0

Adotar um estilo de vida equilibrado e valorizar o hábito de cuidar da alimentação e da saúde têm sido observados como aspectos essenciais para garantir o envelhecimento saudável.

Na verdade, diversos fatores contribuem para que se tenha uma expectativa de vida mais longa. Todavia, é necessário priorizar condições plenas de executar as funções que a pessoa exerce ou gostaria de exercer perante a sociedade.

Envelhecer com saúde pressupõe um estilo de vida que sinalize boas condições físicas e psicológicas. De igual modo, é preciso promover a inclusão social, tão importante e necessária, a quem atinge essa fase do ciclo de vida.

Se você está em busca de sugestões práticas que estabeleçam condições de alcançar o envelhecimento saudável, este post é para você. Acompanhe!

Hábitos mentais positivos e o envelhecimento saudável

Adotar um modo saudável de vida, com escolhas adequadas à manutenção da saúde, é um passo importante para atingir o envelhecimento sadio. Logo, chegar à fase senil com boas capacidades mental e física exige preparação ao longo da vida.

Quem tem essa consciência e desperta para sua relevância colhe mais tarde os benefícios dessa atitude. E ainda terá mais facilidade para manter os hábitos necessários à promoção do bem-estar e da qualidade de vida durante a terceira idade.

Nesse sentido, priorizar pensamentos e atitudes otimistas diante da vida é essencial. Essas ações precisam ser incorporadas o quanto antes ao dia a dia para que a mente se habitue à coordenação de situações conflitantes que possam provocar estresse.

Cultivar hábitos mentais positivos é importante também para aumentar a defesa imunológica e minimizar o surgimento de danos à saúde. Pessoas alegres, bem-humoradas mantêm o organismo mais forte e superam as doenças mais rapidamente.

O responsável familiar ou o cuidador profissional que auxilia a família no trato com o idoso tem a responsabilidade de orientá-lo sobre a associação de pensamentos positivos com os aspectos de saúde típicos dessa idade.

Interação e a terceira idade mais tranquila e feliz

Nesse ciclo da vida, é fundamental manter a interação social e, se possível, desenvolver alguma forma de trabalho. Além disso, idosos com boas condições de saúde podem se envolver em atividades alternativas e cuidar também dos aspectos afetivo e emocional.

É necessário ter muito cuidado com as atitudes comportamentais do indivíduo: procure observar o tom das palavras, expressões faciais e gestos que possam indicar isolamento social. Isso ajuda a evitar a sensação de inutilidade, muito comum em pessoas com idade avançada.

Estratégias para incentivar o idoso a sair de casa incluem opções como trabalho voluntário, cursos diversos ou a participação em esportes adaptados. Essas alternativas são ideais para evitar a ociosidade, estimular o convívio social e combater a solidão.

Atividade física e melhora das capacidades mental e física

A prática de exercícios físicos — sobretudo de forma coletiva — é imprescindível para a socialização. Além disso, ela contribui para aumentar a capacidade das funções cerebrais e retardar o surgimento das doenças mais comuns em idosos.

Criar condições para que o indivíduo conheça novas pessoas e mantenha a mente e o corpo ativos promovem notável melhoria na autoestima e na manutenção de um convívio social mais harmônico.

Além disso, para que o indivíduo envelheça com a saúde em boas condições e, assim, reduza os riscos de problemas típicos da idade, a prática regular de exercícios físicos é uma excelente alternativa.

Quando o movimento é coordenado, o corpo do idoso se adapta a um nível maior de exigência das funções musculares, cardíacas e respiratórias. Isso promove o aumento da capacidade e do funcionamento desses órgãos, o fortalecimento do organismo e a maior resistência às doenças.

Estabilidade financeira é essencial na terceira idade

Alcançar o envelhecimento saudável pressupõe muitos desafios e a saúde financeira é um dos mais preocupantes. Em um país que não consegue arcar com os direitos sociais da população, buscar meios de garantir a estabilidade financeira é essencial.

A condição financeira do idoso é um fator preponderante quando o assunto são os fatores que garantem um envelhecimento saudável. Por isso, o idoso precisa ser monitorado e orientado sobre a correta utilização dos recursos disponíveis.

Evitar o consumo irresponsável é uma medida importante e que deve ser bem lembrada ao longo da vida. Diante da vulnerabilidade que afeta mais os idosos, principalmente em relação à saúde, adotar uma postura que sinalize maior viabilidade econômica é fundamental para evitar desajustes financeiros.

Manter a organização e o equilíbrio financeiro antes e durante a aposentadoria também é importante. O idoso pode fazer investimentos em imóveis, planos de renda fixa ou projetos que garantam boa rentabilidade.

Quem cuida de idosos deve promover condições para que eles tenham uma vida ativa e financeiramente tranquila. Além de garantir uma renda extra, ter uma atividade remunerada é essencial à promoção do senso de utilidade e da estabilidade emocional do idoso.

Serviço especializado e os problemas da senilidade

O envelhecimento é um processo natural e inevitável. Porém, existem diversas formas de prevenção dos males inerentes a essa fase e que podem evitar a redução das capacidades mental e física com o passar da idade.

O avanço tecnológico e os recursos oferecidos pela medicina possibilitam o retardo desse processo e promovem o aumento da expectativa de vida. Aliás, essa é uma das mais impressionantes alterações experimentadas pela sociedade nos últimos tempos.

Entretanto, apesar de todos os recursos disponíveis, a maior parte dos idosos necessita de atenção e de cuidados especiais em razão das limitações características da idade. Por isso, procurar serviços especializados pode ser uma excelente alternativa tanto em domicílio como no hospital, já que garante o cuidado e a atenção de que o idoso precisa.

Além disso, permite que a família tenha mais tempo para exercer as tarefas do cotidiano. Ou seja, contratar um cuidador profissional de idosos com especialização e experiência são requisitos determinantes para assegurar um envelhecimento saudável.

Isso porque, na prática, essa atitude possibilita que o indivíduo atravesse esse ciclo em plenitude de vida e socialmente estável. Quer acompanhar nossos conteúdos exclusivos? Siga-nos no Facebook, no Twitter, no LinkedIn e no YouTube!

Escrito por:

Marcus Vinicius Zorub Montanha – Diretor Técnico

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo