0

Envelhecer é algo inerente à vida de qualquer ser humano. E, cada vez mais, a expectativa de vida tem aumentado consideravelmente devido aos avanços tecnológicos na medicina e à mudança de hábitos da população.

No entanto, alguns idosos são dependentes de cuidados básicos. Um desses cuidados – que precisa ser assegurado – é a higiene pessoal do idoso. Para evitar complicações e manter nossos idosos saudáveis, é indispensável possibilitar a eles uma boa higiene, muito carinho e um acolhimento humanizado, com atitudes empáticas e respeitando as suas limitações.

Então, quer informações que possam te ajudar a cuidar do seu idoso com mais segurança e preparo? Não deixe de ler este texto, pois ele foi preparado pensando em você. Comece a leitura agora mesmo!

Saiba a importância de garantir a higiene pessoal do idoso

A prática de higiene de uma pessoa contribui positivamente para a sua saúde, bem-estar, aumento da autoestima, disposição e é também um cuidado preventivo de doenças de pele. Com o idoso não é diferente. A higiene pessoal não se reduz apenas à limpeza do corpo, mas das roupas, dos objetos pessoais e dos ambientes que o idoso frequenta. Esse cuidado diminuiu consideravelmente os perigos de desenvolver infeções resultantes de bactérias, vírus ou fungos.

Passamos praticamente a vida inteira cuidando de nossa higiene pessoal por nós mesmos. Quando atingimos a terceira idade, muitas de nossas capacidades são reduzidas devido ao processo de envelhecimento ou por outro fator qualquer. Diante disso, a tendência é que os idosos sintam-se deprimidos e envergonhados e acabem resistindo aos cuidados.

É importante destacar que esse é o momento de o cuidador agir com empatia, ser carinhoso, atencioso e propiciar ao idoso o resgate de sua autoestima, para que possa sentir-se valorizado.

Conheça algumas dicas para manter a higiene pessoal de idosos

O processo do envelhecimento gera inúmeras mudanças na vida de uma pessoa – podem surgir doenças, ocorre a redução da mobilidade e a fragilidade diminui capacidade do próprio idoso cuidar de sua higiene pessoal. Portanto, o cuidador deve contribuir para preservação da saúde e o bem-estar do idoso, oferecendo bons cuidados de higiene. Veja algumas dicas importantes.

Banho

Cuidado essencial com o idoso, proporciona bem-estar, boa saúde física e emocional, boa aparência e autoconfiança:

  • estabeleça um horário favorável para o banho;

  • use luvas diferentes para cada idoso e lave as mãos antes e depois;

  • seja agradável durante o banho;

  • afaste todos os objetos que possam causar acidentes;

  • saiba respeitar a vontade de quem está recebendo os cuidados, sua privacidade e integridade;

  • tenha sempre movimentos suaves e delicados;

  • adapte o banheiro para garantir a segurança.

Vestuário

É importante destacar que o modo como um idoso se veste pode garantir mais conforto na hora da higiene pessoal. Esse cuidado também pode garantir conforto psicológico, com roupas que garantem o estilo pessoal e a personalidade; conforto físico, com roupas que protegem da umidade, do calor e do frio; e conforto social, com roupas adequadas para cada situação:

  • use roupas mais largas para otimizar a sua mobilidade;

  • respeite as preferências do idoso, isso pode interferir em sua autoestima;

  • as roupas devem estar sempre bem limpas e com cheiro agradável.

Higiene bucal dos idosos

Esse cuidado previne a doença periodontal, muito frequente e agressiva neste momento da vida. Se o idoso for diabético, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que o risco de infecção é maior. É importante seguir algumas dicas para essa tarefa:

  • escovação diariamente sempre após cada refeição, em caso de próteses móveis a higienização deve acontecer adequadamente;

  • faça aplicação de flúor para prevenção das cáries;

  • leve o idoso pelo menos duas vezes ao consultório dentário por ano.

Unhas, barba e cabelos

O cuidado com os cabelos, as unhas e a barba é importante e eles devem ser sempre limpos e cortados:

  • cortar as unhas uma vez por semana ou a cada 15 dias (atenção especial com pacientes diabéticos);

  • as ferramentas de cortes e limpeza precisam ser desinfetadas;

  • guarde-as em um estojo específico para o idoso;

  • a barba pode ser feita com lâminas comuns ou com um barbeador elétrico;

  • pode ser diariamente ou de acordo com a preferência do idoso, tendo cuidado com a pele para evitar machucados e arranhões.

Cuidado com os pés

A lavagem dos pés dos idosos deve ser diária. O pé do diabético é um ponto que merece a atenção e deve ter orientação médica constante. É importante prestar atenção aos cuidados necessários, que trazem benefícios para o idoso:

  • impedir as infecções;

  • estimular a circulação periférica;

  • remover resíduos existentes e controlar o odor.

Contrate profissionais qualificados para cuidar do idoso

Independentemente do estado de saúde do idoso, a sua higiene pessoal deve ser assegurada. É fato também que, entre outros requisitos, cuidar de alguém na terceira idade exige disponibilidade.

O pouco tempo dos familiares e a insegurança em deixar seu ente querido em uma casa de repouso são fatores que contribuem para a procura de um profissional especializado no assunto. Por isso, se você tem um idoso em casa, mas não está preparado para oferecer os cuidados dos quais ele precisa, vale lembrar que há profissionais qualificados que podem ser contratados.

Essa escolha exige atenção e calma. Não tome uma decisão de forma precipitada, busque informações confiáveis sobre o assunto, converse com amigos e conhecidos que já vivenciaram essa situação. Deve-se também acertar com a empresa ou diretamente com o cuidador alguns aspectos relevantes para garantir um cuidado eficiente e mais segurança para você. Veja alguns aspectos:

  • verifique os antecedentes criminais do cuidador a ser escolhido;

  • saiba quais capacitações o cuidador recrutado já realizou;

  • verifique como os cuidadores são recrutados e quais os requisitos de contratação;

  • veja a experiência, tempo de permanência em cada residência, cartas de recomendação;

  • em caso de contratação por uma empresa (home care), saiba qual é a política de substituição quando o cuidador não puder exercer seu serviço em determinada ocasião;

  • se ocorrer insatisfação com os serviços de um cuidador contratado, saiba se ele poderá ser substituído e como isso ocorre.

É importante ressaltar que o idoso merece todo o carinho e os cuidados adequados para continuar desfrutando da vida e momentos mais felizes com conforto e, principalmente, com segurança. Ao longo deste post, procuramos trazer as informações necessárias sobre os cuidados relacionados a higiene pessoal do idoso.

O texto de hoje contribuiu para que você aprendesse mais sobre como melhorar a qualidade de vida do seu ente querido? Então, continue a leitura e saiba também quais os cuidados devem ser tomados ao dar banho em idosos. Confira!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo