0

Se você convive com uma pessoa idosa, já deve ter percebido que o sono dela não é mais o mesmo de anos atrás. Esse é um fenômeno comum entre as pessoas da terceira idade, que é causado, principalmente, pela diminuição na produção de hormônios que ajudam a regular o sono.

Mesmo sendo um fenômeno comum, é importante estimular a regulação do sono e saber como cuidar de idosos à noite, a fim de evitar que doenças surjam ou sejam agravadas pela falta de noites bem-dormidas.

Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas que podem ajudar você a proporcionar uma noite de sono mais tranquila para uma pessoa da terceira idade. Para conferir, é só dar continuidade na leitura!

O que pode causar uma noite de sono ruim?

Como explicamos no início do post, uma das principais causas de noites mal dormidas para os idosos são alterações hormonais, comuns da idade. Mesmo assim, essa não é a única causa, e outros hábitos podem agravar esse quadro, como veremos a seguir.

Cochilos durante o dia

Muitos idosos passam o dia sozinhos e não têm contato com outras pessoas ou atividades que possam estimulá-los a passarem o dia acordados. Rodeado pelo tédio e, até mesmo, pela solidão, muitos deles preferem dormir ao longo do dia.

Assim, durante a noite, não haverá mais sono, e esse idoso passará a madrugada em claro. Vale lembrar que o fato dele ter dormido durante o dia não compensa a noite, afinal, existe um horário certo para que o nosso corpo recupere as energias — e esse horário ocorre durante a madrugada.

Por isso, a primeira dica é cortar cochilos muito extensos durante o dia e preencher esses horários com atividades que estimulem as funções cognitivas.

Alimentação calórica

Manter uma dieta calórica não é o ideal para quem chegou na terceira idade, uma vez que esse grupo de pessoas está mais propenso a adquirir doenças como diabetes e obesidade.

A ingestão desses alimentos, principalmente no jantar, pode atrapalhar o sono, pois a digestão nessa idade é muito mais lenta, e o metabolismo nesse horário tem mais dificuldades de fazer o seu trabalho.

Fora isso, ainda há o risco do idoso sofrer um refluxo durante a noite e se engasgar, podendo causar, até mesmo, o óbito.

Problemas emocionais

Os problemas emocionais são capazes de tirar o sono de qualquer pessoa — e não é diferente com os idosos. A ansiedade, a depressão e problemas de autoestima são só alguns exemplos de transtornos psicológicos que afetam o sono nessa idade.

Os pensamentos tendem a ficar mais intensos quando deitamos para relaxar e essa é uma porta de entrada para a insônia, que tende a ser persistente nesses casos.

Uso de medicamentos

Alguns medicamentos usados no tratamento de problemas comuns a essa idade podem causar insônia. No idoso, o efeito pode ser ainda mais intenso, uma vez que o seu organismo é menos resistente.

Alguns comprimidos para hipertensão, asma e depressão são capazes de causar muita insônia, assim como aqueles que têm muita cafeína em sua composição.

Como ajudar o idoso a dormir melhor?

Para proporcionar uma noite de sono com mais qualidade ao idoso, primeiro, é preciso entender o que causa a sua insônia. Pode ser apenas um fator dentre os que citamos ou, até mesmo, uma combinação deles.

Caso não seja possível identificar com facilidade, você pode pedir ajuda a um médico especialista e descartar hipóteses como doenças ou problemas físicos. Mesmo assim, existem algumas dicas gerais que você pode colocar em prática na hora de cuidar de idosos à noite.

Prepare o ambiente

Para ajudar um idoso a dormir, o quarto precisa ser totalmente escuro e silencioso. O ideal é que ele tome um banho com antecedência para relaxar e vista roupas limpas. A roupa de cama e o ambiente também devem estar bem limpos, mas sem cheiros muito fortes.

Para que você fique tranquilo durante a noite, instale barras de proteção em volta da cama (para que o idoso não caia) e mantenha uma temperatura agradável.

Embora o ambiente deva ser escuro, é possível instalar uma luz que o idoso consiga acender facilmente em casos onde ele acorde desorientado.

Contrate um cuidador

serviços de cuidador de idosos 24 horas faz o acompanhamento durante a madrugada, oferecendo o suporte necessário para que a pessoa e toda a família tenha mais conforto.

Essa opção torna-se ainda mais importante quando o idoso sofre de algum distúrbio mental e acorda assustado ou agitado durante a noite. É essencial contar com profissionais preparados para lidar com esse cenário.

Certifique-se de levá-lo ao banheiro

Muitas pessoas dizem que, na terceira idade, voltamos a ser crianças — e isso, em partes, é verdade. Alguns idosos podem até fazer as suas necessidades fisiológicas na cama, principalmente quando não vão ao banheiro antes de se deitar.

Para evitar transtornos e constrangimento, o ideal é levar o idoso ao banheiro antes de ir para a cama e, até mesmo, usar uma fralda, quando necessário.

Promova atividades físicas

Durante o dia, o idoso precisa investir em atividades que proporcionem gastos calóricos, para que ele sinta vontade de deitar a noite e dormir. Esses exercícios podem ser feitos na academia ou em casa, com a orientação de um cuidador.

Lembrando que qualquer atividade física praticada por idosos, por mais leve que seja, deve ser indicada por um médico e acompanhada por um médico especialista. Nunca permita que o idoso se exercite sozinho.

Cuidar de idosos à noite pode ser uma tarefa puxada, principalmente para quem não pode dedicar 100% do seu tempo para cuidar de uma pessoa da terceira idade. Nesses casos, a presença do cuidador é muito importante para a qualidade de vida de toda a família.

Um cuidador está apto a oferecer suporte emocional, cuidados higiênicos, cuidados alimentares e, até mesmo, ser uma companhia agradável. Por isso, não deixe de incluir essa opção na hora de cuidar de uma pessoa querida.

Nós, da Guardiões de Vidas Home-Care,contamos com cuidadores profissionais e qualificados, além de nutricionistas, fisioterapeutas e outros serviços capazes de trazer muito mais qualidade de vida para um idoso. Conheça o nosso trabalho!

Gostou do Blog? Deixe uma uma resposta

Está de saída?

Assine nossa newsletter
e seja o primeiro a saber
sobre nossos blogs e
outras novidades.
inscrever-se
close-link
WhatsApp Logo