0

Cada fase da vida é especial. Na terceira idade isso não é muito diferente, pois agora, algumas peculiaridades exigem um pouco mais de atenção. Nesse sentido, alguns cuidados com idosos em casa são fundamentais para proporcionar uma rotina melhor e mais saudável para as pessoas que estão nessa fase da vida.

Os detalhes poderão fazer a diferença, já que esses cuidados e a atenção dispensada a eles em casa é essencial para se sentirem mais acolhidos pela família e, assim, desfrutarem de mais segurança e tranquilidade no aconchego do próprio lar.

Acompanhe a leitura e descubra quais os cuidados mais importantes que devem ser tomados para garantir ao idoso uma vida plena, com saúde e bem-estar. Confira!

Quais os benefícios de se manter um idoso em casa?

Nos últimos anos, a população brasileira tem experimentado mudanças em sua estrutura etária. Com isso, o aumento da longevidade traz consigo algumas particularidades dignas de consideração. Ou seja, como a população idosa vem crescendo bastante, é preciso fornecer condições que permitam uma convivência mais segura e harmoniosa entre eles e seus familiares.

Sendo assim, as casas dos idosos, ou até mesmo daqueles que já estão se aproximando da senilidade, necessitam da instalação de medidas que garantam um convívio mais tranquilo e saudável. Tais medidas são essenciais porque podem evitar riscos de acidentes ou de incidentes, já que a própria fisiologia do envelhecimento contribui para deixar o idoso mais vulnerável, com a locomoção mais lenta e a visão mais fraca, por exemplo.

Então, manter a pessoa idosa em casa e próxima de um familiar ou de um profissional qualificado, que possa auxiliar em suas necessidades mais importantes, é imprescindível.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que o cuidado com o idoso deve ser considerado sob o aspecto biopsicossocial. Isto é, na fase de envelhecimento ocorrem mudanças físicas e psicológicas, cujas especificidades precisam ser acompanhadas para garantir uma melhor qualidade de vida ao idoso. Por isso, prover uma boa companhia em seu lar e a garantia de um serviço assistencial com um grau máximo de excelência não é uma cortesia familiar, mas uma necessidade amparada por lei.

Assim, com o idoso em casa é possível acompanhar de perto a sua condição de saúde física e mental, além de trazer benefícios como:

  • auxiliar na higiene pessoal;

  • dar a medicação na hora certa;

  • monitorar horários de alimentação;

  • perceber mudanças de comportamento;

  • fornecer momentos de lazer e de interação;

  • permitir um acompanhamento profissional personalizado;

  • proporcionar carinho e atenção dos familiares, quando presentes.

Quais os principais cuidados com idosos em casa?

Valorização, apoio, saúde, conforto, dignidade e casa são termos que os idosos sempre apreciaram ao longo de suas vidas. Por isso, nada mais justo que preparar sua moradia para que eles se sintam seguros e tranquilos para superar os eventuais problemas que surgem naturalmente na fase senil.

Além da necessidade de adaptar a casa para proporcionar um ambiente mais favorável às condições de saúde do idoso, a devida compreensão das alterações de comportamento frente às doenças típicas da idade é essencial.

E para reverter eventuais problemas que possam surgir, a forma de enfrentamento se torna um desafio constante para a família ou para o especialista de apoio. Por isso, quando a família não possui o preparo adequado, a presença de um profissional que tenha habilidades bem desenvolvidas é fundamental para prestar o apoio necessário. 

Veja agora as principais adaptações necessárias para ajustar a moradia conforme o perfil do idoso. Confira: 

Proporcione mais conforto

Nessa idade, tanto o frio como o calor incomodam bastante. Procure manter a temperatura agradável em todos os ambientes da casa.

Deixe mais espaço para locomoção

Adapte os móveis e utensílios e libere mais espaço para o idoso se locomover em casa.

Garanta um cantinho exclusivo

Providencie uma cadeira de descanso ou uma rede num local agradável para que ele possa descansar ou praticar a leitura.

Evite acidentes

Retire tapetes de material escorregadio e coloque anteparos, como corrimão em pontos estratégicos da casa.

Mantenha o banheiro limpo e seco

É muito comum o envolvimento em acidentes e quedas de idosos em banheiros. Para minimizar essas situações, monitore cuidadosamente as condições do banheiro e o mantenha sempre limpo e seco.

Tenha um especialista

Conseguir alguém de confiança para cuidar de quem tanto cuidou de nós não é uma tarefa fácil. Às vezes, para garantir a atenção e o cuidado que merecem, convém contratar um profissional qualificado para auxiliá-los.

Como contratar um cuidador de idosos?

Ao contrário do que ocorreu em países desenvolvidos — cuja população foi envelhecendo gradativamente — no Brasil, o aumento da longevidade de vida se deu de forma muito rápida. Tal condição demanda ainda mais atenção e cuidados especiais com os idosos, seja em casa ou em instituições de saúde.

Mas nem sempre os filhos dos idosos dispõem de tempo ou de conhecimento adequado para oferecer uma assistência eficaz aos seus genitores. Sendo assim, essa realidade conjuntural abriu espaço para o profissional cuidador de idosos, que tem se tornado o braço direito de muitas famílias que necessitam de ajuda nesses momentos.

Para maior comodidade e segurança, recomenda-se contratar um profissional formado em curso específico para cuidadores e que possua experiência mínima de seis meses. Além do mais, há também as questões burocráticas e legais que merecem consideração.

Mas para facilitar esse processo, a Guardiões de Vidas Home-Care, empresa sólida e experiente nesse ramo, não só oferece o serviço de cuidador de idosos, como também agiliza as burocracias em relação às leis trabalhistas e salários diretamente com o profissional.

Hoje, o maior foco da nossa empresa é atender pessoas da terceira idade, que precisam de assistência especial na residência ou no hospital. Também garantimos o apoio necessário aos pacientes pós-operatórios e com diagnósticos que exigem cuidados gerais básicos.

Assim, por meio desse serviço especializado é possível melhorar o cotidiano de todos os envolvidos e minimizar certas preocupações. Pois dessa forma, o idoso terá todas as necessidades supridas, enquanto seus familiares cuidam dos seus compromissos de rotina.

Agora que já sabe tudo sobre os principais cuidados com idosos em casa, curta o nosso Facebook e acompanhe mais conteúdos exclusivos!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta