0

O aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população tornaram mais comum a situação em que um paciente requer cuidados especializados, mas não necessariamente precisa ficar internado. Isso contribuiu para a popularização do home care.

Ao pé da letra, a expressão significa “cuidado em casa”. Porém, para os especialistas da área, trata-se de um atendimento ambulatorial ou uma espécie de internação domiciliar.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é home care e quais são os benefícios que esse tipo de serviço traz a todos: paciente, família e o próprio sistema de saúde. Acompanhe!

O que é home care?

Como vimos no começo deste conteúdo, trata-se de um atendimento especializado domiciliar. É uma modalidade contínua de prestação de serviços na área da saúde, com o objetivo de manter ou melhorar a condição geral do paciente.

O serviço não está restrito aos idosos e pode ser utilizado por qualquer paciente que requeira cuidados, mas não precise de uma estrutura hospitalar. Vale lembrar que, nesse caso, cabe ao profissional atuar para melhorar a compreensão da família em relação à evolução da doença que acomete o paciente.

Isso é especialmente importante para os quadros em que a evolução é inevitável, como no caso das distrofias musculares e das demências. No modelo de home care, existem diversos tipos de atendimento pontuais, que incluem:

  • fisioterapia;
  • fonoaudiologia;
  • atendimento nutricional;
  • aplicação de medicação via intravenosa ou intramuscular.

O home care também pode contar, dependendo do caso, com a presença de um técnico de enfermagem ou cuidador pelo período que for necessário. Nesse sentido, vale destacar a diferença dos serviços do home care para aqueles prestados apenas por cuidadores.

A assistência por home care demanda uma equipe com profissionais de diversas áreas, enquanto o cuidador presta serviços básicos, como auxiliar na alimentação e na higiene pessoal. O home care pode contar também com cuidadores, mas não deixa de ter essa equipe capaz de prestar uma assistência mais especializada.

Como funciona esse serviço?

O home care pode ser fornecido pelo plano de saúde e SUS ou, ainda, ser contratado diretamente. Nos dois primeiros casos, ele é recomendado pelos médicos e requer um pedido de autorização, de preferência feito enquanto o paciente ainda estiver internado.

A solicitação deve detalhar os serviços que serão prestados no domicílio do paciente, quais profissionais são necessários (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas etc.) e os recursos, equipamentos ou materiais a serem usados.

Apesar de não constar do rol de coberturas obrigatórias da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de saúde devem fornecer o atendimento domiciliar caso haja indicação médica.

Durante o home care, o profissional deve anotar em folha apropriada os procedimentos realizados e a medicação usada, assim como a evolução do paciente com o tratamento. Esse documento precisa ser assinado tanto pelo paciente ou responsável quanto pelo supervisor do plantão, servindo como controle dos serviços de atendimento prestados pelo plano.

Quando o atendimento domiciliar é recomendado?

Não existem restrições de idade, gênero, gravidade da doença ou situação financeira para requerer o serviço de home care. A indicação deve obedecer a critérios estritamente clínicos e seguir as orientações do médico.

Os serviços de home care costumam segmentar o atendimento em três categorias. Confira a seguir quais são:

Monitoramento

São casos que precisam de pouca intervenção e mais monitoramento, aconselhamento e prevenção educativa aos pacientes que apresentam patologias crônicas. Os profissionais observam o ritmo cardíaco, a pressão arterial, a respiração e os sinais vitais como um todo.

Atendimento

Essa modalidade se destina aos pacientes que demandam cuidados de enfermagem.

Internação

A internação é indicada para tratamentos diferenciados depois que o paciente recebe alta hospitalar. Nesse caso, monta-se em sua residência uma estrutura próxima à que ele teria em um hospital.

Quais são os benefícios do home care?

Os serviços de home care oferecem uma série de vantagens para o paciente, a família e o sistema de saúde. Em primeiro lugar, o foco primordial do atendimento domiciliar está no bem-estar e no conforto do paciente — que pode ficar na sua própria casa, com seus familiares.

O serviço presta um atendimento mais humanizado, o que favorece uma recuperação rápida, além de prevenir ou minimizar eventuais sequelas e reduzir os riscos de infecção hospitalar ou internação por recidivas.

Do ponto de vista do hospital, o home care libera leitos para aqueles que de fato necessitam e reduz custos, uma vez que manter um paciente internado é muito caro. Os profissionais de saúde também se beneficiam com a oportunidade de prestar um atendimento totalmente individualizado ao paciente.

O que avaliar para contratar a melhor opção?

contratação de um serviço de home care deve ser analisada com muito cuidado, afinal estamos falando da vida de um ente querido. Por isso, cheque a reputação da empresa no mercado, especialmente entre quem já utilizou esse atendimento.

Entenda o serviço que a empresa de home care fornece e verifique se ela oferece uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e também cuidadores. Isso porque os pacientes muitas vezes precisam apenas de alguém que os auxilie nas atividades cotidianas da maneira correta.

Além disso, analise as condições do contrato e se a empresa oferece a flexibilidade de que você precisa. Muitos serviços de home care funcionam apenas com contratos fixos e de longo prazo, que podem não ser os mais adequados às suas necessidades.

A Guardiões de Vidas conta uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e você pode utilizar nossos serviços de acordo com suas necessidades. Buscamos sempre a excelência, com um atendimento humanizado e de alta qualidade, o que se reflete em um índice de satisfação de 97% dos nossos clientes.

Temos sempre enfermeiros de plantão e fazemos um gerenciamento completo do serviço, fornecendo inclusive os materiais de apoio necessários. Agora você já sabe como funciona um home care, para quem é indicado e o que deve avaliar na hora de contratar esse tipo de serviço.

Conte sempre com a Guardiões de Vidas para prover os melhores cuidados a seus entes queridos. Entre em contato conosco agora mesmo, conte-nos sobre suas necessidades, saiba como podemos ajudar e solicite seu orçamento!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo