0

O ser humano definitivamente não nasceu para viver isolado: ele precisa de convívio social em qualquer época de sua vida, pois isso ajuda a garantir sua saúde mental e também física. Com a chegada da terceira idade, a rotina é alterada, anulando por vezes as relações interpessoais.

Todos nós passamos pelo processo de envelhecimento, mas não precisamos deixar de lado nosso convívio social ou nossas relações, que são de suma importância para o bem-estar e a saúde.

Percebe-se então que o processo de interação social é imprescindível a um envelhecimento saudável. Continue a leitura para ver por que se perde e como incentivar esse convívio social, além do motivo pelo qual ele é tão importante!

Por que deixamos de lado a vida em sociedade na também chamada melhor idade?

Por vezes, a rotina é alterada drasticamente com a aposentadoria. O convívio social do idoso não deve se resumir a encontros semanais com grupos de terceira idade — é preciso incluir uma boa relação familiar dentro do contexto em que vive.

Como incentivar o convívio social na terceira idade?

Envolver-se em atividades dentro da comunidade à qual faz parte e ser integrante ativo diretamente trará inúmeros benefícios a si mesmo, bem como aos que o rodeiam. O que de fato importa não é a quantidade, mas sim a qualidade do convívio social. Isso varia de acordo com a autonomia de cada um, pois uns são mais ativos e outros nem tanto.

Como participar de atividades voltadas aos idosos e incentivar as amizades?

Parecer um clichê, mas manter o espírito jovem pode motivar a participar de atividades, além de favorecer novas amizades e abrir a pessoa ao novo. As redes sociais têm tido um papel importante nesse estágio, pois nelas é possível conhecer pessoas, estreitar amizades, participar de atividades em grupo e se relacionar.

Por que o convívio social é tão importante nessa fase da vida?

Como vimos, no decorrer de toda a nossa existência, nos deparamos com mudanças em cada fase de nossa jornada. Encontramos e convivemos com diferentes pessoas — isso é muito bom, uma vez que acrescenta bastante em nossas relações.

Assim, nos motiva a seguir a caminhada, vencer obstáculos e saber que não estamos sozinhos. Então, o convívio social é um fator de proteção ao envelhecimento que funciona como impulso, verdadeiro combustível para seguir em frente.

Quais são os benefícios do convívio social na terceira idade?

Com a aposentadoria, o convívio com colegas de trabalho (que era rotineiro) fica normalmente de lado. Além disso, a pessoa deixa de ir a lugares que eram frequentemente visitados e, com isso, se sente pouco útil.

Entretanto, é possível se adaptar a uma rotina adequada às suas limitações individuais. Isso trará benefícios como:

  • motivação para a vida;
  • hábitos saudáveis;
  • mais bem-estar;
  • bom funcionamento físico do corpo;
  • autoconfiança;
  • prevenção da possibilidade de depressão.

Sem dúvidas, o convívio social na terceira idade garante um bem-estar muito maior. Quando motivado, nosso organismo libera endorfina, o hormônio responsável pela felicidade.

Nosso post foi útil para você? Então, compartilhe-o nas redes sociais para que possamos incentivar ainda mais pessoas.

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo