0

Atualmente, chegar à terceira se tornou algo natural, uma vez que o aumento da expectativa de vida despertou nesse público a alegria de viver e se sentir útil. As pessoas idosas estão mais ativas e buscam por atividades prazerosas, principalmente por aquelas que contribuem para melhorarem a sua qualidade de vida. Como o turismo, que é também uma boa opção para resgatar a autonomia do idoso.

Viajar proporciona inúmeros benefícios: A viagem nos permite conhecer novas culturas, novos lugares, fazer novas amizades, nos sentir vivos, além de descansar da correria diária. E quando se trata da terceira idade os benefícios são ainda maiores, pois viajar significa sair da rotina monótona, conquistar a liberdade, apreciar o que é novo, viver com prazer.

E então, você faz parte da melhor idade? Quer viver com mais leveza e dar mais sentido à sua existência? Continue com a leitura deste post e descubra destinos valiosos para aumentar a sua qualidade de vida!

As vantagens do turismo para idosos

Os idosos da era moderna estão mais conscientes do seu potencial e da importância de entender que a velhice não significa a finitude das suas ações. Pelo contrário, é a fase da inovação, da criatividade, de ter autoconhecimento e adaptar a sua a vida ao seu novo ritmo.

Ser idoso significa viver sem cobranças rigorosas, cuidando do seu corpo físico e psíquico, praticando atividades físicas, alimentando-se corretamente e, é claro, viajando. Viajar é, sem dúvidas, uma atividade que oferece, além do prazer e da liberdade, vários benefícios para a saúde do idoso. Confira alguns deles a seguir.

Reduz o estresse

Sair da rotina e vivenciar novas experiências contribui para a redução do estresse e evita doenças relacionadas ao emocional.

Viajar melhora as habilidades sociais

Sozinho ou acompanhado, durante uma viagem a comunicação se faz necessária, criando a oportunidade de se aproximar, conhecer pessoas novas e desenvolver as habilidades sociais, possibilitando a amizades duradouras.

Aumenta a criatividade

Nas viagens, as pessoas estão abertas ao diálogo, a viver novas experiências e a romper barreiras do cotidiano. Isso favorece a criatividade.

Aumenta a capacidade de adaptar-se às mudanças

Adaptar-se a mudanças, é uma das habilidades psicossociais mais complicadas, para muitas pessoas, sair da zona de conforto é realmente difícil. No entanto, durante uma viagem, as mudanças ocorrem quase que de forma imperceptível e, na maioria das vezes, são bastante apreciadas.

Contribui para a saúde cardíaca

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o quarto fator de risco de morte por doenças cardiovasculares é o sedentarismo. No entanto, quem viaja com frequência, se movimenta mais, faz caminhadas, evita o estresse e, consequentemente, reduz o risco de problemas cardíacos.

A lista de benefícios que o turismo para idosos pode oferecer é extensa. Aqui foram apresentados apenas alguns, mas suficientes para alertar e propor uma forma diferente de os idosos cuidarem da saúde. Então, vamos viajar!

Conheça os melhores destinos para iniciar a sua viagem

Atingir a melhor idade proporciona maturidade e poder de escolha. Ou seja, autoconhecimento, tranquilidade e segurança, requisitos indispensáveis para escolher um bom destino e curtir muito o seu merecido descanso.

É certo que a capacidade física dos idosos mudam, mas as atrações turísticas também. Muitas empresas preparam itinerários interessantes para o público idoso. Portanto, nunca faltarão bons destinos para as suas férias, sejam elas com aquele grupo de amigos, sozinhos ou, até mesmo, com a família inteira. Confira alguns lugares que vale a pena conhecer.

1. Campos do Jordão – São Paulo

A cidade oferece lindos parques naturais que possibilitam aos idosos apreciar a natureza e valorizar a vida. É considerada uma bela cidade, principalmente no inverno, devido ao seu clima agradável com temperaturas amenas, inúmeras construções em estilo alpino e diversos restaurantes. Campos do Jordão é uma excelente opção para conhecer.

2. Rota histórica mineira

Igrejas barrocas, casario estilo colonial, paisagens naturais com muito verde e sem falar, é claro, na famosa comida mineira que agrada a qualquer paladar, tornando a viagem inesquecível. Isso é um pouquinho de tudo aquilo que você encontrará ao fazer uma rota pelas cidades mineiras, como: Tiradentes, Mariana, Congonhas, João Del Rei entre outras.

Algumas cidades da rota mineira como Ouro Preto, são bastante íngremes, dificultando a locomoção. Mas, a cidade disponibiliza serviços de transporte garantindo ao visitante todo conforto que ele merece. Vale a dica, dê preferência aos calçados confortáveis.

3. Toscana – Itália

Toscana é um destino ideal para qualquer um e a sua tranquilidade atrai pessoas de todas as idades. A cidade é conhecida como o Berço do Renascimento e é repleta de belíssimas paisagens naturais. É sem dúvida um verdadeiro tesouro histórico. Com uma riqueza artesanal impecável, oferece um excelente mercado para fazer boas compras.

4. Teresópolis – Rio de Janeiro

Trata-se de um convite irrecusável, propício para curtir as temperaturas baixas e belas paisagens com montanhas de encher os olhos de alegria. A cidade é bastante calma e dispõe de lugares maravilhosos para quem gosta de desfrutar das belezas naturais.

5. Fortaleza – Ceará

O clima agradável e quente da região, o mar de coloração azulada e a areia branca chamam a atenção dos admiradores de praia.

Os hotéis de Fortaleza fazem parte da lista dos mais procurados pelo público mais velho. É uma opção de viagem para idosos acompanhados ou não, já que a cidade é dinâmica e disponibiliza espaços e atividades para toda as idades, como as feiras de artesanato, um tour pelo centro histórico e as deliciosas comidas nos restaurantes típicos.

6. Holambra – São Paulo

Localizada a cerca de 140 quilômetros da capital paulista, Holambra é denominada como a cidade das flores. Apresenta ruas bem diferentes de outros lugares, com muitas cores, deixando o visitante agraciado com tanta alegria e beleza.

Inúmeras são as lojinhas com arquitetura holandesa e ótimos restaurantes para preencher a agenda turística de quem optar por conhecer as maravilhas do sudeste brasileiro.

Deu para perceber que o turismo para idosos é sem dúvida uma sugestão importantíssima para o idoso que procura viver com qualidade, usufruir de sua condição favorável, uma vez que já se dedicou tanto ao trabalho e contribuiu para o desenvolvimento dos outros. Agora é o momento de se cuidar e principalmente valorizar a sua existência de forma prazerosa.

Então, gostou do texto? Qual outro lugar você acrescentaria nessa lista? Deixe um comentário logo abaixo, será um prazer interagir com você.

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo