Passeios para idosos: tipos de lugares ideais

Compartilhe este Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Você já trabalhou e ainda trabalha bastante, tem muitas responsabilidades e cuida de uma pessoa idosa, mas também precisa de um tempo para se divertir. Uma maneira excelente de fazer isso e relaxar a mente é viajando. Existem lugares ideais para passeios para idosos que todos podem aproveitar.

Com a idade, é normal que algumas limitações físicas apareçam, especialmente em pessoas muito ocupadas e que não têm tempo de praticar atividades físicas. Por conta disso, vamos listar abaixo locais que oferecem boas atrações para passeios que qualquer pessoa pode ir, especialmente os idosos!

Passa Quatro em Minas Gerais

Considerada um dos melhores locais para viajar na terceira idade, a cidade fica localizada nas Terras Altas da Mantiqueira. O centro pode ser explorado em uma pequena caminhada, sem estresse de trânsito ou preocupação com estacionamento.

Há diversas atrações turísticas e dá para relembrar os velhos tempos da maria fumaça. O trem da Serra da Mantiqueira sai de Passa Quatro e segue em direção à divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, no alto da Serra. A locomotiva a vapor começou a funcionar em 1925 e possui 2 vagões no melhor estilo histórico.

Com um pequeno passeio a pé, você poderá conhecer os casarões históricos, construções do final do século XIX que estão totalmente preservadas e dão um belo charme ao local. A igreja Matriz de São Sebastião também é um ponto turístico que precisa ser visitado, já que foi construída em 1850 e guarda um belo visual.

Gramado no Rio Grande do Sul

Um dos destinos mais famosos do Brasil e que toda a família deve conhecer, independentemente da idade. Há diversos locais para visitar e é preciso ir com um pouco mais de tempo para conhecer todas as maravilhas que essa cidade oferece. Vejamos alguns pontos turísticos principais:

  • Avenida Borges Medeiros: andar pela principal avenida da cidade de Gramado é como estar em um shopping a céu aberto. Assim, se você gosta de fazer compras, esse é um local excelente para visitar. Porém, ainda que o seu propósito não seja gastar, vale a pena conhecer, já que também encontrará os melhores restaurantes da cidade;
  • Mini Mundo: pelo nome já dá para imaginar que você encontrará uma cidade em miniatura. É como uma linda e perfeita maquete dos prédios mais famosos do mundo, especialmente os da Alemanha;
  • Lago Negro: é um dos principais cartões-postais de Gramado e é quase como uma parada obrigatória para aqueles que visitam a cidade. É um passeio que oferece uma sensação de tranquilidade e um ótimo lugar para recarregar as baterias;
  • Bela Vista Café Colonial: o café da manhã é a refeição mais importante do dia e nada melhor do que uma mesa farta, cheia de opções deliciosas. Nesse café você encontrará diversos tipos de pães, manteigas, queijos variados, biscoitos, mel, entre outros alimentos que não podem faltar em um bom café da manhã.

Jardim Botânico em São Paulo

O Jardim Botânico é um dos refúgios dos moradores de São Paulo quando precisam relaxar a mente e ficar longe de toda a agitação da vida urbana sem se deslocar muito. O parque oferece uma área verde com mais de 350 m2 e lá não é permitido andar de bicicleta, patinete, skate ou qualquer outro equipamento do tipo. Assim, é um local fácil de transitar e uma ótima caminhada para se fazer sem riscos.

É ideal para quem gosta de árvores e se encanta com a diversidade que a natureza oferece. São mais de 380 espécies de árvores que se tornam o abrigo perfeito para diversos animais, como esquilos e preguiças. Para os mais aventureiros, há uma trilha que vai até a nascente do Riacho do Ipiranga.

Caldas Novas em Goiás

Eis aqui um dos destinos ideais para passeios para idosos. A cidade é tão bonita e famosa que recebe mais de 1 milhão de turistas por ano. Um dos motivos disso é a presença das fontes de águas termais com piscinas naturais que chegam a 50º de temperatura e contam com um maravilhoso efeito terapêutico, aliviando tensões musculares e promovendo o relaxamento.

Para aqueles que não perdem a oportunidade de conhecer um pouco da história local, não podem deixar de visitar o Casarão Gonzaga. Ele foi construído no melhor estilo colonial e está no local desde o início do século XX. Lá, além da arquitetura antiga, você encontrará diversos objetos que já não são mais utilizados pelas pessoas, como máquinas de datilografar e ferros de passar roupa aquecidos por brasas.

E se você não quer voltar para casa sem trazer um souvenir da viagem, precisa passar no Serra Verde Shopping. É um ponto turístico com uma bela arquitetura e um ambiente propício para comprar lembranças e degustar uma grande variedade de chocolates.

Parque da Água Branca em São Paulo

Outro ponto turístico excelente dentro de São Paulo e totalmente gratuito. É um remanescente histórico dos tempos dos barões do café e da riqueza que existia em São Paulo por causa da exportação do grão. Lá você encontrará diversos animais circulando normalmente entre os visitantes como cisnes, filhotes de aves e galinhas.

É um espaço excelente para fazer exercícios ao ar livre, como uma caminhada ou corrida, ler um livro, meditar, ouvir música ou fazer um piquenique.

Centro Histórico de Santos em São Paulo

Quem quer saber um pouco mais sobre a história do nosso país precisa ir à cidade de Santos, local onde podemos conhecer o casarão no qual morou a amante de D. Pedro I, a famosa Marquesa de Santos.

O passeio de bonde também é uma ótima forma de aprender um pouco mais sobre a cidade e se divertir. É um passeio rápido, com duração de apenas 15 minutos, mas que passa bem em frente aos principais casarões do centro histórico. O tour conta com um guia, que explicará um pouco sobre a história de cada local.

Você tem outras dicas de passeios para idosos? Comente aqui e ajude outras pessoas a escolherem o melhor roteiro para as férias!

Escrito por:

Marcus Vinicius Zorub Montanha – Diretor Técnico

Conte-nos o que achou

Descubra muito mais

Nossa equipe de especialistas em cuidados com idosos prepararam posts com orientações, informações e curiosidades sobre diversos assuntos.

Ligue já e solicite seu orçamento

Temos certeza que podemos lhe ajudar, por gentileza entre em contato.

Possuimos uma ampla experiência com cuidadores de idosos em domicílio. Focada no gerenciamento de profissionais cuidadores e na saúde da pessoa assistida, nos tornamos referência no que fazemos.

Copyright ©2021 – GUARDIOES DE VIDAS ASSITENCIA A SAUDE LTDA – CNPJ: 01.866.035/0001-70
Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Denis Almeida