. No que diz respeito à jornada de trabalho, esse profissional pode atuar em turnos 12 horas por 36 horas de descanso. Também pode fazer turnos diários de 8 horas, acumulando, em ambos os casos, no máximo 44 horas por semana.
Nas jornadas com mais de 6 horas, o cuidador de idoso tem direito a uma hora de descanso. Se esse período não for respeitado, deverá ser pago como hora extra.
No caso do cuidador de idoso noturno, a regra é a mesma. Porém, nos turnos realizados entre as 22h e as 6h, ele deverá receber mais 20% do salário-base. Por exemplo, em turnos de 12/36, digamos que o profissional trabalhe entre as 19h e as 7h. Nesse caso, o adicional de 20% incide somente sobre as horas trabalhadas entre as 22h e as 6h.
Conheça as atribuições de um cuidador de idoso noturno
O objetivo do trabalho do cuidador é garantir ao idoso o suporte necessário para que ele continue vivendo dentro da própria casa, mesmo com as limitações causadas pela idade avançada. Ele deve cuidar para que a rotina diária seja mantida em relação à higiene pessoal, ao controle dos horários das medicações, à alimentação saudável, ao acompanhamento às consultas médicas, entre outras situações.
Vale lembrar que o cuidador será a principal companhia do idoso. Por isso, também cabe a ele contribuir para o seu bem-estar, além de observar e relatar para os familiares e para o médico possíveis mudanças de comportamento ou sintomas incomuns. No caso do cuidador de idoso noturno, isso inclui distúrbios durante o sono, ou mesmo, a insônia.
Escolha um cuidador qualificado e bem recomendado
O cuidador de idosos não precisa de formação técnica em enfermagem, uma vez que só faz a administração de medicações via oral e de acordo com a prescrição do médico. Porém, existem diversos cursos de especialização capazes de tornar esses profissionais mais qualificados para a tarefa.
Além disso, convém analisar a experiência prévia como cuidador, já que na prática se aprende tanto ou mais do que nos cursos. Buscar referências sobre a atuação dele nos empregos anteriores é, portanto, muito importante.
Se o profissional for recomendado por alguém da sua confiança, ele já ganha alguns pontos a mais. Uma boa alternativa é contar com a ajuda de empresas especializadas para essa contratação, pois elas executam todo o processo de análise da qualificação dos profissionais que aloca.
Analise se há afinidade entre o idoso e o profissional
No dia a dia, o idoso passará mais tempo com o cuidador do que com qualquer outra pessoa. Isso vale, também, para o profissional que o acompanhará durante a noite.
Portanto, é necessário que haja afinidade entre eles para que haja uma convivência pacífica para ambos. Também, para que o idoso seja bem tratado e não ofereça resistência às tarefas rotineiras, como comer ou tomar remédios.
Verifique a disponibilidade de horários do cuidador
Por fim, nada é pior para a pessoa que precisa de atenção do que uma grande rotatividade de cuidadores. Por isso, antes de contratar um cuidador de idoso noturno verifique se a sua disponibilidade de horários em todos os dias da semana é, de fato, compatível com as necessidades da família. Assim, não será necessário substituí-lo com frequência.
Conheça os diferenciais da Guardião de Vidas
Conseguir alguém que preencha todos esses requisitos e, ainda, tenha disponibilidade e energia para trabalhar durante a noite, não é uma tarefa das mais fáceis. Nesse caso, a melhor opção é contar com a ajuda de uma empresa capaz de cuidar disso para você com toda segurança.
A empresa Guardião de Vidas, se responsabiliza por toda a burocracia trabalhista que envolve a contratação de um cuidador ― da assinatura da carteira ao pagamento de horas extras e adicionais. Também presta o serviço de gerenciamento dos horários do profissional, garantindo que todos os turnos contratados sejam cobertos, inclusive o noturno.
O processo de seleção para a contratação dos cuidadores da Guardiões de Vida é extremamente rigoroso, garantindo que somente profissionais altamente qualificados façam parte da sua equipe. Além do cuidador de idoso noturno ou diurno, a empresa oferece serviços adicionais, como fornecimento de materiais de apoio (cadeiras higiênicas, fraldas geriátricas e colchões especiais).
Há, também, uma equipe multifuncional com nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros. A empresa tem sede em São Paulo e filiais em Florianópolis e Balneário Camboriú. Em breve, fará uma expansão internacional com a abertura de mais uma unidade nos Estados Unidos.
A contratação de um cuidador de idoso noturno merece muita atenção para evitar problemas futuros. Por isso, como você pôde ver ao longo deste conteúdo, contar com o apoio de uma empresa com experiência nessa tarefa é a melhor alternativa para não cometer erros que podem prejudicar a rotina familiar e a saúde do seu ente querido.
Depois de tudo o que você aprendeu sobre a contratação de um cuidador de idoso noturno e sobre a expertise da Guardião de vidas no assunto, só falta entrar em contato conosco, agora mesmo, para que possamos ajudar você.