0

Todos sabemos que a terceira idade pode ser muito gratificante, mas, justamente nessa estimada etapa da vida, o cuidado com as pessoas mais velhas deve ser redobrado. Muitas vezes, esse cuidado reflete-se em um trabalho duro e de muito esforço por causa, unicamente, do tempo, que não nos permite dar a atenção que deveríamos aos idosos que são nossa responsabilidade.

A boa notícia é que existem diversos serviços que podem auxiliar nos cuidados necessários com as pessoas idosas que amamos e que podem ser contratados por meio de uma empresa de home care.

O termo home care é inglês e significa, basicamente, cuidados do lar. Uma empresa que atribui esse termo fornece serviços exclusivos e direcionados ao atendimento em domicílio para pessoas que necessitam de cuidados especiais, como idosos, por exemplo, eliminando inúmeras dificuldades, como a de locomoção.

Mas como conseguir encontrar uma empresa de home care que atenda às suas expectativas de qualidade, atendimento e, principalmente, acolhimento ao idoso? Esse é o objetivo deste artigo. Nele, vamos apresentar dicas de como escolher a melhor empresa para atender às necessidades da assistência domiciliar que você precisa. Vamos lá?

Verifique se clientes e ex-clientes recomendam a empresa

Analisar o que outros clientes acham dos serviços oferecidos pela empresa de home care é uma dica que pode ser ampliada para qualquer tipo de serviço que você solicite.

A percepção de outras pessoas que tiveram a oportunidade de usufruir dos serviços de home care pode ser a chave para você fazer sua escolha.

Mas é importante executar isso com algum planejamento. Com uma busca na Internet, você pode encontrar relatos ou até o contato direto de pessoas que já utilizaram os serviços da empresa em questão. Se a busca não der em nada, solicite, para a própria empresa, o contato de alguns clientes para fazer essa avaliação.

Depois de conseguir meios para fazer essa pesquisa, organize algumas perguntas-chave para que você possa obter informações mais assertivas para a sua escolha. Uma boa opção é dividir o que você for perguntar em temas específicos e questionar ao cliente informações sobre cada um desses temas, como: qualidade, preço e prazo. Confira, a seguir, algumas sugestões de perguntas que você pode fazer sobre cada assunto.

Qualidade

  • Como você avalia os serviços oferecidos pela empresa? Eles são de qualidade?
  • A empresa teve alguma falha na entrega dos serviços enquanto você os utilizava?
  • Como era o atendimento da empresa? Era cordial? Eles acolhiam o paciente e o tratavam com respeito?

Preço

  • O preço dos serviços oferecidos estava adequado ao seu orçamento?
  • Você considera o preço cobrado pelos serviços alto ou baixo?
  • Os valores cobrados pelos serviços, em sua opinião, foram justos?

Lembrando que, quase sempre, a relação preço x qualidade anda de mãos dadas. Por isso, é muito importante avaliar cada detalhe da empresa para não correr riscos de contratar serviços com custo reduzido, mas de qualidade duvidosa.

Prazo

  • Os profissionais são pontuais no atendimento? Você teve problemas com ausência de cuidadores ou faltas sem substituição e aviso por parte da empresa?
  • Sempre que você precisa tirar alguma dúvida ou falar com a empresa, é atendido prontamente?

Avalie todos os serviços oferecidos pela empresa de home care

Considere todos os serviços que a empresa oferece antes de fazer sua escolha. Alguns fatores são importantes na hora de avaliar o pacote de serviços oferecido e é imprescindível que você averigue se todos os itens atendem ao que você precisa.

Confira os detalhes de cada serviço e veja se existe um diferencial que lhe agrade. Existem empresas que, inclusive, oferecem serviços personalizados, como:

  • acolhimento mais próximo e permanente, com cuidador diário e sem a possibilidade de faltas;
  • cuidados especiais, como controle de medicamentos a serem ministrados ao idoso;
  • disponibilidade de materiais de apoio, como fraldas geriátricas, colchões ortopédicos e etc;
  • especialistas multidisciplinares, como nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros.

Confira se a empresa conta com um quadro de profissionais qualificados

Sob qualquer aspecto, contratar uma empresa de home care é uma escolha que requer confiança. E isso está intimamente ligado ao fato de a organização ter profissionais que sejam qualificados e habilitados para o serviço que será prestado.

É preciso verificar se todos os profissionais da empresa apresentam as certificações necessárias para a atuação.

Uma equipe multidisciplinar em saúde deve conter especialistas em cada área de atuação e profissionais especializados em cuidados especiais com idosos. Essas são algumas das características que você deve levar em consideração no quadro de colaboradores da empresa que está pesquisando.

Pesquise se a companhia tem todas as autorizações legais necessárias

Por ser um serviço de acolhimento realizado na própria residência do cliente, empresas de assistência domiciliar que fornecem cuidados aos idosos têm diversos requisitos legais e burocráticos que precisam atender para implementar um bom serviço.

Verifique se empresa em questão está autorizada a prestar serviços de home care por meio dos órgãos:

  • Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alvará de funcionamento;
  • Conselho Federal de Enfermagem (COREN) para profissionais de enfermagem que prestam o serviço;
  • Conselho Regional de Medicina (CRM) para médicos especialistas que prestam o serviço.

Confira se os serviços oferecidos pela empresa trarão os benefícios que você procura

Essa é a dica definitiva para você fazer sua escolha. Se a empresa atender todas as expectativas citadas anteriormente, é necessário que você determine se os serviços oferecidos realmente atendem a tudo o que você precisa para ficar tranquila quanto aos cuidados da pessoa sob sua responsabilidade.

Muitas vezes, é necessário que os profissionais estejam à disposição para dar banho ou trocar as fraldas. Também é possível que você precise de um cuidador que esteja disponível por tempo integral, para que você possa cuidar de outras responsabilidades. É também provável que você deseje ouvir uma opinião médica especializada sobre as condições de saúde do idoso, para saber como está seu estado de saúde.

Leve tudo isso em conta e escolha os serviços que melhor atendem às suas necessidades. Lembre-se de que a confiança e a experiência de um profissional cuidador e a solidez da empresa que presta esses serviços devem ser a base para que você tenha tranquilidade nos serviços de assistência domiciliar.

E aí, gostou das dicas? Viu como é importante ter informações prévias do que você deve conhecer sobre a empresa de home care que vai contratar? Ainda mais quando se trata de algo tão delicado como a saúde. Agora, para aproveitar todo esse conhecimento, entre em contato conosco e coloque em prática todo este aprendizado!

Escrito por:

Marcus Vinicius Zorub Montanha – Diretor Técnico

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link