0
A vida é muito especial em todas as suas fases. Contudo, a terceira idade é repleta de momentos importantes e particularidades que exigem um pouco mais de atenção. Em outras palavras, nessa etapa devem ser observados alguns cuidados com idosos em casa, de modo a proporcioná-los uma rotina tranquila e confortável.

É importante lembrar que os mínimos detalhes podem fazer a diferença para pessoas com idade avançada. Sendo assim, os cuidados e a atenção dispensada a eles são essenciais para que se sintam acolhidos pela família e desfrutem de mais segurança e tranquilidade no aconchego do próprio lar.

Pensando na grande importância desse tema, preparamos um artigo especial. Ao longo do texto você descobrirá quais cuidados devem ser tomados para garantir ao idoso uma vida plena, com mais saúde e segurança. Acompanhe a leitura até o fim e entenda melhor sobre o assunto!

Quais os benefícios de se manter um idoso em casa?

Atualmente, os cidadãos brasileiros têm experimentado mudanças significativas em sua estrutura etária. Isso acontece porque a população de idosos no país deu um grande salto nos últimos anos. Assim, por meio dos cuidados com idosos em casa é possível fornecer condições que permitam uma convivência mais segura e harmoniosa, afinal, a longevidade traz consigo algumas particularidades que merecem atenção especial.

Nesse sentido, o lar do idoso — e demais pessoas que já estão se aproximando da senilidade — precisa contar com medidas que garantam um convívio tranquilo e saudável. Tais providências são essenciais, uma vez que podem evitar riscos de acidentes ou de incidentes, afinal, a própria fisiologia do envelhecimento contribui para deixá-los mais vulneráveis, como a locomoção reduzida e a visão comprometida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que o cuidado com o idoso deve ser considerado sob o aspecto biopsicossocial. Isto é, na fase de envelhecimento ocorrem mudanças físicas e psicológicas, cujas especificidades precisam ser acompanhadas para garantir uma melhor qualidade de vida a essas pessoas.

Por isso, prover uma boa companhia em seu lar e a garantia de um serviço assistencial com um grau máximo de excelência não é uma cortesia familiar, mas uma necessidade amparada por lei. Sendo assim, é imprescindível oferecer cuidados com idosos em casa, afinal, dessa forma sempre haverá um parente ou profissional qualificado para auxiliá-lo em suas necessidades mais importantes.

Além disso, mantê-lo sempre por perto permite o melhor acompanhamento de sua condição física e mental, mas também proporciona benefícios como:

  • auxiliar na higiene pessoal;
  • dar a medicação na hora certa;
  • monitorar horários de alimentação;
  • perceber mudanças de comportamento;
  • fornecer momentos de lazer e de interação;
  • permitir assistência profissional personalizada;
  • proporcionar carinho e atenção dos familiares, quando presentes.

Quais os principais cuidados com idosos em casa?

Valorização, apoio, saúde, conforto, dignidade e moradia são termos que os idosos sempre apreciaram ao longo de suas vidas. Por isso, nada mais justo que preparar o seu lar para que eles se sintam mais bem acolhidos e tenham a oportunidade de superar eventuais problemas que surgem naturalmente na fase senil.

Além da necessidade de adaptar a casa e criar um ambiente mais favorável às condições de saúde do idoso, a devida compreensão das alterações de comportamento diante das doenças típicas da idade é essencial. Assim, reverter eventuais problemas que possam surgir e a forma de enfrentamento se torna um desafio constante para a família ou especialista de apoio.

Portanto, quando a família não tem um preparo adequado, a presença de um profissional que tenha habilidades bem desenvolvidas é fundamental para prestar auxílio sempre que necessário.

Confira, a seguir, as principais adaptações que podem ser exigidas com o objetivo de ajustar a moradia conforme o perfil de cada idoso!

Promova ambientes mais confortáveis

A temperatura é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde e bem-estar de pessoas com idade avançada. Por isso, um dos cuidados com idosos em casa deve ser mantê-la sempre agradável em todos os ambientes. Uma solução bem simples é trocar as lâmpadas incandescentes por modelos fluorescentes ou de LED. Além de deixar o clima prazeroso, elas consomem menos energia e têm maior duração.

Outra dica interessante é criar um espaço verde dentro de casa. As plantas são excelentes objetos decorativos e podem agregar vida aos ambientes internos. Por isso, invista em espécies de pequeno porte e que não exigem muitos cuidados como molhar ou podar. Assim, elas trarão conforto térmico ao espaço e deixar o ar mais puro.

Garanta um cantinho exclusivo

Estimular o cérebro é muito importante, especialmente com a chegada da senilidade. Por isso, providenciar um espaço em casa para manter o sistema cognitivo em ação pode ser extremamente necessário. Sendo assim, reserve uma cadeira de modo que o idoso seja capaz de praticar sua leitura ou uma rede num local agradável no qual ele possa simplesmente descansar.

Evite o uso exagerado de móveis

O uso de móveis como mesas, estantes e cômodas são responsáveis por grande parte dos acidentes domésticos, uma vez que esse tipo de objeto está fora do campo de visão dos idosos. Sendo assim, é fundamental reposicionar todas as peças de modo que o espaço para locomoção seja preservado. Vale lembrar que na idade avançada os movimentos são mais lentos e, portanto, qualquer obstáculo pode causar incidentes.

Tenha cuidado com tapetes e acessórios

Com o envelhecimento do conjunto músculo esquelético e o comprometimento do sistema nervoso é natural que as pessoas em idade senil sintam maior dificuldade em caminhar. Nesse sentido, é essencial oferecer cuidados com idosos em casa, afinal, o uso de tapetes sem aderência ao piso pode comprometer a segurança em todos os cômodos do lar de pessoas com idade avançada.

Mantenha o banheiro sempre limpo e seco

É muito comum o envolvimento em acidentes e quedas de idosos em áreas molhadas, especialmente no banheiro. De modo geral, o uso de tapetes, as espumas geradas no banho e até mesmo o vapor de água pode deixar o piso mais escorregadio e provocar incidentes. Para minimizar essas situações, monitore cuidadosamente as condições desse ambiente e o mantenha sempre limpo e seco.

Além desses cuidados, outras medidas podem se fazer necessárias, especialmente em relação ao box do banheiro por conta da elevação do trilho. Nesse caso, o ideal é colocar uma cortina ou excluir definitivamente esse item. Para evitar quedas causadas pelo piso escorregadio, é fundamental utilizar antiderrapantes e, sempre que necessário, investir em uma cadeira de banho.

Coloque barras de segurança

A falta de equilíbrio está diretamente relacionada com o aumento de acidentes domésticos na terceira e quarta idade. Sendo assim, para evitar esse tipo de ocorrência é preciso oferecer pontos de apoio extras com a colocação de barras de segurança em lugares estratégicos, como cozinha, banheiros e escadas. Estar atento aos cuidados com idosos em casa, além de garantir sua proteção, poderá permitir uma rotina mais autônoma dessas pessoas.

Reposicione melhor os interruptores

A iluminação é um fator muito importante para os idosos, uma vez que caminhar no escuro no trajeto até o banheiro, por exemplo, pode causar uma queda ou outro acidente. Assim, se for necessário, construa um projeto da rede elétrica de forma que tenha interruptores acessíveis em todos os cômodos da casa. A colocação de abajures e luminárias para melhorar a visão durante a noite é mais um método bastante útil.

Conte com a ajuda de especialistas

Embora conseguir uma pessoa de confiança para possibilitar cuidados com idosos em casa não seja uma tarefa fácil, é muito importante contar com o suporte de alguém especializado. A rotina de um idoso pode demandar auxílio em diversas atividades, principalmente as relacionadas à medicação. Por isso, no intuito de garantir a atenção e o cuidado que merecem, convém contratar um profissional qualificado para auxiliá-los em muitos casos.

Afinal, como contratar um cuidador de idosos?

Ao contrário do que ocorreu em países desenvolvidos — cuja população foi envelhecendo gradativamente — no Brasil, o aumento da longevidade se deu de forma muito rápida. Tal condição demanda ainda mais atenção e cuidados especiais com os idosos, seja em casa ou em instituições de saúde.

Entretanto, nem sempre os familiares dispõem de tempo ou de conhecimento adequado para oferecer uma assistência eficaz aos seus genitores. Sendo assim, essa realidade conjuntural abriu espaço para o profissional cuidador de idosos, que tem se tornado o braço direito de muitas famílias que necessitam de suporte nesses momentos.

Com o objetivo de oferecer mais comodidade e segurança às pessoas de idade avançada, recomenda-se a contratação de um profissional formado em curso específico de cuidador e que tenha experiência mínima de seis meses. Além disso, há também as questões burocráticas e legal que devem ser observadas.

Sendo assim, a Guardiões de Vidas Home-Care se tornou uma empresa parceira para facilitar esse processo. Sólida e experiente nesse mercado, não oferecemos apenas o serviço de cuidador de idosos, do mesmo modo, agilizamos todos os processos legais em relação às leis trabalhistas e combinação de salários diretamente com os profissionais.

Concluindo, oferecer cuidados com idosos em casa a partir de profissionais qualificados é possível melhorar o cotidiano de todos os envolvidos, minimizando certas preocupações. Afinal, dessa forma o idoso terá todas as suas necessidades supridas, enquanto os seus familiares podem cuidar de seus compromissos rotineiros.

 


Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo