Beleza na terceira idade: a importância de preservar a autoestima

Compartilhe este Post

Atingir a terceira idade é um acontecimento que merece ser contemplado com todas as honras e cuidados especiais. Por isso, tratar da beleza na terceira idade é um desses cuidados imprescindíveis para garantir ao idoso viver com mais qualidade.

O envelhecimento é a fase da aceitação, ou seja, reconhecer as transformações que ocorrem de forma natural com o corpo, mas não perder a alegria de se cuidar da beleza e ressaltar seus encantos, esse é o momento de priorizar os cuidados com o corpo, com a saúde e, principalmente, com a autoestima.

Então, está vivenciando essa transformação inerente à vida de qualquer pessoa? E como está se cuidando? Já parou para pensar que beleza na terceira idade é algo possível? Prossiga com a leitura deste post e conheça algumas dicas valiosas.

Entenda a importância da beleza na terceira idade

A beleza corporal é almejada pelos seres humanos, desde os primórdios das civilizações, principalmente pelas mulheres. No entanto, o conceito de beleza vem se transformando ao longo do tempo. Na atualidade, há diversas belezas que podem ser evidenciadas, o que é ideal para a terceira idade.

Reconhecer que o envelhecimento é uma fase inerente à vida de qualquer pessoa é importante, assim como perceber que os cuidados com o corpo são necessários, uma vez que a própria saúde exige atenção especial com a pele, com os cabelos, com a estrutura física e com a alimentação. 

Evitando assim a obesidade e hábitos não saudáveis, como o consumo de álcool e cigarros, ou seja, atitudes prejudiciais à saúde de qualquer pessoa, em se tratando dos idosos, mais nocivas são ainda.

A boa notícia para quem atingiu a terceira idade ou está prestes a atingir é que atualmente existem inúmeras possibilidades de tratamentos e ótimos produtos que ajudam a cuidar da beleza provocando um aspecto mais jovial.

Hoje há uma gama de possibilidades para se cuidar no envelhecimento e melhorar o aspecto da pele e demais sinais dela. Para tanto, é recomendado o tratamento individualizado e direcionado de acordo com a necessidade e característica de cada pessoa, bem como suas expectativas.

Diante disso, é fundamental conhecer as particularidades de cada procedimento e realizá-los a partir de uma indicação médica, com profissionais qualificados, bem como ser consciente das transformações que já ocorreram e que não voltarão a ser como era.

Entretanto, isso pode melhorar muito e devolver ao idoso a autonomia para cultivar uma boa imagem, sem radicalismo, valorizando a sua própria história e, consequentemente, a sua essência.

Conheça algumas dicas importantes para preservar a autoestima

Os grandes vilões estéticos, principalmente da mulher idosa, estão relacionados ao rosto, como a flacidez e as rugas, além do envelhecimento das mãos e o contorno corporal. Para cada caso, em particular, há uma indicação de tratamento. Confira alguns cuidados básicos:

  • cuidar da limpeza e da hidratação da pele;
  • evitar ganho ou perda excessivos de peso;
  • limitar o tempo de exposição solar utilizando bloqueadores solares e não fumar;
  • ter hábitos alimentares mais saudáveis são cuidados básicos recomendados a qualquer idade, mas fundamentais para os idosos interessados em ter uma aparência mais jovem, bem como manter a saúde mais equilibrada.

Além desses cuidados básicos, há também outros importantes, recomendados por cirurgiões plásticos em casos mais específicos. Dentre as muitas possibilidades destacam-se: 

Peeling

O peeling é uma abrasão da pele, realizada por meio de ácidos, lixamento ou laser. É utilizado para promover a renovação celular da face. Isso se dá a partir da descamação das camadas mais superficiais da pele. Com o processo de descamação, ela é revigorada obtendo um aspecto rejuvenescido, com menos manchas e rugas. Atualmente é um cuidado muito usado pelas idosas. 

Botox

A utilização da Toxina Botulínica no campo da estética deve-se ao fato de que as rugas dinâmicas da face, pés-de-galinha, rugas da testa ou entre as sobrancelhas — são oriundas pela contração muscular. Então, se os músculos que as produzem são paralisados, não haverá mais a formação de rugas.

Lifting Facial

Recomendado para eliminar rugas, flacidez e o acúmulo de pele na face. A epiderme naturalmente vai perdendo a elasticidade com o avanço da idade, o que provoca um excesso dela na face e o aprofundamento de vincos entre o nariz e a boca.

O lifting da face tem por objetivo minimizar processo do envelhecimento e retirar a pele que acumula, sem mudar os traços e expressões do paciente. O resultado do procedimento é uma face mais jovem de aparência natural e harmônica. 

Preenchimento facial

O enchimento das rugas possibilita a suavização dos vincos, proporcionando um aspecto de rejuvenescimento ao paciente. No entanto, a escolha do material deve ser feita pelo cirurgião plástico, levando em consideração a necessidade do paciente e o que produz maior benefício.

As rugas e os vincos são modificações ocorridas na pele devido ao passar do tempo, sendo os vincos mais profundos. Para amenizá-los, foram desenvolvidos diversos produtos para o preenchimento dessas depressões. De forma geral, podemos classificá-los em duas categorias: implantes absorvíveis e implantes inabsorvíveis.

Blefaroplastia

Procedimento apropriado para acabar com o excesso de pele dos olhos. Diante do processo de envelhecimento, as estruturas palpebrais vão se flexibilizando e acumulando pele na região dos olhos e formando bolsas de gordura sob as pálpebras.

Essas modificações são evidenciadas pelas dobras da pele e pelo abaulamento dessa região, dando impressão de um aspecto facial triste e de cansaço no rosto. A cirurgia das pálpebras blefaroplastia elimina essas imperfeições, retirando o excesso de pele e reduzindo as bolsas de gordura, tornando as pálpebras mais lisas e planas e possibilitando um aspecto facial mais alegre e descansado.

Saiba os benefícios de cuidar da beleza para a saúde mental

A autoestima ajuda a evitar doenças mentais, principalmente na terceira idade. A baixa autoestima é um caminho para tais patologias, como a depressão. Portanto, é imprescindível que o idoso procure encontrar o equilíbrio emocional, evite aborrecimentos e cultive um espaço acolhedor, incluindo os cuidados com o corpo e com a sua saúde.

Estar bonita é estar jovem? De forma nenhuma! Beleza não significa juventude! Há pessoas idosas lindas e que aceitam a idade que têm e se cuidam com alegria e prazer. Entendem que, em sua idade, o objetivo não é rejuvenescer demasiadamente, mas estar bem e se sentir bem cuidada, com boa autoestima, leveza em suas ações cotidianas, ou seja, reconhecer a beleza em sua existência.

Atualmente os idosos têm aumentado a procura pelos consultórios e clínicas que oferecem tratamentos de estética e relaxamento em busca de mais qualidade de vida, um dos fatores que contribuem para o aumento da expectativa de vida.

Entretanto, pessoas bem-cuidadas física e esteticamente, por consequência, adotam hábitos mais saudáveis, passam a praticar atividades físicas e se movimentam mais, isso sem dúvida afasta-as da zona de vulnerabilidade e diminui os riscos de desenvolver doenças mentais, entre outras.

É importante ressaltar que cuidar da beleza na terceira idade, além de trazer a alegria com o corpo físico, reduz o estresse emocional e melhora a qualidade de vida do idoso. Portanto, são cuidados totalmente recomendados, inclusive pelo geriatra, o profissional que trata da saúde dos idosos.

Então, gostou do texto? Ele trouxe reflexões e dicas importantes para a manutenção de sua autoestima? Gostaria de obter novas informações a respeito deste e outros temas fundamentais para o seu autoconhecimento? Acompanhe-nos em nossas redes sociais: Facebook, TwitterYouTube e LinkedIn.

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.