0

É necessário desfazer alguns estigmas sobre a terceira idade. Imagine a seguinte situação: você sempre teve uma rotina de atividades diárias, com funções em casa e no trabalho. De repente vem a aposentadoria e você se vê com as 24 horas do seu dia livres? 

Com certeza, a priori, essa é uma situação agradável. No entanto, com o tempo, pode perder a magia se a pessoa não tem relações sociais ou não pratica atividades físicas. Por isso que pensar em lazer para idosos é tão importante e faz parte da manutenção da saúde física e emocional. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura, trouxemos dicas valorosas para você!

Por que investir em lazer para idosos?

Algumas práticas em nossa vida nos proporcionam o sentimento de utilidade e importância para a nossa família ou grupo social. Essa é uma recompensa diária e faz com que continuemos a trabalhar e a investir em nosso crescimento.

No entanto, com a aposentadoria, toda essa rotina não faz mais parte do dia a dia e, assim, é necessário encontrar outras formas de se sentir parte da sociedade e ter um envelhecimento ativo. É nesse momento que investir em lazer é uma alternativa que preencherá o tempo e trará muitos benefícios para a saúde corporal e mental. Veja quais são!

Integração social

As atividades que prezam pelo lazer são capazes de propiciar a integração social. O idoso poderá se aproximar de pessoas que simpatiza, compartilhar informações importantes sobre si mesmo, escutar novas perspectivas e promover o desenvolvimento de habilidades.

Descoberta de novas possibilidades

As novas atividades trarão novas perspectivas e aprendizados. Por exemplo, alguém que viveu a vida toda na correria ou com algum trabalho mecânico e resolve na terceira idade praticar yoga, aprenderá muito mais sobre o ser humano e sobre si mesmo, desenvolvendo habilidades que antes pareciam impossíveis.

Melhora na saúde física e mental

A saúde física e mental são diretamente favorecidas com as atividades de lazer. A imunidade será fortalecida, o corpo ganhará mais resistência, equilíbrio e flexibilidade e o cérebro se manterá ativo. Além disso, dependendo do lazer, o sistema cardiovascular ganhará mais resistência e o estresse poderá ser diminuído.

Quais são opções de lazer para idosos?

Hoje temos um novo idoso, muito mais ativo, consciente de suas necessidades para manter uma vida saudável e que procura se distanciar do estereótipo dos jogos de xadrez e baralho. Vejas quais são as melhores opções de lazer para esse novo grupo da terceira idade!

1. Aulas de dança

As aulas de dança são muito procuradas pelos idosos, por diversos motivos, como a integração social, a prática física e o trabalho com a memória. Essa prática estimula várias partes do cérebro, como concentração, ritmo, habilidades psicomotoras, entre outras. Por isso, ela é tão positiva para quem deseja escapar da zona de conforto na terceira idade.

2. Grupos de viagem

Quando falamos em viagem não estamos focando naquelas muito distantes e que exigem um grande investimento. Com um grupo de pessoas certas e que têm os mesmos objetivos, o idoso pode participar de viagens na própria região e descobrir histórias que até então ele não tinha tempo de ouvir. O turismo é uma atividade que desenvolve a memória, mantém a integração social ativa, trabalha o aprendizado e a curiosidade.

3. Prática de esportes

Quando falamos em qualidade de vida, o exercício físico é referência. Isso acontece devido aos resultados positivos que sua prática apresenta, como fortalecimento do sistema imunológico e dos ossos, melhora da circulação sanguínea e a diminuição do risco de doenças cardíacas. 

Além disso, uma pesquisa, feita por estudantes de fisioterapia, publicou que a prática de exercícios pode minimizar os efeitos do envelhecimento, inclusive, auxiliando a manter a memória ativa. 

Com um mês de corrida, caminhada, dança, musculação, artes marciais, entre outros, já é possível ver os resultados. O importante é adequar a quantidade de exercício ao corpo à resistência, à idade e ao objetivo, cuidando para fortalecer o prazer de realizar uma atividade física.

Notou como é importante pensar e colocar em prática o lazer para idosos? Se você quer continuar a se informar sobre opções saudáveis, veja aqui quais são os benefícios das atividades cognitivas para idosos!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo