8 dicas para evitar e tratar a assadura em idosos

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Problemas de assadura em idoso são bem comuns, pois pessoas mais velhas têm a pele muito sensível e estão mais propensas a ter lesões desse tipo. Na maioria dos casos, essas feridas aparecem em idosos com problemas de mobilidade, que precisam de fazer uso da fralda geriátrica.

Embora o aparecimento de lesões seja mais comum nas partes íntimas, elas podem aparecer também nas pregas da pele e entre os dedos, quando não são tomados os devidos cuidados.

Além de serem incômodas, as assaduras ainda são a porta de entrada para outras infecções. Por isso, se você cuida de um idoso, é bom ficar atento ao aparecimento de feridas na pele dele.

Como se formam as assaduras em idosos?

A assadura em idoso pode ocorrer por diversos fatores. A causa mais comum é o contato da pele com dejetos como fezes e urina. Quando o idoso usa fralda e precisa de ajuda para fazer sua higiene, pode ficar muito tempo exposto a esses dejetos. Sendo assim, as feridas aparecem.

Excesso de umidade causado pelo suor nas áreas cobertas pela fralda, o atrito devido ao tamanho inadequado da fralda e infecção por fungos também contribuem para o surgimento do problema.

Como evitar esse problema?

A ação preventiva é essencial para evitar que o idoso sofra com problemas de assaduras. Vale ressaltar que a pele de pessoas mais velhas é muito sensível, e a presença de feridas pode ser dolorosa. A seguir, daremos algumas dicas de como evitar esse problema.

1. Apare os pelos região pubiana

O excesso de pelos na região pubiano pode dificultar a higiene e ainda contribuir para que essa região fique úmida. Para manter essa área longe de assaduras, deixe os pelos sempre bem aparados.

É importante apenas aparar os pelos, e não depilar, pois ceras depilatórias e lâminas não são indicadas para peles sensíveis, principalmente na região íntima.

2. Não deixe o idoso ficar muito tempo com a mesma fralda

Como já citamos no início do artigo, o contato prolongado com fezes e urina é a causa mais comum de assadura em idoso. Por isso, as trocas de fraldas devem ser frequentes. Faça a troca sempre que o idoso evacuar, para evitar que ele tenha muito contato com as fezes, e não demore a trocar quando ele tiver feito xixi.

3. Faça uma boa higienização após as trocas de fraldas

Sempre que você trocar a fralda do idoso, procure fazer uma higiene cuidadosa, para que a região fique limpa e seca. Não use álcool para realizar a limpeza, pois esse tipo de produto resseca a pele, o que contribui para o aparecimento de lesões.

Na hora da higiene, use sempre toalhas macias e limpe de forma bem suave. Evite fazer atrito excessivo e não utilize flanelas, toalhas grossas ou panos domésticos para fazer a limpeza no idoso.

4. Escolha fraldas com grande poder de absorção e no tamanho certo

Fraldas apertadas podem lesionar a pele, já que ela fica bastante sensível à medida que envelhecemos. Sendo assim, escolha fraldas no tamanho certo, pois além de serem confortáveis, ainda evitam assaduras.

As fraldas também devem ser de boa qualidade. Opte por aquelas que oferecem uma boa capacidade de absorção, pois elas evitam que haja um excesso de contato do xixi com a pele humana. Procure marcas de boa procedência, que informem na sua embalagem que têm uma capacidade maior de absorção do que outras.

5. Mantenha a pele do idoso hidratada

O ressecamento da pele contribui para o aparecimento de feridas. Por isso, você deve manter todo o corpo do idoso sempre hidratado. Além de passar um hidratante sempre após as trocas de fraldas, é importante hidratar as outras áreas do corpo sempre após o banho.

Além da região íntima, podem aparecer feridas em outras áreas do corpo também, como nas dobras dos braços e das pernas.

6. Seque todo o corpo do idoso após o banho

Como citamos no tópico acima, a umidade corporal contribui para o aparecimento de assaduras. Após o banho, seque bem todo o corpo da pessoa que você está cuidando. Tenha um cuidado especial com as dobras e entre os dedos, pois são regiões muito sensíveis e propensas a ficarem úmidas.

7. Utilize pomadas para assaduras

As pomadas para assaduras servem tanto para o tratamento quanto para a prevenção do problema. Elas podem ser usadas a cada troca de fralda, para evitar o aparecimento de lesões. Nesses casos, passe uma camada grossa do produto sempre que fizer a troca.

8. Verifique diariamente o surgimento de lesões na pele do idoso

Para evitar problemas mais graves, observe diariamente a pele do idoso para verificar se tem alguma ferida. Quanto antes as assaduras foram diagnosticadas, mais rápido é o tratamento e menos incômodo o idoso terá.

Quais são as formas de tratamento para assaduras?

O tratamento para assaduras mais simples pode ser feito com pomadas específicas, conforme citado acima. Nos casos em que o problema já está agravado, é preciso de procurar ajuda médica.

Normalmente o tratamento é feito com cremes de barreiras e, em poucos dias, os resultados já são notados. Caso o idoso não receba o tratamento adequada, as lesões podem evoluir para infecções fúngicas e bacterianas.

Não há necessidade de deixar uma coisa tão simples afetar a saúde do idoso, já que o tratamento não é complexo. No entanto, a prevenção ainda é a melhor forma de manter a qualidade de vida do idoso, pois ela impede que ele sofra com lesões na pele.

Como você viu, prevenir a assadura em idoso não é complicado. Vale ressaltar que nem sempre essas feridas aparecem por falta de atenção de familiares e cuidadores, mas porque a pessoa mais velha já tem a pele muito sensível, o que contribui para o aparecimento de feridas. Por isso, é importante que você saiba como proceder quando o problema aparece.

Agora que você já sabe como prevenir e tratar feridas na pele do seu parente idoso, está na hora de saber como escolher a melhor fralda geriátrica. Confira o post que criamos especialmente sobre o assunto!

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.

Ligue já e solicite seu orçamento

Temos certeza que podemos lhe ajudar, por gentileza entre em contato.

Possuimos uma ampla experiência com cuidadores de idosos em domicílio. Focada no gerenciamento de profissionais cuidadores e na saúde da pessoa assistida, nos tornamos referência no que fazemos.

Copyright ©2021 – GUARDIOES DE VIDAS ASSITENCIA A SAUDE LTDA – CNPJ: 01.866.035/0001-70
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Denis Almeida