0

O dia dos avós é uma data comemorativa de origem religiosa e homenageia os pais da Virgem Maria, Sant’Ana e São Joaquim. O dia escolhido, 26 de julho, foi adotado pelo Brasil e, também, por Portugal.  

A data foi associada a diversas outras ao longo da história: 20 de março, por causa da relação com São José, e 16 de agosto, devido ao dia anterior que homenageia a Assunção de Maria. Por fim, no século VI a data em que é comemorada atualmente foi definida.  

Apesar da tradição da data ser fortemente religiosa, há muitas outras razões interessantes para que esse dia seja comemorado. A valorização daquelas pessoas que cuidaram dos nossos pais e de nós é, por si só, um bom motivo para preparar uma bela homenagem aos seus avós. Descubra mais sobre essa tradição!

Qual é a importância do dia dos avós? 

Segundo a ciência, os avós trazem muito mais benefícios para toda a família do que você imaginava: o “efeito vovó”, por exemplo, torna as famílias maiores. Quando os avós ainda estão vivos, o número de netos pode crescer em até 20%.

Além disso, quando os laços emocionais são mais estreitos, as chances da ocorrência de depressão dos dois lados  da família são bem menores.

Como homenagear os seus avós? 

Reúna a família 

O maior presente que você pode dar no dia dos avós é reunir toda a família em torno deles. Durante o dia a dia pode ser difícil encontrar tempo para as reuniões familiares, mas nesse dia especial vale a pena todo o esforço. 

Por isso, a preparação de um almoço não poderia deixar de ser a primeira dica. Afinal, tempo é o presente mais valioso que os filhos e netos podem dar para os seus avós. 

Faça uma viagem 

Não há nada melhor do que as viagens em família; quando os seus avós estão com você, é melhor ainda. Por essa razão, considere essa possibilidade como uma forma de lembrar essas pessoas do quanto elas são valorizadas e amadas.

Não é preciso que a viagem seja prolongada. Um bate e volta em uma cidade próxima, por exemplo, será especial da mesma maneira. Na dúvida, relembre quais são os lugares preferidos dos seus avós. 

Presenteie com uma experiência 

Se você quer ir ainda mais longe e ser original em sua homenagem, que tal presentear  seus avós com uma experiência? Todos nós crescemos ouvindo as histórias que os nossos avós nos contam, então, por que não criar momentos dignos de serem relembrados para o resto da vida? 

Uma maneira bem especial é presentar com experiências Existe algo que os seus avós sempre sonharam em realizar, mas não tiverem a oportunidade? Você conhece uma experiência que eles iam gostar de ter? 

Se a idade e saúde permitirem, algumas alternativas como mergulhar, voar de balão, dirigir um kart ou fazer um cruzeiro podem ser um presente inesquecível. Contudo, coisas menos perigosas também têm o seu valor: ir até um restaurante, apreciar uma paisagem ou conhecer um lugar novo.  

Agora que você já anotou todas as nossas dicas para celebrar o dia dos avós, que tal seguir as nossas redes sociais? Assim você não perde nenhuma novidade! 

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo