0

Chega um determinado momento na vida da pessoa idosa em que ela passa a necessitar de cuidados especiais durante as 24 horas do dia. É quando surge a necessidade de contratar um cuidador de idoso noturno.

Esse profissional exercerá um papel muito importante, tanto para o idoso quanto para seus familiares. Isso porque a pessoa com idade avançada receberá os cuidados de alguém que foi preparado para isso, além de reduzir a sobrecarga da família.

A escolha do cuidador de idosos deve obedecer a alguns critérios que o ajudarão a perceber se o profissional está apto ou não a assumir essa tarefa. Além disso, o fato de ser um trabalho noturno torna ainda mais difícil encontrar alguém adequado.

Por isso, nos tópicos a seguir, listaremos algumas dicas sobre o que levar em conta na escolha do profissional e como conseguir um cuidador de idoso noturno. Acompanhe!

Compreenda bem a legislação para empregados domésticos

De acordo a lei complementar que regulamenta o trabalho doméstico, o cuidador de idosos está enquadrado nessa categoria. No que diz respeito à jornada de trabalho, esse profissional pode atuar em turnos 12 horas por 36 horas de descanso. Também pode fazer turnos diários de 8 horas, acumulando, em ambos os casos, no máximo 44 horas por semana.

Nas jornadas com mais de 6 horas, o cuidador de idoso tem direito a uma hora de descanso. Se esse período não for respeitado, deverá ser pago como hora extra.

No caso do cuidador de idoso noturno, a regra é a mesma. Porém, nos turnos realizados entre as 22h e as 6h, ele deverá receber mais 20% do salário-base. Por exemplo, em turnos de 12/36, digamos que o profissional trabalhe entre as 19h e as 7h. Nesse caso, o adicional de 20% incide somente sobre as horas trabalhadas entre as 22h e as 6h.

Conheça as atribuições de um cuidador de idoso noturno

O objetivo do trabalho do cuidador é garantir ao idoso o suporte necessário para que ele continue vivendo dentro da própria casa, mesmo com as limitações causadas pela idade avançada. Ele deve cuidar para que a rotina diária seja mantida em relação à higiene pessoal, ao controle dos horários das medicações, à alimentação saudável, ao acompanhamento às consultas médicas, entre outras situações.

Vale lembrar que o cuidador será a principal companhia do idoso. Por isso, também cabe a ele contribuir para o seu bem-estar, além de observar e relatar para os familiares e para o médico possíveis mudanças de comportamento ou sintomas incomuns. No caso do cuidador de idoso noturno, isso inclui distúrbios durante o sono, ou mesmo, a insônia.

Escolha um cuidador qualificado e bem recomendado

O cuidador de idosos não precisa de formação técnica em enfermagem, uma vez que só faz a administração de medicações via oral e de acordo com a prescrição do médico. Porém, existem diversos cursos de especialização capazes de tornar esses profissionais mais qualificados para a tarefa.

Além disso, convém analisar a experiência prévia como cuidador, já que na prática se aprende tanto ou mais do que nos cursos. Buscar referências sobre a atuação dele nos empregos anteriores é, portanto, muito importante.

Se o profissional for recomendado por alguém da sua confiança, ele já ganha alguns pontos a mais. Uma boa alternativa é contar com a ajuda de empresas especializadas para essa contratação, pois elas executam todo o processo de análise da qualificação dos profissionais que aloca.

Analise se há afinidade entre o idoso e o profissional

No dia a dia, o idoso passará mais tempo com o cuidador do que com qualquer outra pessoa. Isso vale, também, para o profissional que o acompanhará durante a noite.

Portanto, é necessário que haja afinidade entre eles para que haja uma convivência pacífica para ambos. Também, para que o idoso seja bem tratado e não ofereça resistência às tarefas rotineiras, como comer ou tomar remédios.

Verifique a disponibilidade de horários do cuidador

Por fim, nada é pior para a pessoa que precisa de atenção do que uma grande rotatividade de cuidadores. Por isso, antes de contratar um cuidador de idoso noturno verifique se a sua disponibilidade de horários em todos os dias da semana é, de fato, compatível com as necessidades da família. Assim, não será necessário substituí-lo com frequência.

Conheça os diferenciais da Guardião de Vidas

Conseguir alguém que preencha todos esses requisitos e, ainda, tenha disponibilidade e energia para trabalhar durante a noite, não é uma tarefa das mais fáceis. Nesse caso, a melhor opção é contar com a ajuda de uma empresa capaz de cuidar disso para você com toda segurança.

A empresa Guardião de Vidas, se responsabiliza por toda a burocracia trabalhista que envolve a contratação de um cuidador ― da assinatura da carteira ao pagamento de horas extras e adicionais. Também presta o serviço de gerenciamento dos horários do profissional, garantindo que todos os turnos contratados sejam cobertos, inclusive o noturno.

O processo de seleção para a contratação dos cuidadores da Guardiões de Vida é extremamente rigoroso, garantindo que somente profissionais altamente qualificados façam parte da sua equipe. Além do cuidador de idoso noturno ou diurno, a empresa oferece serviços adicionais, como fornecimento de materiais de apoio (cadeiras higiênicas, fraldas geriátricas e colchões especiais).

Há, também, uma equipe multifuncional com nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros. A empresa tem sede em São Paulo e filiais em Florianópolis e Balneário Camboriú. Em breve, fará uma expansão internacional com a abertura de mais uma unidade nos Estados Unidos.

A contratação de um cuidador de idoso noturno merece muita atenção para evitar problemas futuros. Por isso, como você pôde ver ao longo deste conteúdo, contar com o apoio de uma empresa com experiência nessa tarefa é a melhor alternativa para não cometer erros que podem prejudicar a rotina familiar e a saúde do seu ente querido.

Depois de tudo o que você aprendeu sobre a contratação de um cuidador de idoso noturno e sobre a expertise da Guardião de vidas no assunto, só falta entrar em contato conosco, agora mesmo, para que possamos ajudar você.

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo