0

A possibilidade de manter o familiar em casa — no caso de doenças mais graves, acidentes ou mesmo com a idade avançada — é uma oportunidade ímpar. O aconchego do lar é importante para o bem-estar do paciente, e acompanhar o processo de perto traz segurança e tranquilidade a todos os envolvidos. Porém, há momentos em que um serviço de visitação de enfermagem é necessário.

A atividade de cuidador é recomendada para os casos de baixa complexidade, por exemplo, dar banho, auxiliar durante as refeições, ajudar a sair da cama e tomar a medicação na hora certa. Já para as situações de média e alta complexidade, que demandam maiores exigências técnicas e, até mesmo, serão invasivas, é requerida a presença de um profissional mais especializado.

Assim, quando o idoso ou o paciente passar a ter necessidade de tomar injeções, trocar curativos, fazer uso da sonda para alimentação ou da bolsa de colostomia, o profissional de enfermagem, seja ele o técnico ou o próprio enfermeiro, será o mais indicado. Continue lendo e veja como é vantajoso e necessário contratar esse tipo de serviço.

Benefícios do serviço de visitação de enfermagem

Especialista em cuidados

É uma alegria, com certeza, poder assistir parentes e pessoas queridas pessoalmente. Mas, nos casos em que são necessários conhecimentos técnicos, além de um cuidador qualificado e atencioso, será necessária a presença do profissional de enfermagem. O trato com a higiene, por exemplo, pode se tornar bastante específico. Em situações de alto risco de infecção, como lavar uma ferida? E quais os produtos podem ser utilizados?

Uma outra condição que requer cuidados especiais é quanto à utilização de medicamentos via parenteral, isto é, administrado por meio de sonda ou injeção e não por via oral. Aqui, também é bom lembrar que há uma forma correta de guardar e descartar esses instrumentos, pois são resíduos hospitalares, e há uma legislação própria que é de conhecimento dos profissionais da área.

No dia a dia, o cuidador poderá dar sequência a muitas dessas tarefas, desde que instruído atentamente pelo profissional de enfermagem. Assim sendo, é pertinente que as sondas, por exemplo, sejam manuseadas por ele, mas tanto a definição do tipo de sonda quanto as trocas deverão ser realizadas pelo técnico ou pelo próprio enfermeiro e não pelo cuidador.

Controle de medicamentos e outras anotações

Mesmo que o idoso receba atendimento domiciliar, a constituição de um prontuário — que nada mais é do que um conjunto de fichas com informações sobre a evolução clínica do paciente — é imprescindível. Não apenas os medicamentos devem ser controlados, mas todos os acontecimentos relevantes precisam ser anotados e estar disponíveis a toda equipe que atua na assistência.

O que deve ser anotado no prontuário​

  • Aspectos físicos, emocionais e mentais do paciente.

  • Alimentação: o paciente ingeriu a quantidade de nutrientes indicada?

  • Medicamentos: quais? Em que horário? Qual a forma prescrita?

  • Orientações dadas ao cuidador do idoso ou do paciente.

  • Condutas adotadas, ou seja, o que foi realizado.

  • Resultados obtidos em decorrência das últimas orientações.

  • Data, hora, nome legível e a assinatura do responsável pelas observações.

Uma boa anotação de enfermagem é aquela que, ao ser lida sem a presença do paciente, consegue informar precisamente o estado dele. Há toda uma metodologia da melhor forma de efetuar esses apontamentos, que é ensinada nos cursos universitários e profissionalizantes. Assim, ocorre o controle do que está acontecendo com o paciente e toda a equipe poderá ter acesso às informações.

Apoio em emergências

Para a melhor compreensão do que representa esse suporte, é preciso saber primeiro o que é uma emergência — é o exato momento em que o paciente mais necessita de atenção. E isso deve acontecer da maneira mais rápida possível, pois a vida da pessoa ou a possibilidade de adquirir uma incapacidade permanente pode estar em jogo.

E, nessas situações, saber lidar com todo o contexto — no qual precisamos incluir a família e os cuidadores em geral — é determinante. O enfermeiro e o técnico de enfermagem recebem treinamento específico para saber como acolher todos os envolvidos com a situação e buscar a melhor e mais rápida resposta para o paciente.

Essa solução estará baseada nos protocolos de classificação de risco. A título de exemplo, é bom saber que o enfermeiro é um profissional apto a fazer a avaliação clínica para identificar os sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é uma das maiores causas de morte no mundo. E, após a avaliação, terá condições de realizar um atendimento preventivo, evitando maiores complicações.

Profissional qualificado

Profissionais qualificados são aqueles que estão prontos a assistir pacientes com demandas similares às que surgem em um ambiente hospitalar. Eles têm conhecimento para manusear equipamentos, materiais e medicamentos da forma correta. Além de saberem identificar o estado de consciência do paciente e avaliarem se ele tem ou não percepção espaço-temporal.

Um profissional qualificado, no caso da enfermagem, também saberá analisar a condição emocional do paciente, que é um fator importantíssimo para a recuperação da saúde de qualquer pessoa. A capacidade de perceber como o idoso está se locomovendo fisicamente — e se isso pode representar algum tipo de risco — também faz parte de suas habilidades.

No caso de um paciente acamado, que passa a maior parte ou todo o tempo deitado na cama, é necessário verificar se as grades de proteção são indicadas e quantas vezes há a necessidade de mexer a pessoa para minimizar o surgimento de escaras, que são feridas decorrentes de uma posição mantida por muito tempo. 

Dessa forma, evitar o deslocamento do idoso é uma medida de segurança que precisa ser levada em consideração. Sem falar que inibir a frequência em hospitais, devido ao risco de contaminação, é também bastante salutar. E os profissionais de enfermagem, junto aos cuidadores, são os mais indicados.

Saiba que, nos momentos em que a pessoa querida — sob sua responsabilidade — precisar do serviço de visitação de enfermagem, a equipe da Guardiões de Vida estará a postos para atendê-lo.

Agora que você já sabe as reais vantagens desse serviço, entre em contato conosco para mais informações.

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo