Como convencer o idoso a tomar banho? Descubra!

Compartilhe este Post

Tem dias que cuidar de idosos não é uma tarefa fácil, já que pessoas mais velhas podem ter o temperamento difícil. Com a senilidade, muitas vezes elas perdem seu discernimento e até mesmo deixam de se preocupar com a higiene pessoal, o que torna a hora do banho um verdadeiro desafio. Então, nessas horas você se pergunta: como convencer o idoso a tomar banho todos os dias?

Quando a pessoa já está com a idade mais avançada, essa tarefa se torna cada vez mais complicada. Mas nem por isso o idoso deve ser forçado a ir para o chuveiro, pois ele pode ficar irritado e até mesmo magoado. O ideal é conversar com a pessoa e tomar medidas para que ela não dê tanto trabalho na hora de fazer sua higiene diária.

Neste post vamos dar algumas dicas básicas sobre como vencer o desafio de convencer uma pessoa idosa a tomar banho. Confira!

Estabelecer uma rotina

Para convencer o idoso a tomar banho todos os dias é bom estabelecer uma rotina. Esse passo é eficiente, principalmente, em pessoas com Alzheimer, pois elas não conseguem se lembrar do que fizeram ou deixaram de fazer. Com uma rotina estabelecida, o idoso se acostuma com o banho e entende que ele faz parte de suas atividades diárias.

Mesmo pessoas que não têm Alzheimer também podem se beneficiar com essa técnica. Então, estabeleça um horário diário para o banho e outros cuidados, como hidratar o corpo, pentear os cabelos e cortar as unhas. Assim, ele entende que aquele horário é reservado para cuidar de sua higiene e nada mais.

Avisar o idoso antes do banho

Caso você esteja pensando em como convencer o idoso a tomar banho, mas simplesmente esquece de avisá-lo quando é a hora de fazer sua higiene, está dificultando as coisas. Pessoas idosas não gostam que fiquem dando ordens à elas — aliás, ninguém gosta disso.

Mas quando chega aquela idade em que a pessoa precisa de cuidados, seguir os comandos de outras pessoas é inevitável. No entanto, isso não significa mandar a pessoa ir para o banho e pronto!

Para que o idoso faça a sua higiene sem dar trabalho, o ideal é avisá-lo que está chegando a hora do banho. Assim, ele fica ciente que tem um compromisso, que deve ser feito e tem tempo para se preparar para ir para o chuveiro.

Por exemplo, se ele estiver assistindo a um programa de TV, pode ficar irritado se você chega simplesmente dizendo “vamos tomar banho?”. Se você avisá-lo um pouco antes, ele pode ir mais tranquilamente, facilitando sua vida.

Preparar a sequência do banho

Para que a tarefa seja menos trabalhosa, o ideal é você preparar toda a sequência necessária para o banho. Olhar a temperatura do chuveiro, separar o sabonete, bucha, o xampu e condicionador, caso a pessoa vá lavar os cabelos.

Separar a toalha e as roupas que serão usadas depois do banho também agiliza o processo e deixa a pessoa menos irritada, caso ela seja daquelas que detesta a hora de ir para o chuveiro.

Elogiá-lo sempre

Uma boa alternativa de convencer o idoso a tomar banho todos os dias é elogiá-lo sempre. Quando ele sair do chuveiro, diga coisas boas sobre como ele se comportou bem durante o banho, como ele fica lindo e cheiroso depois de uma boa “chuveirada”.

Vista roupas bonitas no idoso e fale sempre coisas positivas. Assim, ele terá uma boa experiência e vai enxergar o banho como uma coisa benéfica para ele. Pessoas com doenças mentais, como Alzheimer, podem se beneficiar muito dessa técnica.

Cuide da segurança do idoso na hora do banho

É comum que pessoas mais velhas não queiram tomar banho por medo de caírem no banheiro e se machucarem. Se esse é o problema da pessoa que você cuida, tome providências para que ela se sinta segura enquanto faz sua higiene diária.

Coloque tapetes antiderrapantes no banheiro e nem pense em deixar o idoso tomar banho descalço, mesmo que ele insista. Tenha sempre um chinelo próprio para esse momento do dia.

Faça do banho uma experiência prazerosa para o idoso

O banho deve ser um momento prazeroso e relaxante. Então, mesmo que você tenha outros afazeres diários separe um tempo somente para cuidar da higiene do idoso. Já falamos sobre estabelecer uma rotina, mas mais importante que isso é não correr para terminar de dar banho no idoso logo.

Então, cuide para que a temperatura do banho esteja agradável. Nada de água muito quente no verão ou água fria no inverno. Não esfregue o corpo da pessoa com força e, depois do banho, passe um creme hidratante.

Caso você cuide de uma pessoa vaidosa, aproveite esse momento para deixá-la feliz. Faça um penteado no seu cabelo ou seque com calma, assim, o momento da higiene pode ficar bem mais agradável.

Espere um determinado período mesmo se ele ainda insistir em não tomar

Como falamos no início do post, você não deve forçar o idoso a tomar banho, principalmente se ele tem Alzheimer, pois ele vai ficar muito irritado e, por isso, vai ser cada vez mais trabalhoso levá-lo para debaixo do chuveiro.

Mesmo que a pessoa fique resistente e não queira tomar banho, espere passar um tempo e depois, convide-a novamente. Mesmo que ela se recuse, não desista, pois ela precisa entender que a higiene pessoal é fundamental para ter mais qualidade de vida. Lembre-se de que ela pode recusar mais de uma vez e, por esse motivo, você precisa ter paciência.

Essas foram nossas dicas de como convencer o idoso a tomar banho. Coloque-as em prática e observe como terá menos trabalho com seu parente mais velho no dia a dia. Essas dicas valem tanto para filhos que cuidam de seus pais quanto para cuidadores.

Gostou do post e quer receber outras dicas de como cuidar de idosos? Então assine nossa newsletter! Toda semana enviaremos dicas quentinhas diretamente em seu e-mail sobre como algumas atitudes podem melhorar sua convivência com o idoso, além de dicas para cuidar da saúde dele.

Escrito por:

Marcus Vinicius Zorub Montanha – Diretor Técnico

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.